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Sistemas de Workflow
Os sistemas de workflow coordenam o fluxo de trabalho e garantem a implementação correta de mudanças ou alterações. As ferramentas de workflow também oferecem um ambiente colaborativo que permite às empresas monitorar e avaliar facilmente seus processos. Os softwares workflow coordenam o ambiente de negócios, facilitam o acesso instantâneo a dados precisos e atualizados sobre projetos e desempenho, agendam e sincronizam alterações e testam a eficácia das estratégias nos negócios. O sistema de workflow está diretamente relacionado às ferramentas de gestão de projetos e às ferramentas de gestão de tarefas. Leia mais Ver menos
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Recursos
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- Arrastar e soltar
- Gerenciamento de documentos
- Pesquisa e filtro
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Tudo sobre Sistemas de Workflow
Índice
O que é um software de gestão de fluxo de trabalho?
Um software de gestão de fluxo de trabalho coordena o fluxo de tarefas diárias de trabalho e garante a implementação adequada dos processos de negócios. Esses sistemas fornecem um ambiente colaborativo que permite aos usuários monitorar e avaliar seus processos com facilidade.
Os sistemas de gestão de fluxo de trabalho ajudam as empresas a:
- Coordenar vários projetos e membros de equipe.
- Manter dados de projetos e desempenho precisos e atualizados.
- Sincronizar alterações em vários calendários (como Outlook, Google Agenda e iCal).
- Testar a eficácia das estratégias de negócios.
Os benefícios de um software de gestão de fluxo de trabalho
- Gestão eficiente de aprovações: no ambiente de negócios colaborativo dos dias de hoje, quase todos os processos envolvem gestão de aprovação. Isso significa que atrasos no processo de aprovação resultam em atrasos nos processos e eficiência reduzida. Um software de gestão de fluxo de trabalho automatiza várias etapas do processo de aprovação, permitindo que os usuários enviem solicitações de aprovação, atribuam aprovadores e definam prazos. Após a criação das solicitações de aprovação, esses sistemas enviam automaticamente notificações por e-mail para as partes responsáveis.
- Colaboração eficaz nos processos: a maioria dos processos no local de trabalho envolve colaboração de toda a equipe, colaboração entre departamentos e colaboração entre organizações. A gestão manual desses processos de colaboração com vários métodos consome muito tempo e é onerosa. Os sistemas de gestão de fluxo de trabalho ajudam os usuários a desenvolver, personalizar e monitorar os processos colaborativos com a ajuda de formulários personalizados, fluxos de processo, portais para solicitações de alteração de processos e gestão de aprovações.
- Melhoria na visibilidade do desempenho das equipes: um software de gestão de fluxo de trabalho serve como um local de armazenamento centralizado para dados relacionados a processos, incluindo tarefas em andamento, aprovações pendentes e concluídas e tarefas concluídas. Com o uso dessas informações, os sistemas de gestão de fluxo de trabalho criam relatórios sobre o desempenho dos processos em uma empresa. Os gerentes também podem implementar principais indicadores de desempenho (KPI na sigla em inglês) para os membros das equipes e avaliar os funcionários em atributos predefinidos, como pontualidade e eficiência.
Recursos típicos de um software de gestão de fluxo de trabalho
- Automação dos processos de negócios: desenvolva fluxos de trabalho de processos usando uma interface de arrastar e soltar. Os usuários podem adicionar formulários para capturar dados em cada etapa do processo.
- Gestão de tarefas: crie listas de tarefas e listas de verificação padrão para diferentes etapas dos processos e acompanhe o progresso das tarefas em tempo real.
- Configuração de fluxos de trabalho: ordene etapas (por exemplo, aprovação, avaliação etc.) em um processo e desenvolva fluxos de processos.
- Controles/permissões de acesso: gerencie o acesso a dados para indivíduos ou grupos com base em hierarquia ou departamento.
- Controle de processos de aprovação: gerencie as aprovações em várias etapas; as partes responsáveis são notificadas após a geração das solicitações de aprovação.
- Gerenciamento de calendários: acompanhe os prazos de atividades e tarefas usando um calendário. Os usuários podem sincronizar essas informações com soluções de calendário, como o Outlook e o Google Agenda.
O que levar em consideração ao comprar um software de gestão de fluxo de trabalho
- Geração de relatórios e análises: o software de gestão de fluxo de trabalho facilita as cargas de trabalho gerenciais, fornecendo relatórios de desempenho em tempo real em várias etapas dos processos, como em andamento, avaliação e aprovação. Esses sistemas também podem fornecer informações sobre a melhoria dos processos, ajudando os usuários a identificar gargalos e eliminar redundâncias. Os relatórios gerados por software também acompanham e mostram o desempenho individual e das equipes, ajudando os gerentes a elaborar planos de treinamento. As empresas devem definir claramente suas necessidades de relatórios e análises, além de avaliar ferramentas de gestão de fluxo de trabalho de acordo.
- Designer de formulários WYSIWYG: os dados dos processos são a parte mais importante dos sistemas de gestão de fluxo de trabalho. Esses dados não apenas garantem a qualidade das entregas em cada etapa, como também fornecem aos usuários informações sobre melhorias significativas de desempenho. Isso significa que a captura eficiente de dados é essencial para um software de gestão de fluxo de trabalho. Os designers de formulários do tipo "o que você vê é o que você obtém" (WYSIWYG na sigla em inglês) permitem que os usuários criem formulários com campos, fontes, formatos e layouts personalizados. Essa funcionalidade também permite que os usuários implementem uma lógica de processo (por exemplo, com base em uma seleção específica de formulários, um processo é encaminhado automaticamente para aprovação), garantindo o preenchimento dos campos obrigatórios em cada etapa. As empresas com recursos inadequados de captura de dados devem procurar sistemas de gestão de fluxo de trabalho que ofereçam essa funcionalidade.
Tendências relevantes de um software de gestão de fluxo de trabalho
- O aprendizado de máquina está impulsionando a automação na gestão de fluxo de trabalho: o aprendizado de máquina ajuda os usuários a desenvolver fluxos de trabalho e processos com o mínimo de envolvimento humano. As soluções habilitadas para aprendizado de máquina ajudam os profissionais de marketing a criar fluxos de trabalho automatizados para suas campanhas e permitem que outros usuários criem listas de tarefas e formulários de processo automatizados para cada etapa do processo. A adoção do aprendizado de máquina entre pequenas e médias empresas (PMEs na sigla em inglês) está crescendo. Uma pesquisa da Capterra constatou que 53% das PMEs estão usando ou planejam usar essa tecnologia em suas empresas nos próximos dois anos.
- Os chatbots terão um papel maior no software de gestão de fluxo de trabalho: os chatbots são interfaces de conversação que simulam a comunicação humana e ajudam os usuários com funções básicas. Os chatbots permitem que os usuários automatizem tarefas com a ajuda de instruções escritas. Como exemplo, os usuários podem instruir um chatbot a criar um novo fluxo de trabalho ou uma tarefa em um processo sem navegar manualmente pela solução. Com o aumento da adoção dos chatbots entre as PMEs, é esperado um aumento dos recursos habilitados para chatbots nos sistemas de gestão de fluxo de trabalho nos próximos anos.