Equipe de resposta a incidentes cibernéticos (CIRT na sigla em inglês)
Uma equipe de resposta a incidentes cibernéticos (CIRT na sigla em inglês) é um grupo de especialistas que investiga e soluciona violações de segurança cibernética em uma empresa. Também conhecida como equipe de resposta a incidentes de computadores, uma CIRT segue uma série de medidas para garantir que as empresas e seus clientes fiquem protegidos imediatamente assim que uma violação é detectada.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Equipe de resposta a incidentes cibernéticos (CIRT na sigla em inglês)
Uma vez relatada a violação, a CIRT começa identificando e isolando a rede comprometida, depois salva as evidências e cria uma equipe que lida com incidentes para investigar. Dependendo da violação, essa investigação pode envolver até mesmo a polícia. A CIRT então limpa o sistema, remove componentes maliciosos e oferece soluções para impedir que futuras violações ocorram. Mesmo as pequenas empresas podem criar uma CIRT viável por meio do treinamento de funcionários e do uso de softwares e serviços especializados da Internet.
Termos relacionados
- Háptica
- Rede de longa distância (WAN na sigla em inglês)
- intranet
- Objetivo do nível de serviço (SLO na sigla em inglês)
- Orquestração, automação e resposta de segurança (SOAR na sigla em inglês)
- Escalabilidade
- Acordo de nível de serviço (SLA na sigla em inglês)
- SaaS, (software como serviço, na sigla em inglês)
- Gestão de identidade e acesso (IAM na sigla em inglês)
- Datacenter
- Realidade aumentada (AR na sigla em inglês)
- síncrono(a)
- Multilocação
- Diretor de Informação (CIO na sigla em inglês)
- Serviços de TI
- Autorização
- Arquitetura orientada a serviço (SOA na sigla em inglês)
- Plataforma como serviço (PaaS na sigla em inglês)
- Provedor de serviços gerenciados (MSP na sigla em inglês)
- Gestão de eventos e informações de segurança (SIEM na sigla em inglês)