Janela de Johari
A Janela de Johari é uma técnica geralmente usada no local de trabalho que ajuda as pessoas a compreenderem as relações consigo mesmas e com outros indivíduos. A técnica revela vieses conscientes e inconscientes dentro de uma organização e eleva a autoconsciência dos funcionários. Os psicólogos americanos Joseph Luft e Harrington Ingham criaram a Janela de Johari em 1955. Ela consiste em quatro quadrantes que mapeiam consciências de personalidade e resultam em quatro áreas de entendimento: 1. O eu aberto (quando uma pessoa deseja compartilhar informações sobre si mesma com outras pessoas) 2. O eu cego (quando uma pessoa não sabe algo sobre si mesma, mas esse algo é visto pelos outros) 3. O eu oculto (quando uma pessoa sabe algo sobre si mesma, mas não pretende compartilhar essas informações com os outros) 4. O eu desconhecido (algo que uma pessoa não sabe sobre si mesma e que outros indivíduos também desconhecem)
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Janela de Johari
As pequenas e médias empresas podem usar o modelo da Janela de Johari para melhorar as relações de trabalho entre os funcionários e desenvolver uma força de trabalho mais compreensiva e produtiva. Esse modelo pode aprimorar a comunicação, a empatia e a formação de equipes dentro de uma empresa ou organização.
Termos relacionados
- Gestão de ausências
- dispensa temporária/licença temporária
- Integração
- evasão de funcionários/saída de funcionários
- Direito ao trabalho
- Autoatendimento do funcionário (ESS na sigla em inglês)
- Verificação de antecedentes
- Teoria da equidade
- Gestão de desempenho
- Diversidade e inclusão (D&I)
- Gamificação
- Centro de excelência (COE na sigla em inglês)
- Gestão e planejamento de sucessão
- Análise da força de trabalho
- Plano de melhoria de desempenho (PIP na sigla em inglês)
- Grupo de recursos de funcionários (ERG na sigla em inglês)
- Diretor de recursos humanos (CHRO na sigla em inglês)
- Matriz 9 Box
- Aplicativo empresarial (EA na sigla em inglês)
- Análise de pessoas