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Tudo sobre Ferramentas de Controle de Qualidade
Índice
O que são ferramentas de controle de qualidade?
Ferramentas de controle de qualidade (QMS na sigla em inglês) são plataformas empresariais que automatizam o processo de rastreamento e controle de falhas em produtos. Gerentes podem usar o software para verificar a qualidade final e garantir melhorias nos processos, na produção e na receita.
O software ajuda a identificar, isolar e corrigir defeitos imprevistos em produtos que poderiam acabar não atendendo às necessidades do cliente Ele também fornece as ferramentas para avaliar a eficácia de tentativas de reparo e auxilia na manutenção da conformidade do produto de acordo com os regulamentos internacionais.
O QMS automatiza os fluxos de trabalho e permite que os fabricantes coletem dados de usuários, os analisem e implementem medidas corretivas para retificar quaisquer falhas.
Os benefícios das ferramentas de controle de qualidade
Manter a consistência e a boa qualidade é o objetivo de todos os negócios. As ferramentas de controle de qualidade ajudam as empresas a:
- Melhorar a satisfação do cliente: o segredo do crescimento do negócio é oferecer produtos e serviços de máxima qualidade aos usuários finais. Implementar ferramentas de controle de qualidade ajuda empresas a atender os requisitos dos clientes. Além disso, consolida a confiança na sua marca, aumentando a fidelidade dos clientes. O controle de qualidade leva em consideração o feedback dos clientes de forma que as equipes possam fazer melhorias nos processos.
- Eliminar o retrabalho para ser mais eficiente: ao implementar os procedimentos de qualidade, o desempenho da produção é continuamente avaliado. Quando ocorrem falhas, medidas corretivas são tomadas imediatamente. Isso economiza tempo e melhora a eficiência à medida que técnicas de avaliação corretas são aplicadas para o bom desempenho consistentemente.
- Melhorar o desempenho financeiro: os processos de controle de qualidade podem levar consistentemente a produtos de boa qualidade e menos defeitos. Isso reduz os custos gerais devido à redução do retrabalho, menos requisitos no trabalho de campo e menor quantidade de rejeitos do processo de produção. Tudo isso melhora o desempenho financeiro do seu negócio.
- Aumentar a participação no mercado: com a elevada competição do mercado, gerenciar suas estratégias e a visibilidade no mercado andam lado a lado. As ferramentas de controle de qualidade podem ajudar a gerenciar os riscos e os custos, permitindo fazer melhorias no processo de desenvolvimento. Isso torna o sistema livre de falhas e capaz de reagir rapidamente às oportunidades do setor, melhorando sua participação no mercado.
Recursos típicos das ferramentas de controle de qualidade
A seguir, alguns dos recursos mais comuns das ferramentas de controle de qualidade:
- Gestão de auditoria: programe e conduza inspeções e auditorias periódicas. Assegure que os processos de produção sejam de acordo com os padrões organizacionais e do setor.
- Gestão de conformidade: monitore e gerencie a não conformidade em serviços, produtos, processos ou fornecedores para assegurar que todas as falhas sejam detectadas a tempo.
- Controle de documentos: organize documentos relacionados a todos os estágios de um produto em um banco de dados centralizado. Gerencie e controle a criação, a aprovação e a distribuição de documentos e processos para assegurar que eles cumpram os regulamentos do setor.
- Ações corretivas e preventivas (CAPA na sigla em inglês): crie um fluxo de trabalho para investigar a causa-raiz ou erro em produtos/processos e tome medidas para impedir a recorrência dos erros.
- Gestão de riscos: identifique, avalie, atenue e relate riscos.
- Controle de qualidade do fornecedor: qualifique, selecione e supervisione os parceiros da cadeia de fornecimento. Monitore problemas do fornecedor, por exemplo, instâncias de não conformidade.
- Gestão de reclamações: obtenha, supervisione e avalie o feedback do cliente e as reclamações relacionados aos produtos e serviços. Solucione reclamações e melhore a satisfação do cliente.
O que levar em consideração ao comprar ferramentas de controle de qualidade
As ferramentas de controle de qualidade informam sobre os riscos e os defeitos nos fluxos de trabalho por meio de relatórios detalhados. Consequentemente, selecionar um fornecedor e a ferramenta certa exige ampla pesquisa dos requisitos do seu negócio e das ferramentas disponíveis no mercado. Antes de comprar uma solução, considere alguns fatores importantes:
- Flexibilidade para adaptar-se aos processos existentes: na maioria das vezes, as empresas levam anos para estabelecer seus procedimentos, que podem dificultar a mudança para implementar QMS. O software tem que ser flexível para atender os requisitos da sua empresa com o mínimo de interrupção dos processos existentes. Um software genérico talvez nem sempre será a resposta se você quiser uma certa personalização. Leve em consideração um software que pode configurar fluxos de trabalho, modelos de relatórios, listas de verificação de auditoria, etc.
- Capacidade de integrar-se perfeitamente a outros sistemas: garantir a qualidade do produto é vital, mas improvável se as suas várias ferramentas estiverem trabalhando isoladamente. É essencial que as áreas operacionais tenham visibilidade de todos os processos. Isso ajuda a resolver problemas de qualidade mais rapidamente e impede qualquer perda na produção. A compatibilidade do QMS com outros sistemas pode otimizar as operações e assegurar o fluxo rápido de informações para manter a qualidade.
- Recurso de analisar dados e gerar relatórios: vários processos funcionam em sincronia com o QMS, que gera grandes volumes de dados. As empresas precisam focar a análise desses dados usando uma ferramenta de geração de relatórios. Elas devem obter informações sobre falhas nos produtos e gerar tendências, que podem ser usadas para melhorar processos de desenvolvimento. Consequentemente, a capacidade de gerar relatórios sobre parâmetros como riscos, custos e principais indicadores de desempenho (KPIs na sigla em inglês) pode ser altamente benéfica para os negócios. Considere adicionar uma ferramenta de geração de relatórios terceirizada ao seu QMS.
Tendências relevantes das ferramentas de controle de qualidade
- A Internet das coisas (IoT na sigla em inglês) detectando problemas nos estágios iniciais: visto que a IoT permite que dispositivos interajam entre si, as coisas ficaram mais fáceis para os gerentes de qualidade. A IoT dá uma vantagem à controle de qualidade, com a ajuda de processos digitalizados e sensores conectados. Ela aproveita dados e os analisa para a tomada de decisão proativa. Por exemplo, a IoT pode detectar quando um material abaixo do padrão entra na cadeia de fornecimento ou quando um atributo do produto se desvia dos critérios de qualidade predefinidos. A detecção precoce economiza muitos custos e retrabalho.
- A mobilidade conectando diversos aspectos do negócio: gerentes de qualidade precisam aproveitar o uso crescente de celulares para se manterem atualizados em tempo real com relação a cada mudança nos procedimentos. A comunicação entre vários segmentos, como locais de fabricação, departamentos de TI e operadores de qualidade, acelera a tomada de decisão rápida. Ela também reduz o custo de coleta de dados e análise em 75%.