Top picks

Patrocinado

Softwares melhor avaliados

Portugal Mostrar produtos locais
303 resultados
O monday.com é um software avançado de planejamento de projetos que ajuda as equipes a planejar juntas e executar projetos cujos resultados são entregues no prazo. Saiba mais sobre o monday.com
O monday.com é um software de gestão de projetos que ajuda as equipes a planejar e executar projetos que entregam os resultados no prazo, seja no escritório, em casa ou em qualquer lugar. A facilidade de uso e a flexibilidade significam uma integração rápida para sua equipe e a capacidade de personalizar fluxos de trabalho do seu jeito. Com avançados recursos de produtividade, como controle do tempo, notificações automatizadas, dependências, visualizações de linha do tempo e integrações, sua equipe pode alcançar resultados melhores e mais rápidos a cada marco do projeto. Saiba mais sobre o monday.com

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Clubhouse é uma plataforma de gestão de projetos rápida, criada para a equipe de software dos dias atuais. Teste gratuitamente por 14 dias, sem necessidade de cartão de crédito. Saiba mais sobre o Shortcut
O Clubhouse é uma plataforma rápida e organizada de gestão de projetos para equipes de software Agile planejarem, criarem e lançarem produtos melhores. Ele combina a quantidade certa de simplicidade e estrutura para manter as equipes de software felizes e produtivas. O Clubhouse foi criado para desenvolvedores e oferece um conjunto robusto de integrações populares (GitHub, GitLab, Slack), além de uma API bem elaborada para automatizar fluxos de trabalho. Teste gratuitamente por 14 dias, sem necessidade de cartão de crédito. Saiba mais sobre o Shortcut

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O ClickUp é o futuro do trabalho: o aplicativo para substituir todos os outros. O ClickUp é um aplicativo de produtividade de rápido crescimento em 2020. Saiba mais sobre o ClickUp
O ClickUp é um aplicativo para substituir todos os outros. É o futuro do trabalho: em que qualquer pessoa pode trabalhar em qualquer coisa. Mais do que apenas gestão de tarefas, o ClickUp oferece documentos, lembretes, metas, calendários, agendamento e até uma caixa de entrada. Totalmente personalizável, o ClickUp é ideal para qualquer equipe, para que todos possam usar o mesmo aplicativo para planejar, organizar e colaborar. Saiba mais sobre o ClickUp

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Confluence mantém todos os itens do planejamento de projetos em um único lugar. Colabore com a equipe, acompanhe cronogramas e atribua tarefas conforme necessário. Saiba mais sobre o Confluence
O planejamento de projetos tem muitos componentes, acompanhe todos com o Confluence. Essa ferramenta pode ser usada como software de planejamento de projetos. Use o Confluence para criar cronogramas, colaborar com as partes interessadas, entre outros. Convoque a equipe onde e quando for necessária com o recurso de marcação para que seja possível atribuir tarefas sem confusão. Além disso, mantenha o orçamento usando a mesma página para acompanhar as despesas. O Confluence ajuda a impulsionar os projetos, em um único lugar. Saiba mais sobre o Confluence

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Wrike é um software de planejamento de projetos online com gráficos de Gantt, calendários, formulários de solicitação, Kanban, controle de horas e mais de 400 integrações. Saiba mais sobre o Wrike
O Wrike é uma ferramenta de planejamento de projetos online usada por mais de 20 mil empresas e mais de dois milhões de usuários. Fique no caminho certo com gráficos de Gantt, calendários, formulários de solicitação, quadros Kanban, relatórios de monitoramento de horas, ferramentas de verificação, atualizações em tempo real e atribuição automática, tudo em um único lugar. Integre o Wrike com mais de 400 aplicativos e o Adobe Creative Cloud para poder continuar usando as ferramentas nas quais confia todos os dias. Personalize os fluxos de trabalho para se adequar às necessidades do projeto e reduza a necessidade de e-mails, reuniões, atualizações de status, entre outros. Saiba mais sobre o Wrike

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Paymo é uma solução online com recursos completos dedicada a empresas baseadas em projetos e autônomos para gerenciar projetos do início ao fim. Saiba mais sobre o Paymo
O Paymo é um aplicativo de gestão de projetos moderno e intuitivo para empresas baseadas em projetos e autônomos, que agrupa gestão avançada de tarefas, planejamento, programação, controle de tempo, colaboração e faturamento. Isso significa que você pode acompanhar todo o tempo de duração de um projeto, desde a criação até o pagamento, sem ter que usar e pagar por vários aplicativos. Saiba mais sobre o Paymo

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Primetric transforma seus registros de trabalho em dados confiáveis sobre a utilização e a lucratividade em sua agência de desenvolvimento de software. Saiba mais sobre o Primetric
Dedicado a empresas de serviços de TI e desenvolvimento de software. O Primetric é uma solução para executivos que desejam entender a condição da sua empresa. Avalie e preveja a utilização e a lucratividade dos funcionários em todos os projetos com confiança. Com relatórios e informações em tempo real alimentados por registros de trabalho (p. ex., integrados ao Jira ou usando o controle de horas integrado), é possível combinar dados de carga e alocação de trabalho com o impacto direto no desempenho financeiro em um só lugar. Saiba mais sobre o Primetric

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Solução de gerenciamento de projetos e fluxo de trabalho, com belos painéis e poderosos relatórios habilitados para IA. Saiba mais sobre o Runrun.it
Plataforma completa de gestão do trabalho para equipes que precisam controlar tarefas, projetos e processos. Menos micro-gestão e mais lucratividade. Saiba mais sobre o Runrun.it

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Client PSA, o software Salesforce Professional Services (PSA) nº 1 no AppExchange para SMBs, e estamos orgulhosos disso! Saiba mais sobre o Klient PSA
Se você está procurando uma maneira de gerenciar seus projetos de serviços profissionais do início ao fim, o Klient PSA é a plataforma para você. Nós o projetamos tendo como foco principal os clientes, para que você possa colaborar facilmente com eles durante todo o processo de vendas e prestação de serviços. Além disso, nossa poderosa plataforma permite que você acompanhe e gerencie todos os aspectos do ciclo de vida do seu projeto - desde cotações e contratos até controle de tempo, faturamento e relatórios. Pronto para ver como o Client PSA pode mudar o seu negócio? Saiba mais sobre o Klient PSA

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Uma ferramenta de planejamento de projeto que utiliza programação automática para facilitar a manutenção e a mudança de seus planos. Saiba mais sobre o The PlanMinder
O The PlanMinder é uma ferramenta de planejamento de projetos que usa o agendamento automático para facilitar a manutenção e a alteração de planos. Os membros da equipe relatam o progresso e as estimativas alteradas, para que os planos estejam sempre atualizados. Ao calcular a probabilidade de riscos e incertezas acumuladas, é possível antecipar o risco de perder um prazo. Caso precise coordenar e prever, o PlanMinder lhe poupará tempo e lhe dará mais informações. Saiba mais sobre o The PlanMinder

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
ferramenta de colaboração visual que cria uma perspectiva compartilhada para a equipe de qualquer projeto de uma maneira divertida, flexível e gratificante.
De vendas e marketing a RH e operações, as equipes podem criar e personalizar o Trello para atender às necessidades e estilos de trabalho exclusivos. E com mais de 100 integrações com outras ferramentas-chave, como o Google Drive, Slack, Jira e outros, o Trello é um centro vivo de colaboração entre equipes, não importa onde o trabalho precise acontecer. O Trello traz alegria ao trabalho em equipe, tornando-o transparente e facilmente compartilhável entre quadros e equipes. Saiba mais sobre o Trello

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Jira é a ferramenta de desenvolvimento de software número um usada por equipes ágeis. Milhões escolhem o Jira para planejar e desenvolver ótimos produtos. Experimente grátis.
O Jira é a ferramenta de desenvolvimento de software número um usada por equipes ágeis. Milhões escolhem o Jira para planejar e desenvolver ótimos produtos. O Jira ajuda as equipes a agregar valor aos clientes lançando mais cedo, com mais frequência e mais iterativamente. As equipes usam o Jira para transformar comentários em novos recursos e maior satisfação do cliente. Com o Jira, as equipes têm visibilidade de metas de longo prazo, do status do trabalho e de informações de lançamento em tempo real. Conforme as equipes se adaptam às mudanças do mercado, o Jira ajuda a garantir que os processos evoluam na mesma velocidade. Saiba mais sobre o Jira

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
A Asana é a forma mais fácil de organizar e gerir todo o trabalho das equipes. Veja por que a Asana tem um alto desempenho na Capterra.
A Asana ajuda as equipes a organizar o trabalho, de tarefas diárias a iniciativas multidisciplinares estratégicas. Com ela, as equipes têm mais confiança, progridem mais rapidamente e realizam mais com menos esforço, estejam onde estiverem. Mais de 119.000 clientes pagantes e milhões de organizações gratuitas em 190 países a usam para gerir tudo, desde metas da empresa e transformações digitais a lançamentos de produtos e campanhas de marketing. Saiba mais sobre o Asana

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Reúna suas equipes e unifique seu fluxo de trabalho. Crie, colabore e armazene informações em um só lugar.
O Evernote Business reúne equipes. Crie documentos, colabore em projetos e armazene informações em um só lugar. Os colaboradores podem acessar, editar, enviar e compartilhar anotações e arquivos a partir de qualquer dispositivo, mesmo que estejam offline. Reduza o ruído e encontre rapidamente as informações necessárias com recursos avançados de pesquisa e integrações com as ferramentas que você já utiliza. Unifique seu fluxo de trabalho com o Evernote Business. Saiba mais sobre o Evernote Teams

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Smartsheet é uma plataforma de execução de trabalho online, que permite que as organizações de todos os tamanhos planejem, gerenciem, automatizem e relatem o trabalho.
Os planejadores de projetos bem-sucedidos precisam de ferramentas digitais que organizem, automatizem e priorizem as entradas e os resultados de seus processos. O Smartsheet é uma plataforma de execução de trabalho que permite que empresas e equipes passem da ideia ao impacto rapidamente. Use o Smartsheet para criar elementos de projeto consistentes, aumentar a velocidade e melhorar a colaboração com opções flexíveis que atendam às preferências individuais do trabalho. Saiba mais sobre o Smartsheet

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Airtable é um banco de dados que qualquer um pode usar com uma bela interface de planilha.
O Airtable é um banco de dados relacional para todos. Com uma interface semelhante a uma planilha que qualquer pessoa pode usar, colaboração em tempo real e recursos avançados, como anexos de arquivos e geração de relatórios, o Airtable é o banco de dados moderno mais fácil de usar. Saiba mais sobre o Airtable

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O aplicativo líder em gestão de recursos para agências, estúdios e empresas. Com a confiança das marcas RGA, Vice e Buzzfeed.
O aplicativo líder em gestão de recursos para agências, estúdios e empresas. Float ajuda as principais equipes do mundo, incluindo RGA, Vice e Buzzfeed, a prever o tempo desde 2012. Design bonito e simples, tecnologia extremamente rápida, colaboração em tempo real. A intuitiva interface de arrastar e soltar do Float simplifica o agendamento da equipe. Float inclui aplicativos para iPhone, iPad e Slack. Avaliação gratuita por 30 dias. Saiba mais sobre o Float

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Solução de gestão de trabalho de nível empresarial baseada na web para mais visibilidade, colaboração significativa e melhor produtividade.
O Workfront é a primeira plataforma moderna de gestão de trabalho a orquestrar todo o seu trabalho em um só lugar. Com o Workfront, líderes e equipes ganham o poder de simplificar solicitações, planejar e priorizar projetos, gerenciar processos, avaliar ativos digitalmente e relatar trabalhos. Elimine silos, aumente a produtividade, colete informações importantes com facilidade, colabore com as partes interessadas e trabalhe eficientemente combinando seus projetos em uma solução. O Workfront foi criado para pessoas, ajudando-as a fazer o melhor trabalho. Saiba mais sobre o Adobe Workfront

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Notion é o espaço de trabalho tudo-em-um para anotações, projetos, documentos e colaboração.
O Notion é o espaço de trabalho tudo-em-um para anotações, gestão de projetos, documentos e colaboração. Dezenas de milhares de equipes e empresas em todo o mundo o utilizam para manter os funcionário s informados e trabalhando juntos em um só lugar. Ao reunir todo o trabalho e conhecimento e torná-lo altamente personalizável, o Notion cria foco e transparência, enquanto consolida ferramentas, economiza tempo e aumenta a produtividade de equipes de todos os tamanhos. Saiba mais sobre o Notion

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Cumpra os marcos do projeto no Miro, uma plataforma de lousa digital de colaboração online onde as equipes realizam o trabalho necessário.
O Miro é uma plataforma de lousa digital de colaboração para equipes de qualquer tamanho e conta com a confiança de mais de 12 milhões de usuários em todo o mundo. Gerencie projetos complexos e suas partes interessadas com confiança. Crie alinhamento de processos e entendimento compartilhado entre equipes multifuncionais com uma lousa digital colaborativa online. Experimente as integrações profundas com o ecossistema Microsoft, o ecossistema Atlassian, Slack, Box, DropBox, Sketch e muito mais para tornar a colaboração da equipe mais produtiva. Saiba mais sobre o Miro

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O trabalho em equipe é a única plataforma construída para o trabalho em escala do cliente.
O Teamwork é um software para planejamento de projetos que ajuda equipes internas e agências a melhorar a colaboração, a visibilidade, a responsabilidade e, por fim, os resultados. Com os recursos necessários para planejar, colaborar e entregar trabalhos, a ferramenta cuida dos detalhes para que os talentos da equipe tenham liberdade para alcançar resultados relevantes para os negócios. Use o Teamwork para gerenciar tudo, desde a entrega de projetos ao cliente até a execução de campanhas de marketing, planejamento de sprint e lançamento de produtos. Saiba mais sobre o Teamwork

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O LiquidPlanner oferece às equipes uma maneira melhor de planejar e executar o trabalho.
O LiquidPlanner é uma solução de planejamento de projetos que usa agendamento preditivo para se adaptar dinamicamente às mudanças e gerenciar as incertezas nos projetos. A solução oferece nivelamento automático de recursos e planejamento baseado em prioridades em vários projetos e dependências. As equipes podem priorizar tarefas, prever resultados e agir com confiança. O programa gerencia projetos complexos com um planejamento mais inteligente e poucos cliques. Saiba mais sobre o LiquidPlanner

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Deputy: escale funcionários, controle hora e assistência, gerencie licenças, exporte quadros de horários para a folha de pagamento com um clique e mantenha a conformidade facilmente.
O Deputy é uma ferramenta de gestão de quadro de funcionários multipremiada. Com o Deputy, é possível preparar os horários da equipe em minutos e depois publicá-los para a equipe com um clique, gerenciar facilmente as licenças de funcionários, controlar hora e assistência e sincronizar os quadros de horários com a folha de pagamento sem problemas. O Deputy integra-se a mais de 300 fornecedores líderes de POS e folha de pagamento para obter confiança de ponta a ponta. Aplicativos gratuitos para iOS e Android significam que é possível gerenciar os negócios de qualquer lugar. Comece uma avaliação gratuita hoje! Saiba mais sobre o Deputy

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O BigTime é o mecanismo por trás das melhores empresas de consultoria do planeta para orçar, monitorar e faturar o ativo mais importante: o tempo.
As empresas de consultoria precisam de mais do que um simples quadro de horários. Elas precisam de um sistema que unifique orçamento, planejamento/execução de projetos, comunicação em equipe, gestão de tarefas, gestão de recursos, faturamento e finanças de projetos. O BigTime fornece a toda a equipe as ferramentas necessárias para oferecer trabalho faturável dentro do prazo e do orçamento, proporcionando aos clientes um aprimoramento médio de 25% nas margens brutas e um aumento substancial de receita de expansão e de indicações. Entre em contato com a equipe de vendas para saber como. Saiba mais sobre o BigTime

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Indicada como a solução líder de gestão de projetos pelo Gartner. "O Mavenlink é a minha primeira opção para gestão de projetos" - Forbes
O Mavenlink transforma seus negócios unindo gestão de projetos, colaboração, monitoramento de horas, gerenciamento de recursos e finanças de projetos em um único local. Os usuários conseguem ter uma melhor execução operacional, mais agilidade nos negócios e melhor desempenho financeiro. Com o Mavenlink, sua equipe obtém as informações necessárias para entregar projetos de maneira mais previsível e lucrativa. Indicada como a solução líder de gestão de projetos pelo Gartner. "O Mavenlink é a minha primeira opção para gestão de projetos" - Forbes Saiba mais sobre o Kantata

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Ferramenta Agile de gestão de portfólio para decisões mais inteligentes com visibilidade e transparência para empresas de médio e grande porte.
O Targetprocess é uma ferramenta Agile de gestão de portfólio, ideal para empresas de médio e grande porte. Visualize objetivos, temas estratégicos e iniciativas da empresa. Avalie e priorize solicitações de projetos recebidos. Crie roteiros de portfólio com base na estratégia da empresa para orientar a execução. Acompanhe o orçamento, os riscos e a alocação de pessoal. Reconhecido no Quadrante Mágico da Gartner de ferramentas Agile de planejamento empresarial. 30 dias de avaliação gratuita. Saiba mais sobre o Targetprocess

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Conjunto de aplicativos integrados de código aberto para CRM, ponto de serviço, sites, comércio eletrônico, vendas, contabilidade, armazéns, RH, marketing e muito mais.
O Odoo é um software integrado, personalizável e de código aberto, repleto de centenas de aplicativos de negócios projetados por especialistas e fáceis de usar. O banco de dados intuitivo do Odoo é capaz de atender à maioria das necessidades de negócios, como CRM, vendas, projetos, manufatura, estoque e contabilidade, entre outros. O Odoo é uma solução de software tudo-em-um projetada para atender às necessidades de qualquer empresa, independentemente de tamanho ou orçamento. Saiba mais sobre o Odoo

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Um dos melhores softwares de roteiros do mundo.
O Aha! está entre os melhores softwares de roteiro do mundo. Ajuda mais de 5.000 empresas e 300 mil usuários a criar planos estratégicos. A empresa foi fundada em 2013 por Brian de Haaff e Dr. Chris Waters, veteranos do Vale do Silício e especialistas em gestão de produtos. A Aha! é uma das empresas de software que mais cresce nos EUA. A empresa é autofinanciada e lucrativa, com uma equipe totalmente remota. Saiba mais no site da empresa. Saiba mais sobre o Aha!

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Colaboração em equipe sem esforço. É simples e intuitivo começar, com a capacidade de crescer quando você precisa de recursos mais avançados.
O Freedcamp é gratuito para usuários e projetos ilimitados. A visão da empresa é criar um produto verdadeiramente freemium, disponível gratuitamente para a maioria de suas funcionalidades. Atualmente, as contas gratuitas estão limitadas ao tamanho de arquivo de 10 MB, com armazenamento ilimitado em todos os planos. O Freedcamp fornece recursos pagos gratuitamente para ONGs, professores e alunos. Você pode adicionar componentes necessários, como tarefas, marcos, discussões, monitoramento de horas etc., ao criar um projeto no Freedcamp. Saiba mais sobre o Freedcamp

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Uma plataforma de monitoramento de horas de projetos baseada na nuvem para obter percepções instantâneas sobre horas, recursos, clientes, projetos e faturamento.
A solução de monitoramento de horas de projetos da Replicon alinha todo o fluxo de trabalho do faturamento do cliente em uma plataforma unificada. Obtenha ajuda para sua organização otimizar a entrega de serviços, capacitando-a com uma visão completa do progresso do projeto do cliente, maximizando a utilização com supervisão em tempo real dos recursos e aprimorando o faturamento ao obter controle das informações de monitoramento de horas de todos os clientes e projetos. Confiado por mais de 7.800 clientes: SAS, NSC, NTT, Facebook, Publicis, USDA, Omnicom, Moodys Saiba mais sobre o Replicon

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
A maneira rápida e flexível de programar equipes e planejar projetos com eficiência. Atribua trabalhos, analise cargas de trabalho e mantenha todos atualizados.
A maneira rápida e simples de agendar pessoas e outros recursos nos projetos! Obtenha visibilidade da equipe em um calendário inteligente. Reservas por arrastar e soltar em segundos. Gerencie férias e outras folgas. Uma barra de disponibilidade ajuda no planejamento de capacidade. A gestão das interferências ajuda você a permanecer no controle. Painéis, notificações por e-mail e sincronização de calendário significam que todos estão em alta velocidade. Relatórios poderosos permitem supervisionar as taxas de utilização. Não requer instalação de software. A partir de apenas US$ 2,50 por pessoa/mês. 30 dias de avaliação gratuita. Saiba mais sobre o Resource Guru

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Ferramenta de planejamento de projetos on-line baseada em gráficos de Gantt. Interface intuitiva, bom design UX/UI, recursos poderosos a preços acessíveis.
O GanttPRO é uma ferramenta de planejamento de projetos on-line baseada em gráficos de Gantt. É usado por mais de 350 mil gerentes de projeto/produto, líderes de equipe, diretores executivos e outros gerentes de diferentes esferas. A curva de aprendizado curta e o design agradável da interface do usuário e da experiência do usuário permitem que gerentes e membros da equipe comecem a trabalhar imediatamente. Gestão de tarefas, recursos, custos e prazos, colaboração de equipe, carga de trabalho, modelos, exportação e muito mais – receba tudo GRATUITAMENTE em uma avaliação! Saiba mais sobre o GanttPRO

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Software de monitoramento de horas equipado com orçamento, planejamento avançado de recursos, rastreamento de despesas, painéis visuais e relatórios flexíveis.
O Everhour é uma das melhores ferramentas de monitoramento de horas para equipes. Veja quem está dentro do prazo, quem está sobrecarregado e quem pode assumir mais tarefas. Acompanhe todos os orçamentos do seu projeto, programe alertas de limite, use o planejamento avançado de recursos. Crie qualquer tipo de relatório e envie faturas com aparência profissional. O Everhour se integra de maneira nativa ao seu aplicativo de gestão de projetos, para que você possa monitorar as horas das tarefas desde sua interface: Asana, Basecamp, Trello, Jira, GitHub e muito mais. Saiba mais sobre o Everhour

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Software de gestão de projetos online com painéis de projetos, gráficos de Gantt, quadros Kanban e colaboração em equipe.
O ProjectManager.com apresenta ferramentas online de gestão de projetos, controle de horas e colaboração para gerentes e equipes. Com visibilidade em tempo real, os gerentes podem garantir que os projetos e as equipes estejam sempre no caminho certo. Além disso, os membros da equipe têm a capacidade de atualizar os quadros de horários e tarefas a qualquer hora, em qualquer lugar. É fácil entender por que equipes em mais de 100 países, como NASA, Ralph Lauren, Volvo e Brookstone, confiam no ProjectManager.com. Saiba mais sobre o ProjectManager.com

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Business management platform that comes with CRM, HRM, financial management, and project management.
Business management platform that comes with CRM, HRM, financial management, and project management. Saiba mais sobre o Agiled

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Complemento de gestão do relacionamento com o cliente para Outlook, que ajuda a gerenciar contatos, vendas, projetos e malas diretas. Disponível agora como aplicativo na internet e para iOS/Android.
Um complemento de gestão do relacionamento com o cliente para Outlook, disponível agora para iOS/Android. Ele ajuda a gerenciar clientes, vendas, projetos e malas diretas. Com o eWay-CRM, é possível compartilhar o Outlook com a equipe, acompanhar o histórico de comunicação, planejar acompanhamentos, automatizar processos da empresa e, assim, administrar os negócios com eficiência. O software também é personalizável: permite criar campos de usuários, criar layouts de formulários, personalizar fluxos de trabalho e permissões de usuários. Saiba mais sobre o eWay-CRM

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Plataforma operacional de negócios tudo-em-um, que contém todas as ferramentas essenciais para gestão de projetos, tarefas, finanças e clientes.
Plataforma operacional de negócios tudo-em-um, que contém todas as ferramentas essenciais para gestão de projetos, tarefas, finanças e clientes. O Flowlu fornece um resumo de tudo o que está acontecendo na sua empresa. As ferramentas permitem que você saiba o que seus funcionários estão fazendo e que problemas estão enfrentando. É possível acompanhar todas as partes do seu negócio, desde o tempo gasto pela sua equipe e sua carga de trabalho até os custos gerais e as faturas dos clientes. Saiba mais sobre o Flowlu

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Workamajig é um dos melhores softwares de gestão de fluxo de trabalho para o setor de criação. É uma solução tudo-em-um para agências e equipes internas.
O Workamajig Platinum é um sistema de software totalmente integrado para agências de criação, que inclui gestão de projetos, gerenciamento de recursos, gerenciamento de agências, colaboração criativa, CRM, vendas e controle de horas. A Workamajig foi fundada há mais de 25 anos como uma empresa de consultoria de operações e tecnologia para oficinas de criação. Desde então, esse conhecimento tem sido colocado em prática. Mais de 3.000 equipes de criação confiam no Workamajig todos os dias. Saiba mais sobre o Workamajig

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Celoxis é uma solução premiada, acessível e tudo-em-um de gestão de projetos e colaboração para equipes de todos os tamanhos.
O Celoxis é uma plataforma tudo-em-um acessível para gestão de trabalho e portfólio de projetos. É usado globalmente por marcas como Adobe, Tesla, LG, HBO, Deloitte e Rolex. É possível: 1. Crie planos reais com um gráfico de Gantt interativo. 2. Gerencie equipes trabalhando em diferentes horários e turnos. 3. Colabore e compartilhe arquivos. 4. Acompanhe quadros de horários, problemas, aprovações, entre outros. 5. Obtenha informações em tempo real de 360 graus com análise personalizada e painéis elegantes. [Disponível em versões na nuvem ou no local.] Saiba mais sobre o Celoxis

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O ProWorkflow é um software de gestão de projetos, tarefas e fluxos de trabalho líder do setor e muito apreciado. Comece sua avaliação gratuita hoje!
O ProWorkflow é uma ferramenta líder do setor e abrangente de gestão de projetos para equipes de 5 a 5.000 pessoas. Com 17 anos de experiência e a confiança de mais de 3 milhões de projetos, ele entende os pequenos detalhes por meio de big data. Monitore facilmente tarefas, horas, documentos, comunicações, cotações e faturas. A poderosa API e os recursos personalizáveis permitem adaptar o ProWorkflow para um ajuste perfeito. Suporte ao cliente de nível internacional e integração gratuita facilitam a decisão de participar. Comece sua avaliação gratuita hoje! Saiba mais sobre o ProWorkflow

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Use a plataforma de gestão de projetos para planejar os projetos e nunca se atrasar. Clientes relatam uma redução de 30% na duração do projeto.
O Easy Projects é um software de planejamento de projetos baseado em nuvem, com ferramentas personalizadas para planejamento e execução. Por meio da economia de tempo com o gráfico de Gantt, as simulações de carregamento de recursos, o calendário do projeto e a exclusiva ferramenta de previsão de IA, você pode gerenciar a equipe e tarefas em minutos, com todos os projetos e atividades alinhados claramente em uma linha do tempo. As equipes relatam uma redução de 30% na duração do projeto e uma taxa de conclusão de projeto de 98% após usar o Easy Projects. Saiba mais sobre o Easy Projects

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
A ferramenta de colaboração e gestão de projetos que cresce à medida que você cresce, com recursos para tarefas, colaboração e muito mais.
A ferramenta de colaboração e gestão de projetos que cresce à medida que você cresce, com recursos para tarefas, colaboração e muito mais. Saiba mais sobre o Zenkit

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Taskworld é um aplicativo de planejamento de projetos que combina quadros visuais, mensagens em equipe e planejamento de projetos em um aplicativo fácil.
O Taskworld é uma das maneiras mais fáceis para as equipes planejarem projetos e acompanharem o trabalho. Ele reúne gestão de tarefas visual, planejamento de projetos, monitoramento do trabalho remoto e mensagens em equipe em um aplicativo. Com foco especial no planejamento de projetos, o Taskworld também inclui recursos como controle do tempo, notificações automatizadas, dependências, visualizações e integrações da linha do tempo, para que sua equipe possa obter resultados melhores e mais rápidos para cada projeto e realizar as tarefas. Saiba mais sobre o Taskworld

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O Scoro é uma solução de gestão de trabalho de ponta a ponta, que permite controlar todo o fluxo de trabalho em um único lugar.
O Scoro é uma solução de gestão de trabalho de ponta a ponta, que permite controlar todo o fluxo de trabalho em um único lugar. Além dos recursos de gestão de projetos, o Scoro fornece todas as ferramentas necessárias para gerenciar totalmente os negócios: agendamento e acompanhamento de tarefas e trabalhos, colaboração, banco de dados de contatos e CRM, cotação e faturamento, geração de relatórios, painéis em tempo real, entre outros. Inscreva-se para uma avaliação gratuita de 14 dias para ver por si mesmo. Saiba mais sobre o Scoro

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Avançado, mas fácil de usar e adotar. O Workzone é um software para equipes de marketing, agências e operações com mais de cinco usuários.
O Workzone é um software de gestão de projetos para equipes de marketing, agências e operações com mais de cinco usuários. Avançado, mas fácil de usar e adotar. Marcas como Wells Fargo e Verizon confiam no Workzone para executar projetos e manter as equipes sincronizadas. O Workzone foi aperfeiçoado ao longo de 20 anos de uso no mundo real, tendo potência e usabilidade para gerenciar cargas de trabalho intensas. A partir de US$ 200/mês. Saiba mais sobre o Workzone

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Software de orçamento comercial que fornece à empresa as informações financeiras e operacionais necessárias para tomar melhores decisões.
Simplifique o orçamento, o planejamento e a modelagem com o software de gerenciamento de desempenho empresarial. Planilhas do tipo Excel otimizam o processo de planejamento e permitem que você faça uma busca detalhada nos valores das células para obter um entendimento mais profundo dos dados. As opções configuráveis e a capacidade de criar cálculos personalizados oferecem a flexibilidade de criar um modelo adequado às suas necessidades comerciais exclusivas. Economize tempo e torne o cálculo do orçamento menos complicado. Posicionado como líder no Quadrante Mágico de 2018 do Gartner para Soluções de Análise e Planejamento Financeiro em Nuvem. Saiba mais sobre o Workday Adaptive Planning

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
As melhores e mais acessíveis ferramentas de gestão de projetos para empresas de médio a grande porte. Seja simples, visível e vença com o WorkOtter.
Mínimo de 10 usuários. Requer taxa de instalação. O WorkOtter torna a gestão de projetos fácil e visível. Obtenha as melhores ferramentas necessárias para simplificar o trabalho pelo melhor custo. Mantém a simplicidade com recursos de nível empresarial. Geração de relatórios integrada | Ferramenta de cenário hipotético | Insights de previsão vs. utilização | Painéis fáceis e personalizáveis | Integração simples com Excel, MS Project, Office365 | Interface clara e ágil | Configuração rápida | Centralização e agendamento de tarefas | Baseado na nuvem Saiba mais sobre o WorkOtter

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Direcione o foco, capacite as equipes e responda mais rapidamente com as soluções de gestão de trabalho colaborativo do Clarizen para empresas.
Como um dos líderes em gestão de trabalho colaborativo empresarial, o Clarizen ajuda as empresas a resolver desafios, indo muito além da gestão tradicional de projetos ou trabalhos. Conecte os pontos entre como os executivos iniciam as iniciativas de negócios, como as organizações criam planos para realizar os objetivos da empresa e como os funcionários colaboram para executar esses objetivos. As soluções configuráveis do Clarizen oferecem agilidade para a empresa poder gerenciar todo o ciclo de vida do trabalho. Saiba mais sobre o Planview AdaptiveWork

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
Plataforma de colaboração e gestão de projetos.
O Hive é uma plataforma de colaboração em tempo real que impulsiona o ritmo acelerado de empresas como Starbucks, Uber, Google e The Economist. Dê à sua equipe a flexibilidade de gerenciar projetos da maneira que eles funcionam melhor, acompanhar o progresso e identificar riscos com o Hive Analytics. O Hive também se integra a milhares de aplicativos para facilitar a conexão de todo o trabalho em um local centralizado. Saiba mais sobre o Hive

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo
O SkedPal ajuda a reprogramar os dias e evitar interrupções. Fácil de usar e intuitivo.
O SkedPal ajuda a reprogramar os dias e evitar interrupções. Fácil de usar e intuitivo. Saiba mais sobre o SkedPal

Recursos

  • Gestão de recursos
  • Ferramentas de colaboração
  • Metodologias ágeis (Agile)
  • Visualização de Gantt/linha do tempo

Tudo sobre Software de Planejamento de Projeto

Um software de planejamento de projetos permite que os usuários gerenciem seus projetos e criem uma estratégia de execução de projeto viável. Para isso, o melhor software de planejamento permite que os gerentes de projeto e outras partes interessadas definam as tarefas necessárias para concluir um projeto, atribuam essas tarefas a departamentos ou funcionários individuais, criem um cronograma para a conclusão do projeto, planejem a alocação de recursos de forma adequada e façam orçamentos para quaisquer despesas relacionadas.

O uso de ferramentas de controle de projetos desse tipo pode desempenhar um papel fundamental na gestão de projetos moderna. Esses aplicativos de planejamento de projetos podem ser programas independentes ou oferecidos como parte de um pacote de software de gestão de projetos mais abrangente. Uma das melhores maneiras pelas quais esses aplicativos podem auxiliar os gerentes de projeto é através da visualização do cronograma do projeto para que o gerente saiba o que deve estar acontecendo, quando deve ocorrer, quem é responsável por cada tarefa individual e quais recursos precisam ser fornecidos para garantir o sucesso.

Projetos cuidadosamente definidos, que são planejados em termos de tarefas requeridas, propriedade e responsabilidades, demandas de recursos e orçamento, têm maior probabilidade de serem bem-sucedidos – e o software de planejamento pode ajudar muito nisso. Portanto, ferramentas de projeto desse tipo podem aumentar a capacidade dos gerentes de projeto de desempenhar suas funções.

Além de sua conexão com soluções de ferramenta de gestão de projetos mais amplas ou abrangentes, o software de planejamento é frequentemente considerado relacionado a várias outras ferramentas de planejamento disponíveis, incluindo ferramentas de gestão de tarefas e ferramentas de colaboração. Além disso, ele pode ser usado em combinação com um software de gestão de recursos e um software de rastreamento de projetos. No entanto, deve-se notar que os programas mais avançados fornecem funcionalidades semelhantes, o que significa que o software de planejamento pode substituir esses aplicativos.

Claramente, as diferentes ferramentas de planejamento de trabalho disponíveis no mercado oferecem diferentes opções, funções e capacidades, e a qualidade também pode variar. Geralmente, um software de planejamento de projetos gratuito é menos abrangente do que as melhores soluções da categoria. Algumas ferramentas também podem dar mais ênfase em áreas específicas de gestão de projetos, como as metodologias Agile ou Waterfall. No entanto, existem alguns recursos principais que ajudam a definir essa categoria de software, e os usuários podem esperar que a maioria das soluções permita:

  • Definir as expectativas, tarefas, cronogramas e prazos do projeto, garantindo total clareza
  • Atribuir tarefas específicas a indivíduos ou departamentos e acompanhar continuamente o progresso
  • Gerenciar recursos para que sejam dedicados tempo, dinheiro e mão de obra apropriados.
  • Fornecer ferramentas de colaboração, criar diagramas de Gantt e monitorar o status geral de um projeto

O que é um software de planejamento de projetos?

Software de planejamento de projetos é o nome dado a uma categoria de aplicativos projetados para auxiliar os gerentes de projeto no planejamento e execução de seus projetos. Para conseguir isso, o software normalmente possibilita que os usuários definam tarefas, atribuam essas tarefas a pessoas específicas, criem um cronograma de trabalho, estabeleçam prazos e otimizem o uso de recursos. O resultado final é uma solução que permite às empresas executar seus projetos de forma mais eficaz e eficiente.

Uma das principais motivações para o uso de aplicativos de planejamento de projetos desse tipo é a capacidade de dar transparência real a um projeto planejado, de forma que o resultado final seja satisfatório. Por meio do uso de tais ferramentas, os gerentes de projeto e as equipes de projeto podem obter uma compreensão muito melhor daquilo com que estão trabalhando, o que se espera de cada um, quando o projeto deve ser concluído e quem é responsável por cada um dos diferentes elementos que compõem o projeto como um todo.

O software de planejamento autônomo pode ser usado em conjunto com outras ferramentas, como software de gestão de projetos, apesar de, em alguns casos, os aplicativos de planejamento de projetos realmente atenderem a muitas das mesmas funções. As opções mais completas do mercado podem até substituir a necessidade de investir nessas outras soluções. Em outros casos, o software de planejamento pode ser oferecido como um dos componentes de um conjunto mais amplo de aplicativos de gestão de projetos.

Quais são os benefícios do software de planejamento de projetos?

Os benefícios dos programas de planejamento de projetos estão principalmente em sua capacidade de ajudar os gerentes de projeto e suas equipes a organizar os trabalhadores do projeto, criar uma estratégia lógica e definir precisamente as metas e tarefas do projeto, estabelecer princípios de propriedade e tornar claro o trabalho que precisa ser feito. Dito isso, também é interessante explorar alguns dos benefícios específicos e tangíveis associados a essas soluções de software. Alguns dos exemplos mais significativos de tais benefícios incluem a capacidade de:

  • Definir claramente as expectativas do projeto: um dos principais benefícios do uso de aplicativos de planejamento de projetos em uma empresa é a capacidade de definir claramente todos os aspectos de um projeto e estabelecer expectativas precisas. Uma parte importante do planejamento de um projeto se refere a responder às perguntas "quem?", "o quê?", "quando?", "por quê?" e "como?". Softwares deste tipo podem ajudar a respondê-las. Responder a essas perguntas e ter as respostas prontamente disponíveis pode ajudar a melhorar os resultados do projeto, fornecendo maior clareza a todos os membros das equipes de projeto. Além disso, os gerentes de projeto e outros líderes podem estabelecer com precisão quem é responsável por cada aspecto do projeto, quem deve liderar o trabalho em tarefas específicas e qual é a cadeia de comando dentro da equipe.

  • Gerenciar os recursos com mais eficiência: outra vantagem importante ligada aos programas de planejamento de projetos é a capacidade de gerenciar todos os recursos com muito mais eficiência e precisão. Isso inclui a gestão eficaz do tempo, de modo que seja dada às equipes de projeto uma quantidade adequada de tempo para realizar tarefas específicas. Também considera a gestão eficaz do dinheiro de forma a definir o orçamento certo para a conclusão do projeto e para que os investimentos sejam feitos nas áreas certas. Além disso, a gestão eficaz da força de trabalho, alocando um número suficiente de membros da equipe para cada tarefa, evita que surjam situações em que uma mesma tarefa seja atribuída a muitas pessoas, deixando algumas outras com pouco a fazer. Quando os recursos são gerenciados adequadamente, há menos desperdício e maior eficiência geral.

  • Acesso a várias ferramentas de planejamento de projetos: os pacotes de software de planejamento reúnem várias ferramentas de planejamento de projetos diferentes, consolidando-as em um único local, incluindo opções de gestão de tarefas, colaboração e criação de diagramas de Gantt. Ter acesso a todas essas ferramentas diferentes em um único aplicativo pode ser mais conveniente para os gerentes de projeto e pode ajudar as empresas a cortar custos, evitando a necessidade de adquirir soluções separadas para cada uma dessas áreas. Além disso, a inclusão dessas diferentes ferramentas em um aplicativo significa que os dados de uma área também podem ser facilmente transferidos ou copiados para outra área sem problemas relacionados à compatibilidade ou formatação. Isso pode levar a melhorias significativas quando se trata de colaboração entre diferentes departamentos ou trabalho em equipe entre diferentes grupos que operam dentro da mesma equipe de projeto.

  • Permitir que sejam feitas mudanças ou ajustes: usando ferramentas de planejamento de projetos, gerentes e outras figuras seniores podem fazer ajustes em um projeto com mais facilidade e compartilhar informações sobre essas mudanças com as partes interessadas. Se os requisitos mudarem, novas informações forem descobertas ou surgirem comentários dos usuários finais, os gerentes de projeto podem usar o software de planejamento para planejar quaisquer ajustes e permitir que a equipe do projeto tenha conhecimento dessas alterações o mais rápido possível. Com a abordagem Agile (ou Ágil), as mudanças podem ocorrer com relativa frequência. Comunicar essas informações de forma eficaz pode facilmente se tornar a principal diferença entre o sucesso e o fracasso do projeto.

  • Visualizar tarefas e cronogramas do projeto: por fim, o software que foi projetado para auxiliar no planejamento do projeto também pode ajudar os líderes de projeto a realmente visualizar cronogramas e ver rapidamente elementos, como as tarefas atribuídas a diferentes membros da equipe, de maneira clara e concisa. Ser capaz de consultar essas informações em um formato visual de rápida compreensão pode ser inestimável para ajudar um gerente de projeto a construir uma imagem completa de onde seu projeto está, onde deve estar no futuro e quando isso deve ocorrer. Também torna mais fácil ver quem é o responsável por cada etapa da jornada e quando vence cada prazo individual.

Quais são os recursos do software de planejamento de projetos?

Os recursos de um software de planejamento de projetos são especialmente projetados para auxiliar os gerentes de projeto no planejamento e execução de seus projetos. Embora possa haver alguma variação significativa em termos de opções e funções disponíveis em cada aplicativo, existem muitos recursos comuns encontrados em um grande número de soluções de planejamento de projetos. Alguns dos recursos mais comuns e populares contidos em programas desse tipo estão descritos com mais detalhes abaixo:

  • Gestão de recursos: acompanhe os recursos mais importantes do projeto, incluindo tempo, dinheiro e mão de obra, e aloque esses recursos no lugar certo na hora certa. Uma parte fundamental da gestão de projetos envolve saber quanto dinheiro resta, onde esse dinheiro está sendo gasto e onde é preciso disponibilizar mais dinheiro. Além de tudo, os projetos dependem do trabalho de funcionários individuais, e esses funcionários precisam ser cuidadosamente gerenciados para que trabalhem nas tarefas certas, no momento certo. Por fim, o tempo é o recurso mais importantes de todos e precisa ser continuamente gerenciado para que o projeto fique dentro do cronograma. Usando aplicativos de planejamento de projetos, torna-se muito mais fácil gerenciar todos esses recursos.

  • Gestão de tarefas: defina cada tarefa individual que precisa ser realizada ao longo do processo de conclusão do projeto e aloque essas tarefas para os indivíduos, departamentos ou equipes certos. A gestão de tarefas é essencial para garantir que os membros da equipe do projeto entendam no que devem trabalhar, por que devem trabalhar, quanto tempo têm para concluir sua tarefa e com quem trabalharão. Um aspecto crítico da gestão de tarefas envolve definir a propriedade de cada tarefa para que haja certeza sobre onde está a responsabilidade. As melhores soluções também permitem que sejam feitos ajustes para que as tarefas possam ser realocadas para diferentes indivíduos ou equipes, se necessário, e para que os dados da tarefa possam ser alterados se surgirem novas informações.

  • Visualização: veja representações visuais do progresso do projeto até o momento para ter uma noção mais clara de onde estão as tarefas individuais e qual é o status atual do projeto como um todo. Um dos elementos de visualização mais comuns incluídos em softwares desse tipo é uma linha do tempo visual. Geralmente, essa linha do tempo pode ser usada para acompanhar as tarefas individuais e a quantidade de tempo alocado, junto com prazos rígidos para diferentes seções do projeto. Além disso, geralmente é possível marcar metas significativas ao longo do caminho, o que pode ajudar a equipe do projeto a entender exatamente onde cada membro está e manter o ânimo e a motivação. E mais: muitas soluções oferecem suporte para diagramas de Gantt e outras ilustrações gráficas que podem ajudar a transmitir informações importantes sobre o andamento e o cronograma do projeto.

  • Gestão de orçamento: estabeleça um orçamento geral do projeto, aloque recursos financeiros para as diferentes áreas da equipe do projeto e acompanhe continuamente quanto dinheiro resta, quanto foi gasto e onde esse dinheiro foi gasto. As soluções que incluem ferramentas dedicadas de gestão de orçamento podem facilitar o monitoramento das finanças e a criação de relatórios para as partes interessadas. Além disso, o componente de gestão de orçamento geralmente anda de mãos dadas com o componente de gestão de recursos, tornando rápido e fácil mover dados entre eles.

  • Ferramentas de colaboração: utilize uma variedade de ferramentas e recursos de colaboração, o que torna mais fácil para diferentes indivíduos e equipes que trabalham no projeto compartilhar ideias e ajudar uns aos outros. Em um nível básico, um software desse tipo em geral inclui opções de canais de compartilhamento de arquivos e comunicação, seja por meio de um sistema de mensagens de texto ou videochamadas. Indo além, alguns aplicativos de planejamento de projetos também incluem opções de criação de ambientes de trabalho digitais – que podem ser apenas sob convite – o que pode ajudar os membros da equipe do projeto a colaborar de forma mais eficaz por meio de compartilhamento de tela, anotações e ferramentas semelhantes.

  • Acompanhamento de progresso: monitore o progresso de tarefas individuais, as atribuições dadas às equipes e o projeto como um todo. Uma barra de status pode indicar o andamento do projeto, quanto trabalho foi realizado por diferentes equipes e a velocidade com que esse progresso foi feito. Em alguns casos, esses dados podem ser usados para prever os tempos de conclusão do projeto ou para fornecer uma melhor compreensão de quando as tarefas individuais podem ser concluídas. A capacidade de acompanhar o progresso dessa maneira é fundamental para supervisionar um projeto, pois permite que novas tarefas sejam iniciadas no momento ideal. Os relatórios de progresso também podem ser criados e apresentados às partes interessadas para mantê-los regularmente informados.

Usando o diretório de planejamento de projetos do Capterra, fica mais fácil encontrar a solução ideal com base no que elas têm a oferecer. Mais especificamente, o diretório permite que os usuários classifiquem os aplicativos disponíveis de acordo com os recursos que cada um contém. Isso assegura que os usuários sejam apresentados apenas aos programas que realmente executam as funções requeridas. Com isso, fica muito mais fácil restringir as opções àquelas que são mais adequadas.

O que deve ser considerado ao comprar um software de planejamento de projetos?

Ao tentar comprar o programa de planejamento de projetos ideal, há uma série de coisas que devem ser consideradas. Uma coisa a ter em mente aqui é a necessidade de adquirir o software mais adequado, e não necessariamente o pacote mais completo. Afinal, as necessidades de uma equipe de projeto podem diferir substancialmente das necessidades de outra, e os recursos que importam também variam. Uma boa maneira de abordar essa questão é fazer as seguintes perguntas:

  • Quanto custa o software de planejamento de projetos ou trabalho? O preço de um produto ou serviço sempre será um fator chave em qualquer decisão de compra, mas essa questão precisa ser considerada de forma cuidadosa e holística, com consciência de custos ocultos e de longo prazo. Por exemplo, os custos iniciais vinculados ao software não levam em consideração questões como custos de configuração ou custos de treinamento de funcionários para usar o software corretamente. Dentro disso, também é importante pensar se é viável ou não obter gratuitamente um software certo de planejamento de projetos. Nos casos em que os requisitos não são especialmente avançados – ou onde as necessidades de acesso são bastante básicas – essa pode ser uma opção possível que pode economizar dinheiro significativo para as empresas. Porém, como regra geral, as opções gratuitas no mercado provavelmente carecem de alguns recursos e também podem ser menos à prova de futuro.

  • Quais são as ferramentas de planejamento de projetos? É importante examinar cuidadosamente as diferentes opções de software e desenvolver uma compreensão exata de quais ferramentas de planejamento estão incluídas em cada pacote. Embora os recursos principais provavelmente sejam semelhantes na maioria das opções, alguns recursos podem ser considerados diferenciais e podem ajudar a separar as opções e identificar a melhor solução possível para um determinado negócio. Por exemplo, a inclusão de metodologias Agile e tradicionais não necessariamente estará presente em todos os produtos do mercado. Portanto, os líderes de empresas precisam pensar cuidadosamente sobre as metodologias que são mais importantes para eles para em seguida decidir consistentemente. Mesmo nos casos em que ambas as metodologias são suportadas, o nível e a qualidade do suporte podem variar, por isso é essencial ter uma visão completa antes de fazer uma compra.

  • Qual é a melhor opção de implantação? A resposta a essa pergunta depende de como o trabalho é realizado dentro de uma organização e qual a configuração atual, além de vários outros fatores. Existem duas abordagens comuns, sendo a primeira a opção mais convencional de implantação no local. Nela, o software é adquirido, de propriedade do comprador e instalado nos sistemas da empresa, sendo o armazenamento de dados de responsabilidade da organização que o adquiriu. Por outro lado, a abordagem de Software como Serviço (SaaS) é uma opção de implantação baseada em nuvem. Neste modelo, o software é adquirido de um provedor de serviços terceirizado, na forma de assinatura. O parte terceirizada é responsável por armazenar os dados com segurança na nuvem, e o software é disponibilizado por meio de uma conexão com a Internet. Isso em geral significa que o software pode ser acessado remotamente ou no local, usando uma variedade maior de dispositivos e sistemas operacionais. Os custos são mais previsíveis, o provedor de serviços assume a responsabilidade de garantir que o serviço esteja funcionando e que o software esteja sempre atualizado. Existem vantagens e desvantagens associadas a ambas as opções. Embora não seja possível simplesmente identificar a melhor opção de implantação geral, é possível encontrar a melhor abordagem para uma empresa específica, gerente de projeto ou equipe de projeto, com base nas preferências e circunstâncias em questão.

  • Qual é o aplicativo de planejamento de projetos mais popular? Também vale a pena pensar um pouco na popularidade das diferentes opções disponíveis no mercado. A opção mais popular pode não ser necessariamente a melhor opção para todos os gerentes de projeto, mas há vantagens que vêm com a popularidade, incluindo compatibilidade ao trabalhar com terceiros e familiaridade ao treinar novos contratados. As opções populares também são mais propensas a ter recursos online para superar alguns dos problemas mais comuns e realizar algumas das tarefas mais avançadas. Isso pode ser valioso porque pode poupar tempo e dinheiro para uma empresa, associados ao acesso a um suporte profissional.

  • É possível ter acesso remoto ao software de planejamento? Por fim, os decisores precisam pensar sobre quem realmente precisa de acesso ao sistema de planejamento de projetos e de onde vão trabalhar para acessá-lo. Em alguns casos, é tão simples quanto saber que os gerentes de projeto precisam ter acesso quando estão no escritório. No entanto, os arranjos de trabalho modernos nem sempre são tão simples e remotos, e as formas híbridas estão crescendo. Se o acesso remoto for necessário, este é um ponto importante que deve ajudar nas decisões de compra. Pode ser que uma opção baseada em nuvem forneça a melhor combinação de acessibilidade e segurança nessas situações, porque tais soluções tendem a ser acessíveis por meio de qualquer dispositivo ligado à Internet com um navegador moderno. Isso significa que os funcionários tendem a encontrar menos problemas de compatibilidade ao longo do caminho.

Quais são as tendências mais relevantes de softwares de planejamento de projetos?

As tendências mais destacadas relacionadas aos aplicativos de planejamento de projetos também precisam ser cuidadosamente consideradas antes de fazer uma compra. É importante encontrar uma solução que tenha sido projetada considerando essas tendências atuais. Caso contrário, os gerentes de projeto correm o risco de adquirir uma solução que ficará desatualizada ou não atenderá às expectativas. Algumas das tendências de software e tecnologia mais importantes a serem consideradas incluem:

  • Maior uso da inteligência artificial: A tendência da inteligência artificial (IA) tornando-se mais avançada e confiável pode ser encontrada em muitas categorias de software diferentes, mas é especialmente relevante para o gerenciamento de projetos. De fato, os analistas da Gartner preveem que nada menos que 80% (artigo em inglês) da carga de trabalho atual de um gerente de projeto pode ser eliminada até 2030, à medida que a inteligência artificial continua a melhorar e se torna predominante. Isso vale especialmente para tarefas como coleta de dados, monitoramento de progresso e tarefas ligadas a produção de relatórios. Pensando nisso, faz sentido que as empresas comecem a investir em soluções que já fazem uso de recursos de IA para automatizar algumas das tarefas mais repetitivas ou previsíveis que consomem tempo desnecessariamente quando os gerentes de projeto poderiam estar realizando atividades mais complexas. Além disso, a IA e o machine learning podem usar dados históricos para identificar padrões, o que pode ser inestimável para criar fluxos de trabalho de projeto que minimizem riscos e otimizem resultados.

  • A ascensão da gestão de projetos na metodologia Agile: O conceito de gestão de projetos Agile não é novo, mas está ganhando mais força, em grande parte porque oferece maior flexibilidade e funciona como uma metodologia já estabelecida, que permite que mudanças repentinas e até frequentes sejam feitas durante o ciclo de vida do projeto. Em empresas que realizam projetos Agile regularmente, ou onde projetos Agile provavelmente serão um recurso no futuro, é importante investir em uma solução de planejamento de projeto que inclua recursos relevantes e suporte a estrutura Agile em geral.

  • Maior demanda por acesso móvel: Os modelos de trabalho híbrido e remoto estão se tornando mais comuns. Isso significa que a ideia de realizar tarefas a partir de um único dispositivo, em um único local, não é mais a realidade de muitos gerentes de projeto. Em vez disso, os gerentes de projeto precisam acessar suas principais ferramentas de qualquer lugar – usando dispositivos portáteis como smartphones ou tablets –, o que leva a uma demanda maior por acessibilidade móvel. Com isso em mente, vale a pena avaliar as ferramentas de planejamento de projetos disponíveis e identificar aquelas que oferecem um aplicativo móvel complementar ou fornecem acesso ao software baseado em nuvem por meio de um navegador móvel.

Fontes:

Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório do Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:

  1. Melhor software de planejamento de projetos 2021 - (página em inglês) - Capterra (Data de acesso: quinta-feira, 14 de outubro de 2021)

  2. Gartner informa que 80% das tarefas atuais de gestão de projetos serão eliminadas até 2030 à medida que a inteligência artificial assume o controle - (página em inglês) - Gartner (Data de acesso: sexta-feira, 15 de outubro de 2021)