15 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Equipe de resposta a emergências computacionais (CERT na sigla em inglês)

A equipe de resposta a emergências computacionais (CERT na sigla em inglês) tradicionalmente se refere a um grupo de especialistas treinados que possuem experiência em responder a incidentes de segurança computacional. Porém, nos últimos anos, esse termo foi atualizado para equipe de resposta a incidentes de cibersegurança (CSIRT na sigla em inglês). Embora o principal objetivo da equipe seja prevenir ataques à cibersegurança, ela também desempenha diversas tarefas correlatas, como suporte de inteligência, respostas a partes afetadas, identificação de ameaças e mitigação de riscos cibernéticos.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Equipe de resposta a emergências computacionais (CERT na sigla em inglês)

Em geral, as pequenas e médias empresas (PMEs) são mais vulneráveis a ameaças à cibersegurança do que as empresas maiores porque, talvez, não façam upgrade de softwares e dispositivos com a mesma frequência nem invistam o necessário em medidas preventivas. Por essa razão, as PMEs precisam formar uma CERT. A equipe não precisa ser grande para ser considerada eficiente e pode contar com os funcionários de TI existentes que tenham treinamento específico em práticas de CERT.

Termos relacionados