TI invisível
A TI invisível refere-se às redes de tecnologia da internet que os funcionários criam como alternativas para as limitações da rede de TI da empresa. Em qualquer empresa, muitos sistemas de armazenamento baseados na nuvem, aplicativos de compartilhamento de arquivos, ferramentas de colaboração ou aplicativos de software como serviço (SaaS na sigla em inglês) não são executados na TI da empresa devido a firewalls e configurações restritivas. Como o nome sugere, os funcionários desenvolvem esses projetos e os utilizam sem o conhecimento ou a aprovação da equipe de TI da empresa.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre TI invisível
Os principais problemas na TI invisível são riscos de segurança, possível perda de dados e perda de potencial de colaboração. Também pode haver desperdício de dinheiro quando os funcionários não usam as soluções compradas pela empresa. No entanto, a TI invisível pode ser benéfica tanto para as PMEs quanto para grandes empresas, pois permite que os funcionários usem ferramentas que podem aumentar a produtividade, a satisfação do cliente e a receita da empresa.
Termos relacionados
- Háptica
- Rede de longa distância (WAN na sigla em inglês)
- intranet
- Objetivo do nível de serviço (SLO na sigla em inglês)
- Orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR na sigla em inglês)
- Escalabilidade
- Acordo de nível de serviço (SLA na sigla em inglês)
- SaaS, (software como serviço, na sigla em inglês)
- Gestão de identidade e acesso (IAM na sigla em inglês)
- Datacenter
- Realidade aumentada (AR na sigla em inglês)
- síncrono(a)
- Multilocação
- Diretor de Informação (CIO na sigla em inglês)
- Serviços de TI
- Autorização
- Arquitetura orientada a serviço (SOA na sigla em inglês)
- Plataforma como serviço (PaaS na sigla em inglês)
- Provedor de serviços gerenciados (MSP na sigla em inglês)
- Gestão de eventos e informações de segurança (SIEM na sigla em inglês)