15 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Planejamento de continuidade das operações (BCP na sigla em inglês)

O planejamento de continuidade das operações (BCP na sigla em inglês) é o ato de se planejar para a pior situação possível e determinar como a empresa vai se recuperar dela. Geralmente, essa informação é resumida em um documento de BCP que leva em consideração vários cenários hipotéticos. Algumas das situações mais abordadas no BCP são desastres naturais, como tornados e incêndios, apagões, ataques cibernéticos ou uma lesão grave de um funcionário. Nesses casos, o BCP abrange maneiras de proteger as pessoas e os ativos, como reduzir os riscos de mais danos e como colocar o negócio de volta em funcionamento assim que for seguro fazê-lo.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Planejamento de continuidade das operações (BCP na sigla em inglês)

O BCP é fundamental para as PMEs, pois elas normalmente possuem recursos limitados. Para as PMEs despreparadas, pode ser difícil ou impossível se recuperar de um desastre que cause imensa perda financeira ou resulte em danos graves. Ao avaliar esses riscos e desenvolver um plano com antecedência, a PME tem mais chances de se recuperar.

Termos relacionados