Licença por morte
A licença por morte é um tipo de licença que os funcionários podem tirar quando alguém que eles conhecem, geralmente um parente próximo, falece. O funcionário pode tirar esse tempo para lamentar a perda do ente querido e também cuidar dos arranjos necessários. A definição de "parente próximo" e a duração da licença por morte podem diferir conforme a empresa. Algumas podem oferecer dez dias de licença e incluir amigos mais próximos. Outras limitam a licença a pai, mãe, irmão e cônjuge, e oferecem apenas dois ou três dias.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Licença por morte
Devido ao seu tamanho, as pequenas e médias empresas podem ter políticas de licença por morte mais modestas do que as grandes corporações, mas normalmente a oferecem em caso de falecimento de um parente próximo. Nos Estados Unidos, não há legislação federal que obrigue as empresas a fornecerem licença por morte e apenas um estado tem essa obrigatoriedade, o Oregon.
Termos relacionados
- Gestão de ausências
- dispensa temporária/licença temporária
- Integração
- evasão de funcionários/saída de funcionários
- Direito ao trabalho
- Autoatendimento do funcionário (ESS na sigla em inglês)
- Verificação de antecedentes
- Teoria da equidade
- Gestão de desempenho
- Diversidade e inclusão (D&I)
- Gamificação
- Centro de excelência (COE na sigla em inglês)
- Gestão e planejamento de sucessão
- Análise da força de trabalho
- Plano de melhoria de desempenho (PIP na sigla em inglês)
- Grupo de recursos de funcionários (ERG na sigla em inglês)
- Diretor de recursos humanos (CHRO na sigla em inglês)
- Matriz 9 Box
- Aplicativo empresarial (EA na sigla em inglês)
- Análise de pessoas