15 anos a ajudar empresas portuguesas
a escolherem o melhor software
Diretor de marketing (CMO na sigla em inglês)
Um diretor de marketing (CMO na sigla em inglês) é um funcionário de nível executivo responsável pelo sucesso geral do departamento de marketing de uma organização. Esses funcionários são altamente experientes em marketing e ocupam o cargo mais alto de marketing em toda a empresa. São subordinados diretamente ao presidente (CEO na sigla em inglês) e lideram o gerente de marketing na gestão dos funcionários de marketing. Algumas das responsabilidades de um CMO incluem pesquisa de mercado, publicidade e relações públicas. O CMO concentra-se principalmente em entender a base de clientes da organização.
O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Diretor de marketing (CMO na sigla em inglês)
Nas fases iniciais do desenvolvimento de uma PME, o CEO geralmente realiza a maior parte das funções de marketing. No entanto, à medida que cresce, a PME pode precisar criar o cargo de CMO para liberar o CEO das tarefas de marketing, que incluem aumento das vendas, publicidade, relações públicas e pesquisa de mercado.