15 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Indexação social (folksonomia)

A indexação social, ou folksonomia, refere-se à coleta de metadados do usuário. As folksonomias não são comunidades projetadas intencionalmente. Pelo contrário, elas tendem a evoluir naturalmente ao longo do tempo. Por exemplo, os indivíduos e as empresas usam sites e plataformas de rede social para fazer upload de dados ou criar hashtags. Ao fazer isso, eles formam uma comunidade criada naturalmente que tende a girar em torno de um item, produto ou interesse específico. O conteúdo da folksonomia não é definido e continua evoluindo. Ele também pode ser submetido à manipulação de agentes externos que desejam mudar de assunto.

O que as pequenas e médias empresas precisam saber sobre Indexação social (folksonomia)

As pequenas e médias empresas (PMEs) muitas vezes podem usar as folksonomias a seu favor localizando comunidades online relevantes. Dependendo das especificidades de cada comunidade, as PMEs podem usá-las para aumentar o engajamento, construir relacionamentos com os clientes e, por fim, aumentar a visibilidade de seus produtos e marcas.