18 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Software para Biblioteca

Software para Biblioteca é uma categoria de software projetada para gerenciar e organizar os acervos de bibliotecas de forma eficiente. Esses softwares permitem catalogar livros, periódicos, mídias digitais e outros materiais, facilitando a busca, o empréstimo e a devolução de itens pelos usuários. A finalidade desses softwares é melhorar a gestão de bibliotecas, garantindo que o acervo seja organizado, atualizado e acessível para os usuários. Principais recursos incluem catalogação de materiais, controle de empréstimos, histórico de leitores, pesquisa por palavras-chave, reserva de itens e relatórios de uso. Bibliotecas de instituições educacionais, empresas e organizações públicas podem se beneficiar do uso de Software para Biblioteca para oferecer serviços mais eficientes e aprimorar a experiência dos usuários. Com a digitalização de materiais e a necessidade de oferecer recursos online, esses softwares estão em constante evolução. Tendências atuais incluem recursos de leitura digital, integração com catálogos online e uso de inteligência artificial para recomendações de leitura.

Software de gestão de bibliotecas baseado na Internet para ajudar locais e distritos únicos a reduzir custos e economizar tempo com a instalação de um ponto. Saiba mais sobre o Mandarin
O Mandarin M5 é um catálogo online moderno que está totalmente na Internet. O M5 fornece acesso a recursos de biblioteca de qualquer estação de trabalho, na biblioteca ou remotamente. O M5 ajuda bibliotecas únicas, bibliotecas com vários locais e distritos escolares a reduzir custos e economizar tempo com instalações, manutenção e atualizações de um ponto. O suporte técnico é renomado e está disponível sem interrupção. Acesse o site de demonstração do M5 hoje mesmo e veja como será o futuro! Saiba mais sobre o Mandarin

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
Conjunto de aplicativos que automatiza todas as funções diárias de bibliotecas e centros de mídia.
O Surpass é um conjunto completo de aplicativos que automatiza todas as funções diárias das bibliotecas. O Surpass é uma solução de automação para distritos de escolas primárias e secundárias, bem como para bibliotecas públicas, universitárias, empresariais e especializadas. O Surpass também oferece um pacote especial para bibliotecas de igrejas. O Surpass Hosting Service oferece às bibliotecas a capacidade de colocar todo o sistema online, sem a necessidade de servidores internos ou equipe de TI. Saiba mais sobre o Surpass

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
O Destiny Library Manager é um sistema completo de gerenciamento de bibliotecas que pode ser acessado de qualquer lugar e sem interrupção.
Mais escolas e distritos dos ensinos fundamental e médio usam o Follett Destiny Library Manager para gerenciar recursos de biblioteca se comparado a qualquer outra plataforma. Existe uma razão pela isso: a solução não apenas permite que bibliotecários e administradores acompanhem em tempo real um estoque de bibliotecas e ativos de mídia, mas também oferece aos alunos um meio divertido de descobrir e ler. Saiba mais sobre o Follett Destiny Library Manager

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
Software de biblioteca Windows SQL que inclui circulação, catalogação, catálogo on-line (WebOPAC2), geração de relatórios etc, tudo em um pacote.
Tendo dois excelentes sistemas de software de bibliotecas, o conjunto de redes G4 ou serviços de internet hospedados na nuvem são ambos dinâmicos, altamente versáteis e fáceis de usar por todos os tipos de bibliotecas. Dirigido por bibliotecários que dizem o que precisam e o que desejam em um programa; foram incluídos recursos como Ponto Livre e recuperação e enriquecimento de registros Click MARC, recursos de várias coleções, até controle de livros didáticos, sessões remotas de suporte a produtos baseados na internet. Soluções completas, acessíveis e bem pensadas. Saiba mais sobre o Genesis G4

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
O software de bibliotecas Alexandria é personalizável, fácil de usar, acessível de qualquer dispositivo em qualquer navegador e conta com um suporte sem interrupção.
O software de automação de bibliotecas Alexandria capacita bibliotecários e clientes com interfaces, configurações e opções de hospedagem personalizáveis. Acesse o catálogo de qualquer dispositivo e em qualquer navegador – sem usar aplicativos. Além disso, com suporte ao cliente sem interrupção, o usuário é auxiliado em todas as etapas. O Alexandria é uma solução avançada de automação de bibliotecas com mais de 10 mil usuários, desenvolvida para acomodar as necessidades de todas as bibliotecas, independentemente do tamanho ou da configuração. Saiba mais sobre o Alexandria

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
Sistema integrado de bibliotecas que economiza tempo e dinheiro e facilita a gestão de toda a coleção e circulação das bibliotecas.
O Evolve ILS é usado em bibliotecas de tamanhos variados, de 5 mil a 200 mil títulos. O sistema de gestão de bibliotecas Evolve é um sistema de biblioteca integrado de última geração que economiza tempo e dinheiro e facilita a gestão de toda a coleção e circulação das bibliotecas. Criado para uso em bibliotecas públicas, escolares, acadêmicas e especiais, o Evolve lida com rapidez e facilidade com suas atividades diárias, liberando os funcionários para atender seus clientes com outros serviços valiosos. Saiba mais sobre o Evolve Library

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
Sistema de gerenciamento de literatura projetado para bibliotecas.
Sistema de gerenciamento de literatura projetado para bibliotecas. Saiba mais sobre o LITTERA

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
Solução baseada na nuvem que permite às empresas gerenciar recursos digitais, importar/exportar dados, gerar relatórios personalizados, entre outros.
O Liberty é um sistema de gestão de bibliotecas, conteúdo e conhecimento versátil e envolvente. É uma solução funcional e personalizável. Disponibiliza uma plataforma para a descoberta e a entrega de recursos tradicionais e digitais, oferecendo conteúdo eletrônico em qualquer lugar, a qualquer hora, em dispositivos móveis modernos. O Liberty é um parceiro econômico para funcionários de bibliotecas com pouco tempo, para aumentar a eficiência do fluxo de trabalho e fornecer serviços de valor agregado aos usuários da biblioteca. Saiba mais sobre o Liberty

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
O Auto Librarian Cloud é um programa completo de gestão de bibliotecas baseado na internet com um custo razoável. Acesso em duas camadas para usuário/administrador.
O novo Auto Librarian Cloud é leve e super-rápido. Os recursos de pesquisa de catálogo permitem que todas as categorias sejam pesquisadas simultaneamente. Sistema intuitivo de guia de menu para acesso rápido a qualquer opção do menu. Guia de circulação rápida para eficiência de check-out, check-in e multa. Grades de material/usuário permitem vários níveis de pesquisa e são paginados instantaneamente. Todos os níveis de relatórios de materiais, circulação e usuários. A área de configuração proporciona flexibilidade administrativa completa. Conexão SSL segura. Saiba mais sobre o Auto Librarian

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
Os sistemas integrados de biblioteca da Lucidea oferecem eficiência, inovação, integração e acesso, para gestão de informações/conhecimento em uma única parada.
O SydneyEnterprise e o GeniePlus foram criados especificamente para fornecer recursos integrados de gestão do conhecimento e sistema de biblioteca. Em vez de adicionar funcionalidade aos produtos existentes, a Lucidea oferece o primeiro ILS desenvolvido a partir do zero, tendo em mente os profissionais do conhecimento. Os aplicativos são flexíveis e multifuncionais, fornecendo serviços de biblioteca tradicionais para usuários globais ou móveis, enquanto aproveitam totalmente as assinaturas online, mecanismos de pesquisa de terceiros e repositórios internos de conhecimento. Saiba mais sobre o Lucidea Integrated Library Systems

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
O Apollo é um ILS para bibliotecas públicas. Elegante e premiado. Apresenta integração fácil e rápida com terceiros. Todas as páginas são em HTTPS.
O Apollo foi eleito o Produto do Ano em 2016 e 2017. O ILS da Biblionix superou todos os outros produtos na competição Modern Library Awards. A Biblionix se dedica exclusivamente a bibliotecas públicas. E o Apollo é fornecido na nuvem com todas as vantagens da plataforma de serviços de biblioteca (LSP na sigla em inglês). Assim, é possível obter integrações, recursos e atualizações rapidamente, sem a necessidade de suporte técnico. Saiba mais sobre o Apollo

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online
Solução de automação de biblioteca.
Solução de automação de biblioteca. Saiba mais sobre o Bibliovation

Recursos

  • Gestão de séries
  • Gestão de usuários
  • Catálogo online
  • Cobrança de tarifa
  • Gestão de ativos digitais
  • Gestão de circulação
  • Gestão de prateleiras de reservas
  • Gestão de periódicos
  • Gestão de estoques
  • Catálogo online

Tudo sobre Software para Biblioteca

O que é software para biblioteca?

Software para biblioteca ajuda escolas, faculdades e bibliotecas públicas e privadas com atividades que incluem manuseio de livros, aquisição de títulos, criação de catálogos, indexação e circulação. Esse software automatiza as principais operações da biblioteca, que são de natureza repetitiva, além de permitir que os bibliotecários pesquisem títulos em um registro central de livros, atribuam números de série exclusivos aos títulos, classifiquem livros e acompanhem a localização dos títulos dentro do sistema bibliotecário. O sistema para biblioteca também supervisiona livros com prazo de devolução vencido, calcula taxas para devoluções com atraso e mantém registros de receitas geradas por assinaturas, multas, penalidades e associações.

Os benefícios do software para biblioteca

  • Modernizar atividades da biblioteca: as bibliotecas atuais geralmente gerenciam enormes coleções de títulos e recursos. Os métodos manuais de gestão não são realistas nesta era digital e o sistema para biblioteca substitui métodos passados (por exemplo, catálogos de cartões, cartões físicos com data de vencimento) de gestão de catálogos. Ao gerenciar uma quantidade ilimitada de registros de livros e otimizar a entrada e o rastreamento de dados, as bibliotecas e seus funcionários modernizaram-se efetivamente por meio do uso desses sistemas.
  • Rastreamento de títulos/entrada de dados sem erros: o software para biblioteca usa scanners de radiofrequência (RFID na sigla em inglês) para registrar livros que entram e saem enquanto registra dados do usuário, evitando que os bibliotecários insiram manualmente essas informações e impedindo erros durante a entrada de dados.
  • Acesso móvel: as opções populares de software para biblioteca oferecem aplicativos móveis para usuários e funcionários. Os usuários podem facilmente pesquisar o catálogo da biblioteca, enviar solicitações de espera e acessar recursos digitais disponíveis a qualquer momento pelo smartphone.

Recursos típicos do software para biblioteca

  • Código de barras/RFID: use tecnologias de RFID e código de barras para gerenciar retiradas e devoluções, etiquetamento, gestão de prateleiras e detecção antifurto.
  • Gestão de catálogos: mantenha um catálogo de recursos da biblioteca (por exemplo, livros, periódicos e boletins informativos).
  • Pesquisa: permita que os usuários pesquisem o catálogo da biblioteca e encontrem informações como localização e disponibilidade do livro.
  • Autoatendimento para retirada e devolução: permita que os usuários retirem e devolvam itens da biblioteca usando computadores da biblioteca e/ou terminais dedicados.
  • Gestão de circulação e números de série: gere números de identificação exclusivos (ou etiquetas) para todo o conteúdo e os usuários da biblioteca e monitore o status e a localização dos recursos da biblioteca.

O que levar em consideração ao comprar um software para biblioteca

  • Facilidade de uso aliada a excelentes ofertas de suporte. Pode ser difícil para qualquer usuário não técnico entender a interface, os recursos e as funcionalidades de um novo software. Antes de fazer uma compra, as bibliotecas precisam assegurar que o sistema que escolherem tenha uma curva de aprendizado breve, respaldada por um suporte de qualidade que esteja pronto para ajudar sempre que os funcionários tiverem dificuldades ou não souberem solucionar problemas sozinhos.
  • Avaliações/demonstrações. Antes de comprar um sistema para biblioteca, é preciso testá-lo para assegurar que ele atenda às suas necessidades. Depois de testar algumas ferramentas para biblioteca, tome uma decisão melhor e mais informada sobre qual é melhor para a sua biblioteca.

Tendências relevantes do software para biblioteca

  • A inteligência artificial (AI na sigla em inglês) melhorará a experiência do usuário: a AI está agitando vários mercados e, embora ainda não tenha causado um impacto significativo no âmbito das bibliotecas, alguns – softwares para bilbioteca estão sendo aprimorados por aplicativos de AI. A inteligência artificial no software para biblioteca pode melhorar as experiências do usuário, rastreando dados sobre preferências de autor e livro, tempo médio de leitura e mais, além de fazer recomendações de conteúdo futuro. Esses dados ajudarão as bibliotecas a identificar livros, autores, categorias e publicações mais procurados para direcionar os catálogos aos usuários e maximizar os fundos limitados.
  • Mudança de software para biblioteca no local para baseado na nuvem: muitas bibliotecas começaram a mudar do desenvolvimento de software tradicional no local, que historicamente exigia grandes investimentos em TI, para um modelo mais flexível e econômico, baseado na nuvem. Espere a continuação dessa tendência nos próximos anos, à medida que mais bibliotecas procurarem cortar custos e liberar os funcionários para que se concentrem nos usuários.