Tecnologia operacional (TO)
A tecnologia operacional (TO) é basicamente a contrapartida da tecnologia da informação (TI). Enquanto a TI se concentra em dados e operações de bastidores, a TO é centrada em operações mais tangíveis. Isso inclui implementar, monitorar e solucionar problemas de todos os aspectos das comunicações entre dispositivos físicos e o hardware ou o software que eles alimentam.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Tecnologia operacional (TO)
A TO é mais relevante para pequenas e médias empresas que conduzem sistemas operacionais físicos, como os do setor de manufatura. Nesses casos, a TO pode incluir práticas como o monitoramento da funcionalidade das linhas de montagem ou a atualização e a solução de problemas de máquinas específicas do setor, como impressoras, geradores elétricos ou misturadores industriais.
Termos relacionados
- Háptica
- Rede de longa distância (WAN na sigla em inglês)
- intranet
- Objetivo do nível de serviço (SLO na sigla em inglês)
- Orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR na sigla em inglês)
- Escalabilidade
- Acordo de nível de serviço (SLA na sigla em inglês)
- SaaS, (software como serviço, na sigla em inglês)
- Gestão de identidade e acesso (IAM na sigla em inglês)
- Datacenter
- Realidade aumentada (AR na sigla em inglês)
- síncrono(a)
- Multilocação
- Diretor de Informação (CIO na sigla em inglês)
- Serviços de TI
- Autorização
- Arquitetura orientada a serviço (SOA na sigla em inglês)
- Plataforma como serviço (PaaS na sigla em inglês)
- Provedor de serviços gerenciados (MSP na sigla em inglês)
- Gestão de eventos e informações de segurança (SIEM na sigla em inglês)