18 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Software de Gestão de Ativos de TI

O software de gestão de ativos de TI fornece inventário para toda a empresa e gestão do ciclo de vida de ativos de software e hardware. Isso pode incluir histórico de manutenção de ativos, permissões de usuário, previsão de orçamento de aquisição e conformidade com licenças de software. Esse tipo de software permite que os gerentes de TI melhorem o controle de custos e rastreiem com precisão o valor comercial de TI em toda a organização.

Softwares em destaque

Softwares com mais avaliações

Explore os produtos com mais avaliações de usuários na categoria Software de Gestão de Ativos de TI

Uma solução completa para dispositivos iOS, Mac, Android, Apple TVs e Windows com gestão de laptops. Saiba mais sobre o Hexnode UEM
Hexnode MDM é uma solução premiada de Unified Endpoint Management (UEM) que ajuda as empresas a gerenciarem, com segurança, dispositivos BYOD e corporativos em um único console. Suporta iOS, Android, Windows, Macs e Apple TVs, além de oferecer opções de hospedagem na nuvem e no local. Com um rico conjunto de recursos, como gestão de aplicativos, de segurança, de despesas e conteinerização, Hexnode MDM se adapta aos ambientes de negócios mais complexos. Saiba mais sobre o Hexnode UEM

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Ferramenta automatizada de gestão de patches para Windows, Linux e MacOS, que ajuda a gerenciar estoque de ativos de software. Saiba mais sobre o Heimdal Patch & Asset Management
Gestão automatizada de patches e ativos que permite implantar e atualizar qualquer software Microsoft, Linux, de terceiros e próprio, de qualquer lugar do mundo e de acordo com qualquer programação, com uma trilha de auditoria completa de ameaças comuns de vulnerabilidade e exposição (CVE na sigla em inglês)/sistema de pontuação de vulnerabilidade comum (CVSS na sigla em inglês) e conformidade de dados. Implante atualizações, patches e correções herdadas em qualquer lugar, gere relatórios de estoque, force a atualização de máquinas, revise o controle de versão e proteja seus ativos contra todas as ameaças. Aproveite o baixo consumo de largura de banda e a distribuição rápida por meio do ponto a ponto (P2P na sigla em inglês) local. Saiba mais sobre o Heimdal Patch & Asset Management

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
O NinjaOne é um monitoramento e gerenciamento remoto (RMM na sigla em inglês) intuitivo com funcionalidade de gestão de ativos de TI (ITAM na sigla em inglês), criado para MSPs e líderes de TI conhecidos por excelente suporte ao cliente. Saiba mais sobre o NinjaOne
O NinjaOne é um software intuitivo e baseado na nuvem de supervisão e gerenciamento remotos, criado especificamente para MSPs. O NinjaOne é uma funcionalidade de gestão de ativos de TI com experiência do usuário, suporte ao cliente e todas as ferramentas necessárias para gerenciar os dispositivos do cliente. Aproveite os estoques de softwares automatizados em dispositivos e detalhes de hardware, incluindo uso de disco e volume, processadores, memória, registros de usuários, monitoramento de rede e utilização de dispositivos. Saiba mais sobre o NinjaOne

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
O Gartner identificou a Nlyte como fornecedora de tecnologia fundamental para o espaço em evolução do Hybrid Digital Infrastructure Management (HDIM). Saiba mais sobre o Nlyte DCIM
O Nlyte fornece gerenciamento completo da infraestrutura digital híbrida. O Nlyte automatiza o processo de estoque para indicar com precisão o que você tem e onde está; ajuda a proteger ativos, infraestrutura e fluxo de dados ao monitorar as alterações e alertar sobre as exceções de implantação e acesso; ajuda a manter ativos ao monitorar a vigência e o uso eficiente. O software Nlyte oferece gerenciamento de custos, espaço de eficiência de recursos, otimização do fluxo de trabalho e redução do risco de interrupções. Saiba mais sobre o Nlyte DCIM

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
A solução flexível para manter o controle de todos os ativos da empresa, de ativos físicos, softwares até hardwares. Saiba mais sobre o Invgate Asset Management
Obtenha uma visão fácil e clara de todos os ativos de TI com a solução completa de gestão de ativos e configurações do InvGate. O InvGate Insight oferece ferramentas para criar um estoque unificado de todos os ativos de TI conectados à rede, incluindo ativos físicos, virtuais e na nuvem, na mesma plataforma. O Insight está disponível como um serviço na nuvem ou como uma instalação local. Seus recursos incluem um criador de CMDB, supervisão de integridade por meio de tags inteligentes, segurança e conformidade de TI e muito mais. Saiba mais sobre o Invgate Asset Management

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Conecte-se a qualquer PC ou servidor ao redor do mundo em poucos segundos. Controle remotamente o PC de um parceiro como se você estivesse sentado na frente dele.
O TeamViewer conecta qualquer PC, servidor ou dispositivo a qualquer plataforma globalmente em poucos segundos. Disponível em mais de 30 idiomas, o TeamViewer é um dos fornecedores mais populares do mundo de software de controle remoto e reunião online, alcançando mais de um bilhão de dispositivos. Ele tem foco em tecnologias baseadas na nuvem para ativar o suporte online, colaborando em tempo real em todo o mundo com um portfólio de produtos expandido, incluindo ITBrain (antimalware), Monitis (sistema de monitoramento de página web) e Blizz (colaboração online). Saiba mais sobre o TeamViewer Remote

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Um sistema para folha de pagamento, benefícios, RH e TI
O Rippling é uma maneira para as empresas gerenciarem o RH e a TI: de folha de pagamento e benefícios a computadores e aplicativos de funcionários, tudo em um sistema. Em apenas 90 segundos, uma empresa pode configurar (ou desativar) a folha de pagamento, o seguro de saúde, o computador de trabalho e aplicativos de terceiros (Gmail, Microsoft Office, Slack) dos funcionários. Saiba mais sobre o Rippling

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Folha de pagamento e conformidade criadas para a força de trabalho mundial.
O Deel é uma plataforma de contratação e folha de pagamento global criada para equipes remotas, na qual qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode ser contratada e paga. Contrate funcionários em tempo integral ou autônomos em todo o mundo, legalmente, em minutos. Com o Deel, as empresas cuidam da folha de pagamento e criam contratos jurídicos localizados em mais de 150 países usando um processo de autoatendimento habilitado por tecnologia. Plataforma de pagamentos moderna, criada para o futuro do trabalho. Saiba mais sobre o Deel

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
A gestão de ativos de TI nunca foi tão importante quanto no atual ambiente remoto. Integra-se ao Zendesk, Jira etc.
Gerencie o ciclo de vida completo dos ativos de TI para sua força de trabalho remota com um software de gestão de ativos de TI fácil de usar e baseado na nuvem. Reduza o tempo de inatividade, garanta a conformidade com a licença do software e acelere a solução de problemas, rastreando todo o hardware, incluindo dispositivos Windows/Mac e softwares. Mantenha uma visibilidade completa do seu cenário de TI com gestão completa de ativos, pedidos de compra, manutenção e otimização de uso. Integrado ao Zendesk, aos suportes técnicos Jira, bem como aos sistemas SCCM, JAMF e muitos outros. Saiba mais sobre o EZO

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Plataforma de gestão de ativos de TI na nuvem/dispositivos móveis (IOS/Android). Classificada como excelente pela PC Magazine. Obtenha uma demonstração guiada gratuita hoje!
O Asset Panda é uma poderosa plataforma de gestão de ativos de TI na nuvem/dispositivo móvel (IOS/Android). Ele facilita o rastreamento, o gerenciamento e o suporte de seus ativos de TI. O software é configurado da maneira que você trabalha, protege e aproveita os dispositivos móveis que seus funcionários já têm. Recursos: Check-in/out, leitura de código de barras, pai/filho, geração de relatórios robustos, fluxo de trabalho de suporte a tíquete, gerenciamento de ciclo de vida completo, depreciação, API, segurança baseada em funções e muito mais. Obtenha uma demonstração guiada gratuita hoje! Classificado como excelente pela PC Mag! Saiba mais sobre o Asset Panda

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
O UpKeep é classificado como uma das melhores soluções de gerenciamento de ativos de TI de serviço móvel para otimizar ordens de serviço, instalações e gerenciamento de ativos.
O software de gestão de ativos de TI do UpKeep é uma solução moderna de gestão de ativos e manutenção para a equipe. Do computador ao telefone e até ao tablet, o UpKeep é facilmente acessível de qualquer lugar e a qualquer momento. Crie ordens de serviço enquanto estiver no trânsito, receba notificações quando as tarefas forem atualizadas e alertas diretamente do aplicativo quando os ativos forem desativados, tornando a empresa mais eficiente do que nunca. Saiba mais sobre o UpKeep

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
A solução de gestão de ativos de TI do Fishbowl faz uso de dados em tempo real para que o usuário saiba exatamente o valor dos ativos de fabricação.
A solução de gestão de ativos de TI do Fishbowl elimina a adivinhação de determinar o valor dos ativos de fabricação. Já não é preciso depender apenas de estimativas e adivinhações sobre quando fazer novos pedidos, pois os dados são fornecidos em tempo real e mostram um reflexo preciso do que está em estoque o tempo todo. Saiba mais sobre o Fishbowl

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Um sistema de gestão de ativos de TI e estoques compatível com dispositivos móveis. Mais de 1.000 empresas confiam nele. Experimente gratuitamente ainda hoje!
O Sortly é um sistema de gestão de ativos e estoques para monitorar visualmente os ativos de TI e seus detalhes, incluindo localização, preço, condição, detalhes de empréstimo etc., para uma maneira mais intuitiva (e menos enlouquecedora) de rastrear seus itens. Crie uma conta gratuita e comece a usar. Recursos: - Acesso via computador (Internet), tablet ou smartphone - Dê acesso à equipe ou aos clientes - Crie ou conecte-se a qualquer código de barras ou código QR - Entrada/saída de itens com scanner embutido - Campos personalizados Saiba mais sobre o Sortly

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
O Jira Service Desk é um software de central de serviços criado para equipes de TI modernas, a partir de apenas US$ 10 por mês.
O Jira Service Desk é um software de central de serviços simples e fácil de usar, simples de configurar pelo administrador e tem tudo que as equipes de TI precisam, incluindo regras de automação, SLAs, geração de relatórios em tempo real e processos com certificação ITIL, como gestão de incidentes, problemas e gestão de mudanças. Ofereça um ótimo serviço, a uma fração do custo e tempo de preparação dos concorrentes. Saiba mais sobre o JIRA Service Management

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Uma solução de software de manutenção móvel simples e fácil de usar, que permite gerenciar ativos, PMs, WOs e muito mais.
Uma solução de software de manutenção móvel simples e fácil de usar, que permite gerenciar ativos, PMs, WOs e muito mais. Saiba mais sobre o Limble

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Gerencie os ativos desde a compra até a aposentadoria com facilidade.
Mantenha o estoque de ativos de TI e não TI da organização, como contratos, hardware, software e rastreie detalhes de ativos em todo o ciclo de vida, com a gestão de ativos do Freshservice. A ferramenta proporciona uma experiência nova ao usuário, além de poderosos recursos de gestão de tíquetes e ativos, como a descoberta automática de novos recursos, a poderosa gestão de configurações e a análise de impacto aprimorada. Saiba mais sobre o Freshservice

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Samanage, uma solução ITSM que entende o que é preciso para gerenciar com sucesso os ativos de TI e outros em toda a organização.
O Samanage é a solução de gestão de ativos de TI e gestão de serviços de TI mais avaliada e mais bem cotada. O software não está apenas produzindo cargas de métricas, dados e relatórios (mesmo que tenha tudo isso!), mas simplifica tarefas complexas e automatiza tarefas básicas. Simplesmente rastreie o hardware, software, contratos, ordens de compra, licenças e garantias em um só lugar. Economize tempo valioso e permita-se fornecer serviços mais rápidos e mais inteligentes, para que você possa ter uma jornada tranquila. Saiba mais sobre o SolarWinds Service Desk

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Baixe gratuitamente o software de helpdesk para profissionais de TI e administradores de sistemas em todo o mundo em todas as empresas. Suporte e aplicativos móveis também são gratuitos.
O Spiceworks IT Help Desk foi especificamente desenvolvido para profissionais de TI e tem exatamente o que você precisa para administrar um melhor helpdesk interno de TI e uma empresa melhor. Comece a eliminar os tíquetes em minutos com o software gratuito de helpdesk (em servidor local ou na nuvem). Além disso, ele vai além do simples monitoramento de tíquetes: entenda (e mude!) o comportamento da equipe e articule o valor que você agrega para o negócio. Experimente gratuitamente hoje! Saiba mais sobre o Spiceworks Cloud Help Desk

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Uma solução completa de gerenciamento de dispositivos móveis para profissionais de TI, para simplificar a implantação, o estoque e a segurança de dispositivos Apple.
O Jamf Pro é uma solução completa de gerenciamento de dispositivos para profissionais de TI, para simplificar a implantação, o estoque e a segurança de Macs, iPads, iPhones e Apple TVs. Projetado para automatizar o gerenciamento de dispositivos enquanto aumenta a produtividade do usuário final, o Jamf Pro é uma ferramenta de gestão de mobilidade empresarial que agrada aos profissionais de TI e aos usuários aos quais eles dão suporte, cumprindo a promessa de gerenciamento unificado de endpoint para dispositivos Apple. A experiência de TI que você deseja está ao seu alcance. Solicite uma avaliação gratuita e torne-se um super-herói de TI. Saiba mais sobre o Jamf Pro

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Cuide de todas as atividades de gestão de ativos com uma solução de TI comprovada. Você encontrará todos os elementos essenciais que precisa em um painel.
Visualize, proteja, controle e gerencie ativos em um só lugar com o SysAid IT Asset Management (ITAM) e simplifique o estoque e a gestão de ativos. Tome medidas e gerencie com eficiência o ambiente de TI usando uma solução totalmente integrada ao SysAid Help Desk. Obtenha os dados certos onde você precisa, quando precisa, com uma solução que exibe automaticamente informações relevantes nos tíquetes. Saiba mais sobre o SysAid

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
O Atera é uma solução de gestão de ativos de TI para fornecedores de serviços gerenciados (MSP, na sigla em inglês) e profissionais de TI. Tudo o que você precisa em um único local. Faça um teste grátis.
A plataforma tudo-em-um da Atera fornece aos profissionais de TI várias soluções integradas que os ajudam a obter acesso, visibilidade e controle sobre o trabalho diário de TI. Isso inclui monitoramento e gestão remotos, suporte técnico, automação de TI, emissão de tíquetes e geração de relatórios, tudo em um só lugar. O modelo de pagamento por tecnologia permite que as equipes de TI e os fornecedores de serviços gerenciados (MSP, na sigla em inglês) otimizem e dimensionem as operações em dispositivos ilimitados, reduzindo as tarefas menores para que possam se concentrar no trabalho mais importante. Saiba mais sobre o Atera

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
A plataforma coloca você no controle das exigências de gestão de ativos. Ativos fixos, gestão de ativos de TI, monitoramento de ferramentas e muito mais.
O sistema de gestão de ativos AssetCloud facilita a gestão dos ativos valiosos de qualquer empresa. Realize auditorias rapidamente e sempre saiba o que você tem e com quem está. As informações necessárias estarão disponíveis com o recurso para smartphone (iOS e Android) e tablet. Para quem precisa de uma solução completa, o Wasp fornece leitores e impressoras de código de barras 100% compatíveis com o AssetCloud. Saiba mais sobre o AssetCloud

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Uma ferramenta que ajuda os desenvolvedores a implantar patches e atualizações de software simultaneamente em vários PCs com Windows.
Uma ferramenta que ajuda os desenvolvedores a implantar patches e atualizações de software simultaneamente em vários PCs com Windows. Saiba mais sobre o PDQ Deploy & Inventory

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
Gerenciamento simplificado de endpoint para desktops, servidores e notebooks.
O LogMeIn Central é uma solução de gerenciamento de endpoint poderosa e fácil de usar, que permite aos profissionais de TI monitorar, gerenciar e proteger de maneira eficaz sua infraestrutura de endpoint. Independentemente de você ter funcionários remotos ou endpoints espalhados por todo o mundo, o LogMeIn Central oferece às organizações de TI velocidade, flexibilidade e as informações necessárias para aumentar a produtividade, reduzir custos de TI e reduzir riscos. Saiba mais sobre o LogMeIn Central

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores
A ferramenta automatiza operações diárias de suporte e ajuda a controlar, medir e processar todas as unidades de trabalho. Fácil de usar e escalável.
Solução de gestão de serviços de TI criada para ajudar organizações de TI em crescimento a fazer coisas incríveis. A ferramenta automatiza operações diárias de suporte e ajuda a controlar, medir e processar todas as unidades de trabalho. Tudo é feito por meio de um software de gestão de serviços baseado na nuvem que é rápido de instalar e simples de configurar. E o grande diferencial é que o investimento no sistema está protegido. O ServiceNow é um provedor de nuvem que oferece um caminho de gestão de serviços de TI (ITSM na sigla em inglês) para expandir os serviços sem ter a dor de cabeça da substituição. Saiba mais sobre o ServiceNow

Recursos

  • Gerenciamento de tickets de suporte
  • Gestão de contratos e licenças
  • Gestão de aquisições
  • Rastreamento do custo
  • Gestão da manutenção
  • Gerenciamento de configuração
  • Gestão de auditorias
  • Rastreamento de conformidade
  • Gestão de fornecedores

Tudo sobre Software de Gestão de Ativos de TI

O que é software de gestão de ativos de TI?

Software de gestão de ativos de TI (ITAM na sigla em inglês) facilita a gestão do ciclo de vida e estoque de ativos de software e hardware em toda a empresa. O software de ITAM ajuda empresas no histórico de manutenção, permissões do usuário, previsão do orçamento de aquisição e conformidade da licença do software.

Os benefícios do software de gestão de ativos de TI

  • Maximizar o valor dos ativos de TI: o software de ITAM ajuda a medir e monitorar o valor dos ativos de TI da empresa. Com avaliação precisa dos ativos de TI, é possível tomar melhores decisões de investimento. Por outro lado, é possível parar de pagar licenças de software e hardware com baixos retornos sobre o investimento.
  • Melhorar os níveis de serviço: a utilização eficaz do software de ITAM leva administradores a reduzirem o tempo gasto em overheads manuais e concentrarem-se em importantes solicitações de serviço. Com relatórios de análise preditiva em tempo real, as equipes de TI podem criar proativamente ferramentas de automação para remover vulnerabilidades, minimizar riscos e reduzir solicitações de serviço.
  • Proteger ativos e apoiar conformidade: com iniciativas digitais no local de trabalho tais como trazer seu próprio dispositivo (BYOD na sigla em inglês) ganhando popularidade, rastrear dispositivos não autorizados e reduzir o mau uso de ativos torna-se cada vez mais difícil. O software de ITAM pode detectar ferramentas ou aplicativos não autorizados e alertar os gerentes de TI para que tomem medidas corretivas e reduzam os riscos associados.

Recursos típicos do software de gestão de ativos de TI

  • Rastreamento de ativos: supervisione, controle e gerencie a documentação para todos os ativos de TI. Soluções avançadas incluem ferramentas de diagnóstico e monitoramento de ativos em tempo real para rastrear novos dispositivos.
  • Gestão de estoques: crie um repositório centralizado para supervisionar e armazenar todos os dados importantes dos ativos de TI. Além disso, acompanhe o ciclo de vida completo dos ativos de TI.
  • Gestão de auditoria: examine detalhadamente os ativos de TI para avaliar riscos e gerar relatórios e métricas para identificar problemas.
  • Monitoramento de conformidade: monitore datas de renovação e validade de todas as licenças e notifique os gerentes de TI de todas as alterações regulamentares.
  • Gestão de fornecedores: vincule faturas de compras e gerencie fornecedores a partir de uma plataforma centralizada para reduzir redundâncias e otimizar operações.

O que levar em consideração ao comprar um software de gestão de ativos de TI

  • Recursos móveis: na atual era digital, a maioria dos funcionários é móvel e quase sempre trabalha em locais remotos. As empresas esperam que suas equipes de TI respondam rapidamente às solicitações de serviço e minimizem o tempo de inatividade. Consequentemente, é essencial que as equipes de TI sejam ágeis enquanto trabalham à distância. Se os funcionários viajam com frequência, procure um software de ITAM que seja compatível com navegadores móveis ou que ofereça aplicativos para iOS e Android.
  • Custo total de propriedade: encontrar a solução de ITAM certa dentro do orçamento pode ser uma tarefa complicada. O software de ITAM oferece modelos de preços variados que tornam difícil uma comparação direta. Modelos de preços comuns para soluções de ITAM são preços diferenciados, pagamento por usuário e pagamento por nó. Compradores precisam calcular o custo total de uma solução antes de tomar a decisão de compra, incluindo custos de recursos, taxas de licenças, custos de integração, número de usuários e suporte.

Tendências relevantes do software de gestão de ativos de TI

  • Adoção de inteligência artificial (AI): a Gartner prevê que, nos próximos anos, todos os softwares incorporarão inteligência artificial de alguma forma. Ferramentas com AI como chatbots cuidarão das solicitações de serviço e outras tarefas cotidianas. Ferramentas de AI também ajudarão a reduzir a carga de trabalho dos administradores de TI, criando tíquetes de incidentes e orientando usuários na direção de recursos relevantes de gestão de conhecimento para solucionar problemas.
  • Estratégias de ITAM contarão com dispositivos físicos: a adoção da internet das coisas entre pequenas e médias empresas está aumentando rapidamente. À medida que mais ativos inteligentes são adicionados às redes de TI, empresas precisam começar a vê-los como um componentes fundamentais da infraestrutura de TI.