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Tudo sobre Software de Gestão de Encomendas
Índice
O que é software de gestão de encomendas?
O software de gestão de encomendas facilita a gestão de encomendas desde a aceitação inicial até a remessa final. Seus principais recursos incluem processamento de pedidos, controle de estoque, catalogação de produtos e gestão de distribuição. Essas soluções ajudam empresas a coordenar suas operações da cadeia de fornecimento e gerenciar estratégias de vendas multicanal. Além disso, esses sistemas oferecem recursos como processamento de pagamento, marketing multicanal e gestão de relacionamento com o cliente.
Essa categoria de software está relacionada aos sistemas de eCommerce , sistemas para entrada de encomendas e software de gestão de estoque .
Os benefícios do software de gestão de encomendas
Atualmente, lojas tradicionais e online estão enfrentando desafios relacionados ao aumento dos canais de marketing, expectativas de entregas mais rápidas e cadeias de fornecimento complexas. Para manterem-se competitivos, é importante que os estabelecimentos comerciais garantam que os pedidos sejam atendidos e enviados imediatamente e com exatidão. O software de gestão de encomendas ajuda empresas a reduzir os tempos de entrega de pedidos e a ganhar mais controle sobre os processos associados. Esses sistemas oferecem benefícios que incluem:
- Melhor atendimento ao cliente: o software de gestão de encomendas fornece atualizações de status em tempo real para clientes, permitindo que prevejam a entrega. O software armazena detalhes como endereço de entrega e forma de pagamento quando um novo cliente insere seus dados pela primeira vez. Isso elimina a necessidade de o mesmo cliente inserir novamente os dados para futuros pedidos, permitindo que fechem a compra mais rapidamente.
- Redução nos erros de processamento do pedido: é fácil ocorrer erros quando se administra volumes enormes de pedidos de múltiplos canais. Por meio de recursos como identificação com código de barras, o software de gestão de encomendas garante que os pedidos sejam enviados aos destinatários certos.
- Processamento rápido de pedidos: o software de gestão de encomendas fornece um banco de dados centralizado em que as informações relacionadas ao armazém, envio, níveis de estoque e funcionários são armazenadas. Isso permite que os representantes de vendas acessem as informações necessárias sem ligar para o escritório ou fazer malabarismos com inúmeras planilhas.
Recursos típicos de um software de gestão de encomendas
- Entrada de pedidos: registre os pedidos recebidos no sistema.
- Rastreamento de pedidos: rastreie pedidos e status à medida que se movem pela cadeia de fornecimento e chegam ao consumidor.
- Gestão de pedidos em atraso: gerencie pedidos de produtos que no momento não estão disponíveis devido a falta de estoque.
- Gestão de catálogos: crie e gerencie catálogos digitais de produtos, incluindo detalhes como preço e especificações.
- Gestão de estoques: monitore o estoque disponível e gerencie o fluxo de produtos de armazéns para o ponto de venda.
O que levar em consideração ao comprar um software de gestão de encomendas
- Recursos móveis: verifique se a solução que você considerando comprar tem um aplicativo móvel. Em caso afirmativo, avalie também se o aplicativo incorpora as mais recentes tendências de mercado/tecnologia, por exemplo, alertas automatizados baseados em eventos.
- Digitalização de código de barras: os códigos de barras 1-D mais comuns em uso atualmente são UPC, código 128 e código 39. Pesquise e determine de quais códigos de barras a sua empresa precisa para assegurar que o software que você selecionar seja compatível com os requisitos do seu código de barras. A maioria dos varejistas deve escolher códigos de barras UPC, enquanto o código 128 é geralmente usado em distribuição e transporte. O código 39 é usado principalmente no setor automotivo e de defesa.
- Escala: para organizações crescerem sem incorrer custos repetidos com software, elas precisam garantir que o software que escolherem tenha escala. O sistema deve ser flexível para acomodar cenários de negócios em evolução, por exemplo, mais funcionários/clientes e um catálogo de produtos expandido.
Tendências relevantes do software de gestão de encomendas
- Robôs na gestão de estoques e entregas: empresas estão usando robôs para verificar e reabastecer seus estoques. Robôs podem pegar pedidos e movê-los para os destinos desejados. Sistemas de aprendizagem cognitiva e sensores permitem que os robôs avaliem a qualidade do produto e um algoritmo orienta toda a operação. O software de gestão de encomendas monitora o andamento das entregas em tempo real. A UPS usa uma ferramenta de GPS com IA chamada ORION para criar rotas eficientes para sua frota. O ORION cria essas rotas com base no feedback do cliente e do motorista.
- Internet das coisas (IoT na sigla em inglês) e automação: a IoT conecta um grupo de dispositivos/equipamentos para criar uma rede na qual os elementos conectados trocam dados entre si e trabalham em conjunto. À medida que cada elemento alimenta informações relevantes para outro ativar/modular uma resposta adequada, as operações de armazém são automatizadas e otimizadas. Por exemplo, depois que um scanner lê o código de barras em um produto, ele pode instruir um veículo guiado automatizado (AGV na sigla em inglês) para transportar e armazenar o produto em uma prateleira específica.