15 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Equipamento dentro das instalações do cliente (CPE na sigla em inglês)

O equipamento dentro das instalações do cliente (CPE na sigla em inglês) refere-se a qualquer dispositivo de telecomunicações que fique fisicamente com o cliente para uso e não com o provedor de serviço. Exemplos de equipamentos comuns dentro das instalações do cliente incluem aparelhos de telefone, caixas de TV a cabo e roteadores DSL. Na maioria dos casos, esses dispositivos são alugados do provedor de serviço e recebem manutenção ou são substituídos em caso de problemas. Sua funcionalidade está diretamente vinculada ao serviço e, se o serviço for descontinuado, a empresa será orientada a devolvê-lo e receberá um novo CPE compatível com o novo provedor de serviço.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Equipamento dentro das instalações do cliente (CPE na sigla em inglês)

Nem todas as empresas precisam usar os CPEs de seus prestadores de serviço. Se o proprietário de uma pequena empresa preferir usar seu próprio equipamento, pode falar com o prestador de serviço para assegurar que o equipamento seja compatível e não limite a funcionalidade.