18 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Sistemas MRP

Sistema MRP: os produtos dessa categoria gerenciam os requisitos de materiais para processos de manufatura. Também são conhecidos como sistemas MRP II (planejamento de recursos de fabricação). O sistema MRP permite gerenciar processos de negócios com mais eficiência para planejamento de produção e controle de estoque, garantindo que os materiais estejam prontamente disponíveis para atender às demandas de produção. O sistema MRP está relacionado ao sistema ERP, sistemas de execução de fabricação e sistema de programação de produção.

Planeie e programe com eficiência as necessidades de material para equilibrar a oferta e a procura com NetSuite MRP.
NetSuite MRP fornece visibilidade dos níveis de estoque e disponibilidade para planear com precisão os níveis de estoque necessários. Determina automaticamente quais materiais, máquinas e mão-de-obra são necessários, quando e onde para atender à procura com base na lista de materiais (BOM na sigla em inglês). Utilize um planeamento de cenários hipotéticos para que os planeadores possam ver o impacto de mudanças potenciais antes de se comprometerem com elas. Aloque o inventário e o inventário planeado para futuras construções a fim de garantir a disponibilidade. Saiba mais sobre o NetSuite

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O Odoo é uma solução integrada e fácil de usar para planejamento de necessidades de materiais, qualidade, manutenção e tudo relacionado ao gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM na sigla em inglês).
O monitoramento multinível intuitivo de lista de materiais do Odoo vincula-se a todo o estoque e ao catálogo de produtos do usuário. organize a produção por meio de operações, centros de trabalho e etapas detalhadas. Gerencie análise de custo, controle de horas e rastreamento de número de série de lotes com geração de relatórios em tempo real. Use códigos de barras para acelerar as operações de fabricação: leitura de lote ou número de série, cronômetro de início/pausa/parada, acionamento de solicitação de manutenção, passagem para a próxima etapa e muito mais. Saiba mais sobre o Odoo

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O Fishbowl é uma solução completa de gestão de estoques e fabricação que inclui planejamento de necessidades de materiais (MRP).
O software de gestão de estoques e fabricação Fishbowl automatiza e simplifica o processo de fabricação, para economia de tempo, redução de custos e melhoria da lucratividade. A gestão de estoques do Fishbowl inclui ordens de serviço avançadas, planejamento de necessidade de materiais (MRP), listas de materiais, leitura de código de barras e muito mais. Visualize dados em tempo real para ajudar a tomar decisões informadas e reduzir custos. Saiba mais sobre o Fishbowl

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O JobBOSS da ECi fornece as ferramentas de software empresarial necessárias para manter as lojas eficientes, produtivas e lucrativas.
O JobBOSS da ECi é um software de gerenciamento de lojas baseado em tarefas, projetado especificamente para fabricantes de modo personalizado e misto; é uma solução integrada desde a cotação até o pagamento no caixa que oferece visibilidade e controle completos de um negócio de manufatura. Disponível como um software na nuvem ou no local, cada opção oferece modelos de preços flexíveis e assinaturas mensais, permitindo escolher a melhor solução para o negócio. Os novos painéis do JobBOSS 2018 da ECi mostram as informações críticas dos negócios em tempo real. Saiba mais sobre o JobBOSS²

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Incorpore o planejamento de necessidades de materiais à contabilidade e gestão de estoques essenciais com recursos de gestão da cadeia de suprimento.
Incorpore estratégias da cadeia de suprimento à gestão de estoques do Cin7 Core com recursos de gestão da cadeia de suprimento e planejamento de necessidades de materiais. Considere a demanda do setor de vendas e os suprimentos de estoque disponíveis, transferências, produção, montagem e fornecedores para gerar sugestões de gestão de suprimentos. Use o planejamento de necessidades de materiais para comparar a demanda de vendas real com a demanda prevista considerando os suprimentos de estoque disponíveis e potencialmente disponíveis e determine quando os produtos devem ser produzidos internamente, comprados de fornecedores e entregues aos centros de distribuição. Saiba mais sobre o Cin7 Core

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O segredo de mais de 940.000 atacadistas, varejistas e fábricas em todo o mundo. Monitore facilmente o estoque, gerencie pedidos, fature, envie e muito mais.
O software inFlow Inventory é a maneira mais fácil de executar e gerenciar negócios baseados em itens. Este é o segredo de mais de 940.000 pequenas empresas de atacado, distribuição, varejo, manufatura e comércio eletrônico em todo o mundo. Provavelmente ele também funcionará para sua empresa! O inFlow ajuda a monitorar facilmente o estoque, gerenciar pedidos, faturar, enviar, gerar relatórios e muito mais. Suporte de nível internacional disponível via chat ao vivo, e-mail e telefone. Clique em Visitar Site para fazer uma avaliação gratuita de 14 dias agora. Saiba mais sobre o inFlow Inventory

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O ERPAG é um serviço de nuvem de ERP que abrange todos os processos de negócios de empresas de pequeno e médio porte.
Receba seus pedidos em diferentes canais de vendas e inicie ordens de serviço com base nas listas de materiais. RECURSOS: Renovação de pedidos. Atendimento de pedidos. Impressão de etiquetas. Acompanhamento de estoques (código de barras, série, lote). Lista de materiais com vários níveis. Gráficos de Gantt. Vários armazéns. Interface para vários idiomas. Produtos compostos (listas de materiais, kits, itens variáveis). Gerenciamento de nível de usuário. Módulo integrado de faturamento e compra. Integração de remetente (UPS, USPS, Fedex). Saiba mais sobre o ERPAG

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Software ERP ampliado, confiável e em tempo real, com funcionalidade enxuta e ágil, desenvolvido especialmente para empresas de manufatura de médio porte.
O software IQMS Manufacturing ERP fornece às empresas de fabricação discreta e por processos uma solução única para gerenciar e supervisionar todo o processo de manufatura. A solução abrangente permite uma abordagem modular e dimensionável enquanto elimina silos de dados. O IQMS ERP aumenta a visibilidade entre departamentos de maneira eficiente, com um sistema completo de cadeia de fornecimento, contabilidade e manufatura em tempo real que inclui qualidade, EDI, WMS, MRP, supervisão de produção/processo e muito mais. Saiba mais sobre o DELMIAworks

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O software Unleashed fornece uma plataforma para gerenciar com precisão o estoque em tempo real.
O software Unleashed oferece uma plataforma baseada na nuvem para todas as necessidades de gestão de estoques. O Unleashed permite que rastrear com facilidade e precisão o estoque, em tempo real e em vários locais. Observe todas as operações e processos de gestão de estoques em todos os depósitos, globalmente. Com essas informações dinâmicas de estoque, é possível tomar as melhores decisões de negócios orientadas por dados. O Unleashed também se integra a vários softwares de comércio eletrônico para oferecer uma solução comercial holística. Saiba mais sobre o Unleashed

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Solução de manufatura personalizada baseada na nuvem com cotações, inteligência comercial, gerenciamento de funcionários e muito mais.
O ShopVOX é uma solução abrangente de gestão, fácil de usar, baseada na Internet, para fabricantes personalizados. A solução inclui tudo o que é preciso para administrar uma loja - monitoramento de possíveis vendas, cotação, ordens de serviço, pedidos de compra, gestão e agendamento de trabalhos, aprovações de provas online, integração com Quickbooks, inteligência comercial, pagamentos online com cartão de crédito através do Authorize.net e muito mais. Ideal para - Empresas de sinalização - Empresas de impressão - Empresas de vestuário - Fabricantes personalizados - Bolsas de trabalho Saiba mais sobre o shopVOX

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Soluções líderes do setor em contabilidade de projetos, gestão de mão de obra, manufatura e inteligência comercial.
O Costpoint oferece a empreiteiros do governo recursos incomparáveis de gestão de projetos, contabilidade, mão de obra, geração de relatórios e conformidade, visando obter a capacidade exata necessária para aumentar a eficiência e melhorar a lucratividade. Especificamente criado para empreiteiros do governo e adotado por milhares de empreiteiros do governo, conquistou a confiança de órgãos e auditores federais. Saiba mais sobre o Deltek Costpoint

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Solução baseada na nuvem para gestão de matérias-primas e estoque de produtos. Os recursos incluem rastreamento de receita e faturamento.
Solução baseada na nuvem para gestão de matérias-primas e estoque de produtos. Os recursos incluem rastreamento de receita e faturamento. Saiba mais sobre o Craftybase

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O Epicor ERP é um software empresarial flexível e específico do setor para atender às necessidades precisas dos clientes de manufatura.
A Epicor Software Corporation impulsiona o crescimento dos negócios. Oferece um software flexível e específico do setor desenvolvido para atender às necessidades precisas dos clientes de fabricação. Mais de 45 anos de experiência com processos de negócios e exigências operacionais exclusivas dos clientes são incorporados a todas as soluções na nuvem ou no local. Com esse profundo conhecimento do setor, as soluções do Epicor melhoram o desempenho e a lucratividade e facilitam a complexidade para que os usuários possam se concentrar no crescimento. Saiba mais sobre o Kinetic

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Software visual e inteligente de planejamento de necessidades de materiais (MRP na sigla em inglês) desenvolvido para fabricantes em escala. Integra-se ao Xero, QuickBooks, Shopify, WooCommerce.
Software MRP sob medida para artesãos e pequenos fabricantes que vendem online (por exemplo, pelo Shopify). Deixa o controle de estoque e a gestão da produção para comerciantes online mais fácil do que nunca. Adequado para pequenas empresas que buscam dimensionar e estruturar operações diárias. Saiba mais sobre o Katana Cloud Inventory

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Flexibilidade é a palavra que resume o MIE Trak Pro. Sistema de planejamento de requisitos de materiais que ajusta todos os recursos como você precisa, sem pesar no bolso.
O MIE Trak Pro é uma solução fácil de usar para controle de produção e monitoramento de tarefas, desenvolvida para ajudar a aumentar os lucros operacionais sem aumentar as despesas gerais. O MIE Trak Pro integra dados dos cronogramas de produção com o estoque/lista de materiais para automatizar as compras, dar acesso às principais informações de itens do estoque para fazer compras, planejamento e programação de modo eficiente com base em parâmetros como prioridades e data de vencimento. O planejamento de recursos nunca foi tão fácil. Saiba mais sobre o MIE Trak Pro

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Solução de ERP moderna e completa: contabilidade, distribuição, CRM e muito mais. Software como serviço (SaaS na sigla em inglês) ou em seus servidores. Inclui dispositivos móveis; preço não é por usuário.
O Acumatica oferece soluções de negócios para empresas de pequeno e médio porte em todo o mundo. Desde a contabilidade on-line de várias empresas até as suítes completas de planejamento de recursos empresariais (ERP na sigla em inglês), as soluções flexíveis da empresa incluem: Finanças, distribuição, manufatura, serviço profissionais e trabalhos de campo, comércio eletrônico, construção, inteligência empresarial e gestão do relacionamento com o cliente (CRM na sigla em inglês). Todos são totalmente móveis para permitir o acesso de qualquer lugar em qualquer dispositivo usando um navegador. A flexibilidade do Acumatica também inclui a escolha de onde você implanta e as opções de licenciamento. Preço por recursos utilizados, não por usuário. Saiba mais sobre o Acumatica Cloud ERP

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O Genius Solutions oferece um software completo de planejamento de requisitos de materiais (MRP na sigla em inglês) para pequenos e médios fabricantes que lidam com fabricação personalizada, sob encomenda e engenharia sob encomenda.
O Genius Solutions oferece uma solução completa de planejamento de requisitos de materiais (MRP na sigla em inglês) para fabricantes personalizados de pequeno a médio porte, incluindo software, serviços de implementação e experiência em campo. O Genius ERP foi desenvolvida para fabricantes que lidam com fabricação sob encomenda, engenharia sob encomenda, personalização sob encomenda e montagem sob encomenda. Use dados em tempo real para obter uma supervisão completa da oficina: estimativa precisa, engenharia de produtos, controle de estoque e planejamento de produção. Simplifique a fabricação complexa com O Genius ERP. Saiba mais sobre o Genius ERP

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O Manufacturing Excellence é uma solução rápida, flexível e escalável para operações de manufatura usando registros digitais de produção (EBR/eDHR).
A solução de sistema de execução de manufatura (MES, na sigla em inglês) do MasterControl, o Manufacturing Excellence, contribui para a produção de qualidade das organizações de ciências biológicas, fornecendo registros de produção rápidos, flexíveis e escaláveis com registros eletrônicos em massa (EBR, na sigla em inglês) e registros eletrônicos de histórico de dispositivos (eDHR, na sigla em inglês). Com integrações de sistemas abrangentes e análise de dados avançada, o Manufacturing Excellence oferece implementação rápida, configuração simples, uso descomplicado e economia para aplicação em todas as linhas de produção. Saiba mais sobre o MasterControl Manufacturing Excellence

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O MRPeasy é um software de manufatura baseado na nuvem, acessível e fácil de usar para pequenos fabricantes (de 10 a 200 funcionários).
Gestão contínua de produção, estoque, clientes, compras, finanças e equipe com um software de manufatura completo. O MRPeasy ajuda os fabricantes a se manterem organizados com planejamento da produção e geração de relatórios precisos, resumo do estoque em tempo real, entregas exatas e pontuais e visão completa dos negócios. Chega de planilhas. Agora, é possível garantir um tempo de processo exato na cotação, evitar faltas de estoque, diminuir os níveis de inventário, melhorar a satisfação do cliente e muito mais. Saiba mais sobre o MRPeasy

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Planejamento de requisitos de materiais (MRP) – tecnologia acessível e de nível empresarial para fabricantes de pequeno e médio porte.
Soluções de gestão de estoques para fabricantes em crescimento: tecnologia de classe empresarial acessível para empresas de pequeno e médio porte. ERP + CRM para empresas que precisam de controle sobre crescimento, operações e lucratividade. Inclui todas as funções fundamentais de cadeia de fornecimento em um sistema: contabilidade, vendas, gestão de clientes e fornecedores, controle de estoque, fabricação e distribuição. Fabricação: produção sob encomenda, produção para estoque, modo misto. Saiba mais sobre o xTuple

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Um sistema abrangente de gestão de lojas 100% sem papel, baseado na Internet, para pequenas e médias empresas de manufatura. ERP/QMS/MES e muito mais.
Um sistema abrangente de gestão de lojas 100% sem papel, baseado na Internet, para pequenas e médias empresas de manufatura. Criado para gerenciar o complexo ambiente de fabricação por ordem de magnitude. Um sistema que permite visualizar todos os detalhes da sua empresa de manufatura. O ProShop é um software de ERP/MES e QMS 100% sem papel. Normalmente, o ProShop substitui de 3 a 6 sistemas de software para gerenciar toda a sua empresa. Saiba mais sobre o ProShop ERP

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Desfrute do processamento de dados superior com o servidor pronghorn do Focus 9.
O Focus 9 é um software ERP líder equipado com tecnologia ultramoderna pela Focus Softnet, um fornecedor de aplicativos empresariais diferenciado que cria produtos com recursos de ponta. O software na web abrangente, Focus 9, é repleto de ferramentas avançadas permitindo que as organizações nos setores otimizem as funções comerciais críticas, inclusive a gestão de capital humano, contábil e financeira, gestão de desempenho empresarial e gestão de relacionamento com o cliente. Saiba mais sobre o Focus X

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O MRP foi incorporado ao Fusion Operations, uma solução MES sem papel e escalável para dispositivos móveis, para planejamento, programação e muito mais.
O MRP é incorporado ao Fusion Operations, uma solução MES sem papel e escalável para dispositivos móveis, com o intuito de ajudar a gerenciar com eficiência o espaço do depósito, garantindo a disponibilidade de matérias-primas para a produção. Acompanhe as matérias-primas até o produto acabado com rastreabilidade de lote enquanto rastreia a quantidade de matérias-primas consumidas; crie fluxos de trabalho visuais de operações para reduzir o desperdício e a sucata; e encontre novas eficiências nas operações para atingir as metas de produção e entrega. Saiba mais sobre o Fusion Operations

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
Uma maneira adequada de gerenciar todo o seu negócio, a um custo menor e em escala global.
O Sage Business Cloud Enterprise Management, anteriormente conhecido como Sage X3, é um conjunto de softwares de ERP que inclui funcionalidade integrada para gestão financeira, vendas, atendimento ao cliente, distribuição, estoque, fabricação e inteligência comercial. O Sage Business Cloud é baseado na internet, independente de navegador e responsivo em dispositivos móveis. Ao mesmo tempo, também está disponível para implantação no local e como um serviço na nuvem da AWS gerenciada pelo Sage ou em uma nuvem fornecida pelo parceiro. Saiba mais sobre o Sage X3

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos
O programa simplifica o processo de fabricação.
Há mais de 40 anos, a Global Shop Solutions fornece um software de planejamento de recursos empresariais (ERP) integrado de fabricantes para fabricantes. O software de ERP oferece cálculo de estoque preciso, entrega pontual, qualidade, custos administrativos mais baixos, aumento de vendas, melhor atendimento ao cliente e dados em tempo real. Saiba mais sobre o Global Shop Solutions

Recursos

  • Gestão da qualidade
  • Gerenciamento de pedidos de compra
  • Gestão da produção
  • Gestão da cadeia de fornecedores
  • Listas de materiais
  • Rastreamento de estoque
  • Cobrança e faturamento
  • Orçamentos/estimativas
  • Gestão de fornecedores
  • Gerenciamento de documentos

Tudo sobre Sistemas MRP

Um sistema MRP (Manufacturing Resource Planning, em português Planejamento de Recursos de Produção) é essencialmente um sistema de gerenciamento de estoque baseado em computador que melhora a produtividade de uma empresa, reduzindo erros de gerenciamento de estoque e facilitando o acesso aos dados relacionados ao estoque. Esse sistema funciona a partir de um produto finalizado e trabalha de trás para frente, convertendo esse produto em uma lista de montagens, peças e materiais, juntamente com um cronograma estimado. Isso permite que a empresa veja prazos realistas para a produção de um determinado produto instantaneamente e entenda o que precisará ser comprado e fabricado para criá-lo.

Vários recursos são fundamentais em um sistema MRP. Incluindo a produção de uma lista de materiais, essencialmente uma lista completa dos materiais necessários para produzir um determinado produto, com quantidades, custos unitários, custos totais e desperdício. Também inclui a capacidade de produzir um plano mestre de produção, que é uma declaração de planejamento que inclui a capacidade atual e os prazos de entrega previstos para materiais ou peças que precisam ser encomendados. Um sistema de MRP também deve ser capaz de manter registros de estoque para que a capacidade imediata de produção de um determinado produto possa ser rapidamente verificada.

Um MRP eficaz beneficia os usuários por tornar o processo de planejamento de produção mais eficiente e preciso. Isso permite que uma empresa saiba, com um alto nível de detalhe, quanto tempo a produção de um item pode levar, quais materiais serão necessários, quanto esses materiais custarão, quanto tempo a produção levará e quanto dos materiais necessários já estão em estoque.

Um sistema MRP típico concentra-se em várias áreas, incluindo faturamento e gerenciamento de estoque. De fato, algumas soluções incorporam o MRP e os tipos de software mencionados acima em um sistema. Além disso, outros possuem interface com os sistemas relevantes para obter os dados dos quais precisam e atualizar esses sistemas quando necessário.

Ao considerar uma nova solução MRP, a empresa deve considerar se o conjunto de recursos de uma solução específica atenderá às suas necessidades e se há compatibilidade suficiente com os sistemas existentes para que possam trabalhar em conjunto. O nível de habilidade técnica dos funcionários que utilizam o software também deve ser considerado, bem como o custo do treinamento, se necessário. Para ser incluída na categoria de software MRP, uma solução geralmente inclui os seguintes recursos:

  • A capacidade de acompanhar o estoque existente na forma de produtos completos, peças e matérias-primas, facilitando a rápida determinação da viabilidade do cumprimento dos prazos

  • A funcionalidade de criar automaticamente uma lista de materiais detalhada que inclua uma análise detalhada dos materiais em um projeto, custos unitários e prazos previstos

  • Um sistema que compreenda a empresa toda e que possa atuar como autoridade única quando se trata de informações sobre o estoque e projetos em andamento

  • A capacidade de simular cenários para mostrar diferentes formas de execução

  • A capacidade de configurar locais diferentes para que o software possa distinguir entre os materiais locais e os que estão do outro lado do planeta, ao lidar com empresas globais com múltiplos locais

O que é um sistema MRP?

O sistema MRP permite que o processo de produção se torne mais eficiente. É um tipo de software usado para acompanhar pontos como o estado atual do estoque, prazos de produção, desperdício e custos unitários para que uma lista de materiais (BoM na sigla em inglês) precisa possa ser produzida rapidamente quando necessário. Isso reduz muito o tempo no processo de estimativa e cotação e diminui a possibilidade de erros, como imprecisões ao orçar um trabalho ou considerar materiais que não estão disponíveis.

Quando configurado corretamente, o software MRP pode atuar como autoridade única para os recursos disponíveis. Isso é crucial principalmente para grandes empresas com vários locais em que, de outra forma, seria muito fácil reservar os mesmos recursos para projetos diferentes acidentalmente. Usando este software, os recursos podem ser bloqueados para que esses recursos não possam ser reivindicados para mais nada até que sejam liberados. Um sistema MRP pode emitir pedidos de compra, ordens de serviço e relatórios automaticamente, garantindo que os materiais e as tarefas necessários sejam reservados ou solicitados e que as partes relevantes se mantenham informadas sobre o progresso de um projeto.

Os sistemas MRP são ferramentas eficazes para empresas criarem planos detalhados e eficientes para produção ou outros projetos, embora dependam de outras áreas da empresa para sua precisão. Por exemplo, o software MRP só pode planejar um projeto com precisão se as informações sobre o estoque estiverem precisas. Quando usado em conjunto com o software de gerenciamento de estoque, ou como parte de um conjunto de softwares maior que inclua ambos, pode proporcionar muitos benefícios. Por exemplo, reduzir a quantidade de estoque armazenado e os custos gerais de fabricação permite que as empresas ofereçam preços mais baixos a seus clientes ou que aumentem as margens de lucro.

Quais são os benefícios de um sistema MRP?

Os benefícios dos sistemas MRP estão centrados, principalmente, em tornar o processo de produção de um produto ou serviço mais eficiente, reduzindo os custos associados. Isto é alcançado com o refinamento das margens de erro no processo de estimativa para que a capacidade e o cronograma de uma empresa possam ser vistos sem precisar dedicar muito tempo e trabalho para resolver as questões manualmente. Algumas das vantagens mais específicas dos sistemas de MRP incluem:

  • Garantia sobre a disponibilidade de materiais e componentes: quando usado corretamente, um sistema MRP pode proporcionar à empresa a tranquilidade de saber que os materiais para um determinado projeto estarão disponíveis assim que o projeto for iniciado. A centralização dessas informações também garante que os recursos não sejam reservados para mais de um projeto.

  • Otimização do gerenciamento do estoque: uma solução MRP fará parte do sistema de gerenciamento de estoque ou se conectará a uma solução existente. isso permite que a solução forneça informações em tempo real quando verificar os níveis de estoque e garante que estes níveis sejam atualizados de forma imediata e precisa quando um projeto for agendado e o tempo dos recursos associados for alocado.

  • Minimização dos níveis de estoque e custos associados ao armazenamento: obter um controle mais preciso sobre seu gerenciamento de estoque permitirá que a empresa reduza sua margem de erro. Isso significa que a quantidade necessária de estoque pode ser reduzida, levando à diminuição do compromisso financeiro que a empresa precisa assumir sem ter um retorno específico no horizonte. O MRP também reduz o trabalho envolvido em manter os registros de estoque atualizados.

  • Redução dos prazos de entrega aos clientes: soluções MRP permitem um controle mais preciso do estoque e agendamento, podendo ajudar a reduzir os prazos de entrega dos projetos aos clientes. Isso se deve em parte a uma organização mais precisa, mas também porque certos atrasos causados pela necessidade de encomendar mais estoque, por exemplo, são evitados, em grande parte.

  • Aumento da produtividade no trabalho: as empresas que usam sistemas MRP geralmente desfrutam de um uso mais produtivo do tempo, evitando os atrasos já mencionados que podem ser causados pela falta de materiais e recursos adequados. Uma empresa também pode planejar melhor o cronograma de múltiplos projetos. Por exemplo, se uma empresa sabe que um projeto está aguardando a chegada de determinados materiais, ela pode organizar o cronograma levando isso em consideração e desviar esses recursos ociosos para outros projetos nesse meio tempo.

  • Melhoria geral na satisfação do cliente: todos os itens acima, desde custos reduzidos a prazos de entrega mais curtos, levam a uma experiência melhor para o cliente, o que, por sua vez, leva a uma melhor satisfação do cliente.

Quais são os recursos do sistema MRP?

Os recursos do sistema MRP são focados em melhorar a eficiência dos processos de fabricação ou prestação de serviços. Os recursos específicos podem variar significativamente de uma solução para outra, embora os principais recursos devam estar presentes em todos os sistemas MRP. Aqui estão alguns dos recursos mais comuns do software de planejamento de necessidades de materiais:

  • Relatório de custos: relatar os custos de um projeto pode ser um aspecto surpreendentemente demorado dos negócios quando uma empresa atinge um certo tamanho e complexidade. O que anteriormente levaria muitas horas verificando e cruzando planilhas, pode ser feito em apenas alguns cliques usando um software MRP. Além disso, o cálculo dos custos resultante será geralmente mais preciso do que um relatório de custos equivalente feito manualmente, pois o software cometerá erro apenas se os dados estiverem imprecisos.

  • Lista de materiais: produzir uma lista de materiais é uma parte crucial do planejamento de produção. Ela é a lista completa das matérias-primas, componentes e montagens necessários para um projeto, contendo números de desperdício, custos unitários e o custo total de materiais específicos. Uma lista de materiais será vinculada a uma fonte centralizada de dados, o que significa que as informações estarão sempre atualizadas.

  • Controle da produção: ter dados em tempo real sobre quais projetos estão em execução e quais materiais são destinados a um trabalho específico permite que a empresa tome decisões mais conscientes sobre o processo de produção. Isso idealmente permite que uma organização evite atrasos com um planejamento detalhado. Quando a situação não é a ideal, permite que uma organização tome melhores decisões sobre como lidar com atrasos causados por circunstâncias imprevistas e situações que estão fora do controle da empresa.

  • Planejamento de capacidade: planejar uma produção ou projeto vai muito além de verificar se há suprimentos suficientes armazenados. Os recursos humanos são um aspecto crucial de qualquer projeto. Informações sobre quais são os recursos disponíveis em um determinado momento são essenciais para saber a capacidade que uma empresa pode alcançar. Também ajuda a prevenir que uma empresa opere além dos próprios limites e, com isso, decepcione clientes por não cumprir prazos ou por produzir um produto de qualidade inferior.

  • Controle de inventário: muitos sistemas MRP fornecerão a capacidade integrada de monitorar estoques e inventário. Esse recurso possibilita que a empresa compare um projeto específico com o inventário disponível em tempo real. Também permite o pedido de novo estoque quando necessário, tendo a certeza de que o estoque é necessário naquele momento, e reduz o tempo de interrupção de um projeto devido à espera por suprimentos solicitados.

  • Análise de vendas: registros detalhados de projetos anteriores podem permitir uma análise aprofundada das tendências do mercado, permitindo que uma empresa preveja a demanda com mais precisão. Fazer previsões precisas sobre quais produtos e serviços terão alta demanda permite que uma empresa faça um uso mais eficiente de seu inventário, encomendando somente o que vai precisar.

  • Gerenciamento de ferramentas: materiais, componentes e mão de obra não são os únicos pontos a serem considerados ao calcular os recursos disponíveis. Ferramentas também são parte essencial da produção e prestação de serviços, e nenhuma empresa possui ferramentas ilimitadas. Com os sistemas MRP, a empresa pode levar em consideração suas ferramentas, principalmente as mais escassas e especializadas, para ter certeza de que uma ferramenta estará disponível quando for necessária para um projeto.

  • Gerenciamento de armazenamento: conseguir gerenciar o estoque com mais precisão capacitará uma empresa a fazer melhor uso de seu espaço físico. Se menos estoque precisar ser armazenado graças a um gerenciamento mais eficiente, menos espaço será necessário para armazená-lo, o que pode reduzir custos ou liberar espaço adicional para ser usado de outra maneira.

O que deve ser considerado ao comprar um sistema MRP?

Ao adquirir um software de planejamento de recursos de produção, é vital considerar a proposta de valor que este software traz para a empresa em questão. Alguns sistemas MRP serão mais adequados para empresas menores com um único local, enquanto outros serão mais adequados para organizações maiores com vários locais. Para empresas muito pequenas, um sistema MRP pode não ser nem mesmo necessário. Essas soluções de software podem ser implantadas tanto localmente quanto no modelo de software como serviço (SaaS na sigla em inglês), embora realmente esteja acontecendo uma migração geral dos negócios para SaaS como um todo neste setor, assim como em outros. Aqui estão alguns dos pontos mais importantes a serem considerados ao comprar um sistema MRP:

  • Quais são os principais recursos do MRP? O primeiro ponto a considerar na aquisição ou assinatura de um software tão importante são os recursos incluídos no pacote. Quanto mais recursos uma solução de software incluir, maior será o custo. Portanto, faz sentido fiscal considerar se uma empresa pode se beneficiar ao procurar uma solução mais barata com menos recursos ou se vale a pena para a empresa gastar mais dinheiro para obter uma solução com mais recursos. Também vale a pena considerar a facilidade de atualização, caso seja necessário para a empresa. Se uma empresa não precisa de certos recursos no momento, mas precisará no futuro, será necessário um processo tranquilo de atualização.

  • Quais são os custos associados ao MRP? Naturalmente, uma vez estabelecido que o conjunto de recursos incluídos em um sistema MRP cobre tudo que a empresa precisa, o próximo ponto a se considerar é o preço. Isso pode afetar o tipo de implantação, pois o software implantado no local tende a ser mais caro antecipadamente, enquanto o SaaS é mais um serviço do que um produto de software, além de ser mais acessível imediatamente. Se os recursos que a empresa precisa estão fora de alcance financeiramente, pode ser melhor esperar até que eles possam ser adquiridos, pois a compra de um software que não atende às necessidades da empresa trará benefícios limitados.

  • O MRP pode ajudar a empresa a alcançar seus objetivos? O próximo ponto a considerar é se o software em questão ajudará a empresa a atingir seus objetivos. De um modo geral, qualquer melhora na eficiência aproximará a empresa de seus objetivos, mas é importante verificar se o sistema MRP em potencial realmente melhorará o fluxo de trabalho e a produtividade da empresa.

  • O MRP é apropriado para o tamanho do negócio? Alguns sistemas MRP são destinados a empresas maiores, como aquelas que oferecem a capacidade de administrar localizações distintas. Isso é importante para empresas maiores com vários locais. Sem ele, uma empresa pode se encontrar em uma situação na qual seu MRP diz que tem os materiais para um projeto, quando, na verdade, os materiais estão em outro local do outro lado do mundo. Por outro lado, um pequeno negócio com um único local não precisa desse tipo de recurso.

  • O MRP é compatível com outros softwares essenciais? Uma solução de MRP precisará trabalhar com outras soluções de software para fazer seu trabalho. Os exemplos mais óbvios disso são softwares de controle de estoque e faturamento. Muitos benefícios que um sistema de MRP traz serão anulados se o software não puder se comunicar adequadamente com outras soluções de software relevantes. Por isso, é crucial garantir que uma possível solução de MRP seja compatível com qualquer outro software em uso.

  • O MRP torna os softwares existentes obsoletos ou redundantes? Seguindo a partir do último ponto, outro fator a considerar é se o sistema MRP em questão pode tornar desnecessário qualquer software existente. Uma empresa menor, que usa uma solução de gerenciamento de estoque limitada e implantada localmente, pode eliminar inteiramente esse sistema existente em favor de uma solução de MRP que lide com esses recursos.

Quais são as têndencias mais relevantes do sistema MRP?

As tendências mais relevantes dos sistemas MRP se concentram em melhorar ainda mais a eficiência de um ambiente de produção, além de fornecer insights mais profundos sobre a operação de um negócio. Aqui estão listadas as tendências mais relevantes no campo de planejamento de recursos de produção:

  • Maior resiliência da cadeia de suprimentos: À medida que os negócios se tornam cada vez mais globais, mesmo no nível das pequenas empresas, as cadeias de suprimentos estão se tornando mais longas e complexas. Uma tendência no MRP é o desejo de tornar as cadeias de suprimentos mais resilientes por meio de soluções de MRP capazes de analisar possíveis interrupções e contorná-las automaticamente.

  • Análise de dados mais profunda e inteligente: A quantidade de dados disponíveis para as empresas modernas está crescendo, mas o que é feito com esses dados é o aspecto complicado com o qual o MRP procurará lidar daqui para frente. As soluções de MRP provavelmente terão um impulso para analisar e interpretar o influxo de dados de várias fontes (como fornecedores, empresas de logística etc.), assim como dados de vendas anteriores e informações sobre desperdício e tempo de produção, por exemplo. Elas usarão esses dados para fornecer informações valiosas no futuro.

  • Estoque automático: Por mais que um sistema de MRP possa melhorar a eficiência da operação de produção de uma empresa, o erro humano ainda é um fator. Por isso, os desenvolvedores de software MRP provavelmente tentarão eliminá-lo por meio de estoque automático. Desde a coleta automatizada de itens até o registro automático de produtos que saem de um depósito, as soluções MRP procurarão remover todas as imprecisões do processo, tornando-as mais eficazes no que fazem.

Fontes

Os recursos destacados foram identificados com base em sua relevância e no percentual de produtos no diretório do Capterra que os oferecem. As seguintes fontes foram usadas para este documento:

  1. Página dos Sistemas MRP do Capterra (data de acesso: segunda-feira, 23 de maio de 2022)

  2. Planejamento de necessidades de materiais - Wikipédia (página em inglês) - (data de acesso: segunda-feira, 23 de maio de 2022)

  3. 5 tendências na tecnologia de MRP (página em inglês) - (data de acesso: segunda-feira, 23 de maio de 2022)

  4. Planejamento de necessidades de materiais (MRP) - Investopedia (página em inglês) - (data de acesso: segunda-feira, 23 de maio de 2022)