15 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Sistema de gestão de banco de dados orientado a objetos (OODBMS na sigla em inglês)

O sistema de gestão de banco de dados orientado a objetos (OODBMS na sigla em inglês) é um tipo de sistema de gestão de banco de dados que utiliza programação orientada a objetos (OOP na sigla em inglês), isto é, um modelo de programação que categoriza o design do software a partir de objetos que armazenam e fazem menção a dados em um banco de dados. Esse sistema de gestão de banco de dados aplica conceitos de OOP à gestão de "objetos persistentes", aqueles que continuam existindo depois que o programa responsável por sua criação foi "descarregado" (quando o processo de um programa se retira de outro processo). Um OODMBS conta com recursos destinados à segurança, recuperação de dados, integridade e eliminação de ineficiências.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Sistema de gestão de banco de dados orientado a objetos (OODBMS na sigla em inglês)

As pequenas e médias empresas podem utilizar um OODMBS em vez de outro tipo de sistema de gestão de banco de dados, visto que ele facilita o processo de salvar e recuperar dados, bem como de lidar com conjuntos de dados grandes e complexos. Além disso, é compatível com linguagens de OOP, como Java, que as empresas menores podem usar para criar aplicativos para Android (um aplicativo de fidelização para os usuários, por exemplo).

Termos relacionados