Equipamento virtual nas instalações do cliente (vCPE na sigla em inglês)

Tradicionalmente, as empresas utilizavam hardwares internos para prestar determinados serviços. Dentre os tipos de hardware, destacam-se firewalls, roteadores, redes privadas virtuais (VPNs na sigla em inglês), entre outras ferramentas de rede. O equipamento virtual nas instalações do cliente (vCPE na sigla em inglês) substitui o hardware por versões de software virtuais das mesmas ferramentas. Essa estrutura é ideal para organizações que estão migrando para o armazenamento baseado na nuvem, bem como para outros serviços. O vCPE também permite que as empresas evitem o desperdício de recursos. Hardware não utilizado representa um desperdício de espaço e investimento. As funções virtuais normalmente são adquiridas conforme a necessidade ou pagas por meio de assinaturas flexíveis. Isso faz do vCPE uma opção escalável para empresas em expansão.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Equipamento virtual nas instalações do cliente (vCPE na sigla em inglês)

Além disso, o vCPE pode gerar economia para as pequenas e médias empresas quando comparado ao hardware físico. Essa economia é constatada porque não há custos de instalação local realizada por engenheiros especializados, nem gastos com manutenção contínua.

Termos relacionados