Consumerização
Consumerização refere-se a uma tendência na qual novas tecnologias surgem primeiro para o uso de consumidores ou usuários finais antes de se espalharem para a TI corporativa. Alguns exemplos bastante conhecidos de consumerização incluem o uso de laptops e smartphones no trabalho, bem como a adoção de armazenamento na nuvem e redes sociais para fins de marketing. O iPhone da Apple, por exemplo, foi apresentado pela primeira vez ao mercado consumidor antes de ser amplamente adotado por usuários corporativos como uma alternativa melhor aos assistentes digitais pessoais fornecidos pela empresa. Tradicionalmente, os novos produtos de tecnologia eram desenvolvidos primeiro por governos e grandes empresas antes de serem disponibilizados ao público geral. A consumerização é um fenômeno relativamente novo e marca uma grande mudança no campo de TI.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Consumerização
As pequenas e médias empresas (PMEs) podem aproveitar a consumerização para competir em condições de mais igualdade com as empresas maiores. Ao se manterem atualizadas sobre as novas tecnologias, as PMEs podem ser mais ágeis ao adotar a TI consumerizada.
Termos relacionados
- Háptica
- Rede de longa distância (WAN na sigla em inglês)
- intranet
- Objetivo do nível de serviço (SLO na sigla em inglês)
- Orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR na sigla em inglês)
- Escalabilidade
- Acordo de nível de serviço (SLA na sigla em inglês)
- SaaS, (software como serviço, na sigla em inglês)
- Gestão de identidade e acesso (IAM na sigla em inglês)
- Datacenter
- Realidade aumentada (AR na sigla em inglês)
- síncrono(a)
- Multilocação
- Diretor de Informação (CIO na sigla em inglês)
- Serviços de TI
- Autorização
- Arquitetura orientada a serviço (SOA na sigla em inglês)
- Plataforma como serviço (PaaS na sigla em inglês)
- Provedor de serviços gerenciados (MSP na sigla em inglês)
- Gestão de eventos e informações de segurança (SIEM na sigla em inglês)