5S
A metodologia 5S refere-se a cinco palavras japonesas iniciadas por "S" (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) que representam os princípios de hábitos de trabalho enxutos e eficientes. A tradução livre para o português seria senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina. Cada uma dessas etapas deve ocorrer sequencialmente e de forma iterativa. Essa metodologia resulta em um local de trabalho limpo, arrumado, seguro e bem organizado, o que ajuda a reduzir o desperdício e otimizar a produtividade dos trabalhadores, dos processos e da empresa como um todo.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre 5S
As pequenas e médias empresas podem usar a metodologia 5S de organizações lean para fazer o melhor uso possível de um espaço de trabalho limitado, eliminando a desorganização e o desperdício no local de trabalho.
Termos relacionados
- Gerenciamento de dados do produto (PDM na sigla em inglês)
- Gestão de projetos
- Participação nos lucros
- pequena e média empresa (PME)
- Automação de processos de negócios (BPA na sigla em inglês)
- Gerenciamento de capital humano (HCM na sigla em inglês)
- Práticas recomendadas
- Gerenciamento de processos de negócio (BPM na sigla em inglês)
- Análise de impacto no negócio (BIA na sigla em inglês)
- Acompanhamento e rastreamento
- Transformação digital dos negócios
- Bimodal
- Amplitude de controle
- Solução
- Reengenharia do processo de negócios (BPR na sigla em inglês)
- Soluções empresariais
- Estratégia de crescimento
- Departamento de gestão de projetos (PMO na sigla em inglês)
- Terceirização de processos de negócios (BPO na sigla em inglês)
- Linha de negócio (LOB na sigla em inglês)