Governança de TI (ITG na sigla em inglês)
A governança de TI (ITG na sigla em inglês) combina estratégia de TI com estratégia de negócios para fornecer uma forma para as organizações criarem e avaliarem metas de TI mensuráveis. Essas metas são comparadas à missão geral e às metas do negócio para garantir que as duas estejam alinhadas. A governança de TI concentra-se em quatro componentes cruciais: gestão de riscos, gestão de recursos, entrega de valor e alinhamento estratégico. Para avaliar o desempenho e a eficácia dos processos de ITG, muitas empresas optam por usar uma estrutura de governança de TI como COBIT, AS8015-2005 ou ISO/IEC 38500:2008. Essas estruturas também ajudam a garantir que as obrigações legais ou os padrões de qualidade sejam cumpridos.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Governança de TI (ITG na sigla em inglês)
Quando a governança de TI é usada corretamente em empresas de qualquer tamanho, pode reduzir os riscos de TI e ajudar na geração de valor dos investimentos em TI.
Termos relacionados
- Háptica
- Rede de longa distância (WAN na sigla em inglês)
- intranet
- Objetivo do nível de serviço (SLO na sigla em inglês)
- Orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR na sigla em inglês)
- Escalabilidade
- Acordo de nível de serviço (SLA na sigla em inglês)
- SaaS, (software como serviço, na sigla em inglês)
- Gestão de identidade e acesso (IAM na sigla em inglês)
- Datacenter
- Realidade aumentada (AR na sigla em inglês)
- síncrono(a)
- Multilocação
- Diretor de Informação (CIO na sigla em inglês)
- Serviços de TI
- Autorização
- Arquitetura orientada a serviço (SOA na sigla em inglês)
- Plataforma como serviço (PaaS na sigla em inglês)
- Provedor de serviços gerenciados (MSP na sigla em inglês)
- Gestão de eventos e informações de segurança (SIEM na sigla em inglês)