15 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Protocolo de acesso a mensagens da Internet (IMAP na sigla em inglês)

O protocolo de acesso a mensagens da Internet (IMAP na sigla em inglês) permite aos usuários acessar e-mails ou outras mensagens em vários dispositivos, como celular, tablet ou computador desktop. Trabalhando com o sistema de e-mail, por exemplo, o Outlook, os usuários podem ler e-mails usando IMAP sem ter que baixar ou armazenar mensagens em seu dispositivo. Isso dá aos usuários a capacidade de verificar mensagens em diferentes dispositivos em qualquer lugar do mundo. O protocolo dos correios (POP na sigla em inglês) é o oposto do IMAP, porque as mensagens enviadas via POP só podem ser acessadas no mesmo dispositivo. É importante saber a diferença ao configurar manualmente um novo e-mail em um dispositivo.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Protocolo de acesso a mensagens da Internet (IMAP na sigla em inglês)

Muitas PMEs já usam o IMAP sem saber. Por exemplo, sempre que o acesso à mesma caixa de entrada de e-mail é feito em um laptop e depois em um desktop ou smartphone, o IMAP é o que possibilita esses vários pontos de acesso. Esse conceito também se aplica a fóruns online ou quadros de avisos em que as mesmas mensagens podem ser acessadas de várias fontes distintas.

Termos relacionados