15 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Consumerização

Consumerização refere-se a uma tendência na qual novas tecnologias surgem primeiro para o uso de consumidores ou usuários finais antes de se espalharem para a TI corporativa. Alguns exemplos bastante conhecidos de consumerização incluem o uso de laptops e smartphones no trabalho, bem como a adoção de armazenamento na nuvem e redes sociais para fins de marketing. O iPhone da Apple, por exemplo, foi apresentado pela primeira vez ao mercado consumidor antes de ser amplamente adotado por usuários corporativos como uma alternativa melhor aos assistentes digitais pessoais fornecidos pela empresa. Tradicionalmente, os novos produtos de tecnologia eram desenvolvidos primeiro por governos e grandes empresas antes de serem disponibilizados ao público geral. A consumerização é um fenômeno relativamente novo e marca uma grande mudança no campo de TI.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Consumerização

As pequenas e médias empresas (PMEs) podem aproveitar a consumerização para competir em condições de mais igualdade com as empresas maiores. Ao se manterem atualizadas sobre as novas tecnologias, as PMEs podem ser mais ágeis ao adotar a TI consumerizada.

Termos relacionados