Qualidade de serviço (QoS na sigla em inglês)
A qualidade de serviço (QoS na sigla em inglês) é uma medida do desempenho de um sistema de informação ou comunicação, particularmente em termos da qualidade com que atende às necessidades dos usuários. A QoS, de modo geral, se preocupa com fatores como taxa de transferência, latência, confiabilidade e oscilações. É frequentemente usada para gerenciar o tráfego de rede e garantir que os aplicativos de alta prioridade recebam a largura de banda necessária para funcionar corretamente.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Qualidade de serviço (QoS na sigla em inglês)
Para as empresas, a QoS pode ser importante para garantir que os aplicativos essenciais sejam priorizados em relação a outros tipos de tráfego na rede. Um exemplo disso seria uma empresa que precisa garantir que seu sistema de telefonia sempre tenha um serviço de voz de alta qualidade, mesmo em horários de pico de tráfego de rede. Além disso, a QoS pode ajudar a proteger contra congestionamento e perda de pacotes em redes congestionadas e é uma ferramenta essencial para empresas que desejam manter o desempenho ideal para aplicativos essenciais.
Termos relacionados
- Háptica
- Rede de longa distância (WAN na sigla em inglês)
- intranet
- Objetivo do nível de serviço (SLO na sigla em inglês)
- Orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR na sigla em inglês)
- Escalabilidade
- Acordo de nível de serviço (SLA na sigla em inglês)
- SaaS, (software como serviço, na sigla em inglês)
- Gestão de identidade e acesso (IAM na sigla em inglês)
- Datacenter
- Realidade aumentada (AR na sigla em inglês)
- síncrono(a)
- Multilocação
- Diretor de Informação (CIO na sigla em inglês)
- Serviços de TI
- Autorização
- Arquitetura orientada a serviço (SOA na sigla em inglês)
- Plataforma como serviço (PaaS na sigla em inglês)
- Provedor de serviços gerenciados (MSP na sigla em inglês)
- Gestão de eventos e informações de segurança (SIEM na sigla em inglês)