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Sistemas de Atendimento ao Cliente

Sistema de atendimento ao cliente: os produtos dessa categoria permitem que uma organização gerencie e rastreie o relacionamento com o cliente e os serviços de suporte. Desde o rastreamento de problemas até os relatórios de resolução de reclamações, o sistema de atendimento ao cliente permite que as organizações gerenciem e avaliem a qualidade de suas interações com os clientes. Os aplicativos de atendimento ao cliente também auxiliam no gerenciamento e na distribuição de uma base de conhecimento interna, fornecendo aos representantes de atendimento ao cliente as informações necessárias para solucionar as reclamações dos clientes. O sistema de atendimento ao cliente está relacionado ao sistema de call center, sistema de help desk e sistema de gestão de conhecimento.

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O Freshdesk é um sistema de atendimento ao cliente fácil de usar que ajuda mais de 50 mil empresas em todo o mundo a criar experiências cinco estrelas para o cliente. Saiba mais sobre o Freshdesk
O Freshdesk é um sistema de suporte técnico baseado na nuvem que oferece soluções avançadas para o atendimento ao cliente. O Freshdesk unifica conversas por e-mail, telefone, Internet, bate-papo e redes sociais e ajuda a resolver problemas entre canais sem esforço. Com o Freshdesk, também é possível automatizar fluxos de trabalho, oferecer opções convenientes de autoatendimento, gerenciar SLAs e gerar relatórios. O Freshdesk é usado por mais de 50 mil clientes, inclusive pela Bridgestone, HP, Harvard University e DHL. Saiba mais sobre o Freshdesk

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O Jira Service Desk é um software de central de serviços criado para equipes de TI modernas, a partir de apenas US$ 10 por mês. Saiba mais sobre o JIRA Service Management
O Jira Service Desk é um software de central de serviços simples e fácil de usar, simples de configurar pelo administrador e tem tudo que as equipes de TI precisam, incluindo regras de automação, SLAs, geração de relatórios em tempo real e processos com certificação ITIL, como gestão de incidentes, problemas e gestão de mudanças. Ofereça um ótimo serviço, a uma fração do custo e tempo de preparação dos concorrentes. Saiba mais sobre o JIRA Service Management

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O Tribe é uma plataforma de comunidade online baseada na nuvem desenvolvida para ampliar o suporte ao cliente, promover o autoatendimento e coletar comentários. Saiba mais sobre o Bettermode
O Tribe é uma plataforma de comunidade moderna e baseada na nuvem desenvolvida para conectar e capacitar seus clientes para que possam se ajudar uns aos outros. Permita que seus clientes encontrem soluções para seus problemas, promovam o autoatendimento, coletem comentários e promovam a retenção e o sucesso do cliente. Aproveite o mecanismo de comunidade modular, a integração direta de terceiros, os widgets e a API do Tribe para criar comunidades prósperas de suporte ao cliente. Saiba mais sobre o Bettermode

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O LiveAgent ajuda as empresas a prosperar no atendimento ao cliente. Excelente atendimento ao cliente começa com o melhor software de atendimento ao cliente. Saiba mais sobre o LiveAgent
O LiveAgent reúne o poder de uma caixa de entrada universal, bate-papo ao vivo em tempo real, central de atendimento integrada e um portal de atendimento ao cliente. Recursos de automação, regras e integrações criam um software de atendimento ao cliente para empresas de todos os tamanhos. Junte-se a empresas como BMW, Yamaha e Huawei e forneça um atendimento ao cliente de nível internacional. Faça uma avaliação gratuita; não é necessário cartão de crédito. Saiba mais sobre o LiveAgent

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Impulsione o crescimento com o Sales Cloud 360, uma solução de vendas que impulsiona a produtividade dos representantes em uma plataforma de CRM.
O Sales Cloud é uma plataforma de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) personalizável que cresce com você. Obtenha informações e atividades de clientes em tempo real em um só lugar, além de insights com painéis e relatórios. Conecte-se a milhares de apps de negócios para estender sua gestão do relacionamento com o cliente (CRM) a todos os departamentos. Ou escolha o Salesforce Essentials para pequenas empresas gerenciarem o relacionamento com os clientes e crescerem mais rapidamente. É fácil de configurar, fácil de usar e cresce com sua empresa. Saiba mais sobre o Salesforce Sales Cloud

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Encontre-se com qualquer pessoa em qualquer desktop, navegador, dispositivo móvel ou de vídeo de qualquer lugar do mundo.
A cada mês, 113 milhões de profissionais contam com o WebEx para colaborar e avançar projetos mais rapidamente. Agora, as equipes podem trabalhar com qualquer pessoa a partir de um navegador, dispositivo móvel ou sistema de vídeo. O WebEx Meeting Center oferece compartilhamento integrado de áudio, vídeo e conteúdo. Mantenha as conversas privadas com reuniões altamente seguras no WebEx da Cisco Collaboration Cloud. Saiba mais sobre o Webex Suite

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Solução integrada de gestão empresarial que automatiza os processos financeiro, de relacionamento com o cliente e da cadeia de fornecimento.
O Microsoft Dynamics é uma linha de soluções integradas e adaptáveis de gestão empresarial, que permite que seu pessoal tome importantes decisões de negócios com mais confiança. O Microsoft Dynamics funciona como um software da Microsoft, facilitando a adoção e reduzindo os riscos inerentes à implementação de uma nova solução. Essas soluções automatizam e simplificam os processos financeiro, de relacionamento com o cliente e da cadeia de fornecimento de uma maneira que pode ajudar você a obter sucesso nos negócios. Saiba mais sobre o Dynamics 365

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Zendesk é o software de suporte de atendimento ao cliente completo que oferece uma experiência excepcional.
Agilize o atendimento ao cliente com Zendesk, o software de suporte completo que fornece uma experiência excepcional. Com ferramentas de autoatendimento intuitivas e recursos de chat com IA que agilizam o suporte, 60% dos clientes tiveram um aumento no CSAT e 85% ganharam maior visibilidade das operações internas depois de implementar Zendesk. Viabilize o autoatendimento e o suporte multicanal para que os clientes encontrem a resposta que precisam e quando precisam com rapidez e facilidade. Saiba mais sobre o Zendesk Suite

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Put customer service at the heart of your company. Make agents more productive, managers more impactful and customers more empowered.
O Zoho Desk é o software de atendimento ao cliente favorito do setor, com inteligência artificial contextual que ajuda a simplificar o atendimento ao cliente e automatizar a rotina. Além disso, gerenciar várias interações com o cliente fica mais fácil na nuvem. Isso inclui diálogos espalhados por vários canais, como e-mail, telefone, mídias sociais, bate-papo ao vivo e mais, tudo a partir de uma única interface. Naturalmente, o plano gratuito oferece três usuários grátis para ajudar você a obter uma vantagem inicial com as operações de atendimento ao cliente. Saiba mais sobre o Zoho Desk

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O ConnectWise Control oferece a capacidade de exibir e controlar dispositivos de qualquer lugar em que haja conexão com a Internet.
O ConnectWise Control (anteriormente, ScreenConnect) é uma solução de suporte remoto totalmente funcional. O software oferece a capacidade de visualizar e controlar dispositivos remotamente de qualquer lugar em que haja uma conexão com a Internet. Como técnico, independentemente de dar suporte principalmente a computadores pessoais de clientes ou a uma enorme infraestrutura corporativa, a capacidade de resolver problemas de maneira eficaz e rápida permite economizar tempo e melhorar a satisfação do cliente. Saiba mais sobre o ConnectWise ScreenConnect

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NetSuite, o ERP na cloud número 1 do mundo, que lhe dá a visibilidade e o controle necessário para tomar decisões inteligentes e crescer com confiança.
A NetSuite é uma solução completa de gestão na cloud que ajuda mais de 32.000 organizações a operar de uma forma mais efetiva, automatizando processos centrais e fornecendo visibilidade em tempo real do desempenho operacional e financeiro. Com um conjunto único e integrado de aplicações para a contabilidade geral, processamento de pedidos, gestão de inventário, produção, cadeia de abastecimento e operações de armazém, NetSuite proporciona às empresas uma clara visibilidade das suas informações e controlo dos seus negócios. Saiba mais sobre o NetSuite

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O LiveChat permite que você tenha conversas em tempo real com os clientes enquanto eles estiverem no site.
O LiveChat oferece uma maneira econômica para a equipe de suporte fornecer uma ótima experiência em toda a jornada do cliente. Torna o atendimento ao cliente mais eficiente, permitindo que você realize várias sessões de bate-papo ao mesmo tempo, envie respostas prontas para perguntas frequentes, adicione marcadores de bate-papo, analise transcrições de bate-papo e envie arquivos para clientes através da janela de bate-papo. Saiba mais sobre o LiveChat

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Conjunto de aplicativos integrados de código aberto para CRM, ponto de serviço, sites, comércio eletrônico, vendas, contabilidade, armazéns, RH, marketing e muito mais.
O Odoo é um software integrado, personalizável e de código aberto, repleto de centenas de aplicativos de negócios projetados por especialistas e fáceis de usar. O banco de dados intuitivo do Odoo é capaz de atender à maioria das necessidades de negócios, como CRM, vendas, projetos, manufatura, estoque e contabilidade, entre outros. O Odoo é uma solução de software tudo-em-um projetada para atender às necessidades de qualquer empresa, independentemente de tamanho ou orçamento. Saiba mais sobre o Odoo

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A primeira plataforma de mensagens do cliente do mundo para o crescimento dos negócios.
A Intercom constrói um conjunto de produtos com mensagens em primeiro lugar para empresas, a fim de acelerar o crescimento ao longo do ciclo de vida do cliente. Ela fornece uma plataforma completa de crescimento para marketing, vendas e suporte. As empresas mais bem-sucedidas do mundo, como Atlassian, Shopify e New Relic, usam o Intercom para impulsionar o crescimento por meio de bate-papo, bots e comunicações personalizadas com os clientes. Saiba mais sobre o Intercom

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O Bitrix24 é a principal solução gratuita de gestão de clientes (CRM) e atendimento ao cliente usada por 15 milhões de empresas em todo o mundo.
O Bitrix24 é a principal solução gratuita de gestão de clientes (CRM) e atendimento ao cliente usada por 15 milhões de empresas em todo o mundo. Edições para nuvem/dispositivo móvel/código aberto disponíveis. Atendimento ao cliente multicanal: suporte para e-mail, telefonia, bate-papo ao vivo no site, Facebook, Instagram, Viber, WhatsApp, Skype, Slack e outros aplicativos de mensagens móveis. Saiba mais sobre o Bitrix24

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O EngageBay fornece um software de marketing tudo-em-um simples e acessível para adquirir, engajar, incentivar e concretizar clientes potenciais.
O EngageBay é um software CRM de suporte, vendas e marketing tudo-em-um, simples e acessível, criado para pequenas empresas e startups a fim de conquistar, envolver e consolidar visitantes da Internet e convertê-los em clientes satisfeitos. O EngageBay oferece gratuitamente um software de bate-papo ao vivo simples e avançado para dar suporte individual e personalizado a todos os clientes. Tudo isso a partir de uma plataforma fácil de usar. Saiba mais sobre o EngageBay CRM

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Sistema de atendimento ao cliente baseado na Internet, fácil de implementar, com foco na gestão de clientes B2B e na colaboração em equipe.
O TeamSupport é o único software de helpdesk desenvolvido para business to business. Os níveis de preços simples incluem todos os recursos de que você precisa no B2B: um banco de dados robusto de clientes, suporte omnicanal, gestão de tarefas, gerenciamento de SLA, geração de relatórios e métricas, totalmente personalizáveis e muito mais. Não é apenas um sistema de tíquete, é um conjunto completo de helpdesk que simplifica a comunicação para fornecer um excepcional atendimento ao cliente. O TeamSupport pode ser expandido juntamente com sua empresa e ajuda a retomar o foco nos clientes. Saiba mais sobre o TeamSupport

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O Act! inclui gerenciamento dinâmico de pipeline de vendas e automação de marketing robusta, que fazem dele o melhor conjunto de ferramentas para pequenas e médias empresas.
O Act! facilita o crescimento das empresas, fornecendo CRM comprovado e poderosa automação de marketing - o melhor conjunto de ferramentas. O portfólio do Act! também inclui o Act! 365, criado especificamente para usuários do Microsoft Office 365 que procuram um CRM simples com marketing por e-mail integrado. Há mais de 30 anos, o Act! é pioneiro no mercado de software empresarial para empresas de pequeno e médio porte e hoje oferece funcionalidade rica, flexibilidade incomparável e valor excepcional que permitem um ajuste perfeito para todos os clientes. Saiba mais sobre o Act!

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Uma plataforma de atendimento ao cliente que capacita todos os funcionários de serviço com ferramentas e dados unificados.
Ofereça um ótimo serviço e uma experiência flexível para agentes em qualquer lugar. Dê aos agentes uma visão holística de todos os clientes, estejam eles na central de atendimento ou trabalhando remotamente. Dimensione e otimize o serviço aproveitando a IA e integrando canais de suporte populares, como telefone, mensagem e bate-papo, diretamente no espaço de trabalho do agente. Resolva casos combinando processos automatizados com acesso fácil a todos os detalhes, contexto e histórico de cada caso e interação com o cliente. Saiba mais sobre o Salesforce Service Cloud

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O Talkdesk é um software intuitivo de central de atendimento, baseado na nuvem, com recursos avançados, geração de relatórios abrangentes e integrações.
O Talkdesk é um software baseado na nuvem de call center de última geração, que ajuda na conexão com clientes. A interface fácil de usar oferece funcionalidade com recursos avançados, geração de relatórios abrangentes e integração com mais de 25 ferramentas de negócios para capacitar as equipes de vendas e serviços a ter conversas personalizadas e eficazes com os clientes. Saiba mais sobre o Talkdesk

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Bate-papo ao vivo para suporte pela Internet, celular e mensagem. Ajude os clientes quando for importante, onde for importante.
O Userlike é a sua solução de atendimento ao cliente para bate-papo no site e mensagens móveis. Converse com seus clientes através do seu site, Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram e SMS. Conecte seu chatbot e automatize partes das interações com clientes. Desenvolvido e hospedado na Alemanha. O Userlike mantém os seus dados e de seus clientes em segurança, com uma solução de comunicação 100% compatível com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) Saiba mais sobre o Userlike

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Software de central de atendimento na nuvem que oferece VR, roteamento baseado em habilidades, IA, combinação de chamadas e análise.
O NICE inContact CXsuccess é um conjunto de serviços ao cliente de integração, educação e consultoria técnica que estabelecem uma parceria com o usuário em todas as etapas para a realização contínua do valor comercial. O CXsuccess oferece pessoas, processos e ferramentas para alcançar os objetivos de negócios e as metas de experiência do cliente. Com o CXsuccess, os líderes de centrais de atendimento ganham um parceiro para apoiá-los em todas as fases de sua jornada, desde a pré-venda até a implementação e além, para o sucesso em longo prazo. Saiba mais sobre o CXone Mpower

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Samanage é a plataforma de Help desk de TI mais avaliada e mais bem cotada. Leia o que os clientes dizem!
O Samanage é o Help desk de TI mais avaliado e mais bem cotado. A central de serviços simplifica tarefas complexas e automatiza as mais básicas, enquanto fornece cargas de métricas, geração de relatórios e configurações, sem sobrecarregar. O Samanage permite que você siga facilmente a estrutura da ITIL, obterá resoluções de tíquetes mais rápidas, melhorará os SLAs e perderá menos tempo repetindo a mesma tarefa várias vezes. Entregue serviços mais rápidos e mais inteligentes e pare com as preocupações. Saiba mais sobre o SolarWinds Service Desk

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Software de Atendimento ao Cliente Agile CRM: preste atendimento ao cliente superior e mantenha clientes satisfeitos a longo prazo. Agile CRM permite que as empresas forneçam uma experiência de suporte ao cliente mais personalizada. Com uma série de recursos avançados de automação de Help desk na ponta dos dedos, você entenderá melhor os clientes para ajudar quando eles mais precisarem. Saiba mais sobre o Agile CRM

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O Tidio é uma plataforma de atendimento ao cliente tudo-em-um que melhora o suporte ao cliente e aumenta as vendas. Um widget de bate-papo ao vivo facilmente acessível torna sua empresa disponível sem interrupção, enquanto os chatbots com tecnologia de IA (inteligência artificial) interagem com clientes em tempo real, para que você possa vender mais. Além disso, é possível conectar o Messenger, bate-papo ao vivo e e-mail ao Tidio multicanal e responder a todas as mensagens em um único lugar, também no celular. Integra-se facilmente a todos os sites e plataformas. Saiba mais sobre o Tidio

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Tudo sobre Sistemas de Atendimento ao Cliente

O que são sistemas de atendimento ao cliente?

Os sistemas de atendimento ao cliente são sistemas de tíquetes que documentam, rastreiam e solucionam consultas do cliente. Eles reúnem solicitações de clientes de vários canais, como, por exemplo, telefone, e-mail, bate-papo ao vivo e redes sociais, em um único portal, para que os agentes possam abordar as consultas com rapidez e facilidade.

O sistema permite que vários agentes trabalhem em cada tíquete, tornando mais fácil para diversos departamentos colaborarem na solução das consultas do cliente. A ferramenta também fornece informações e relatórios detalhados sobre interações com clientes, ajudando as organizações a avaliar a qualidade do atendimento ao cliente.

Quais os benefícios dos sistemas de atendimento ao cliente?

Os sistemas de atendimento ao cliente dão suporte aos negócios para gerenciar e manter um relacionamento com os clientes. A solução pode ajudar a obter os seguintes benefícios:

  • Reunir consultas dos clientes em vários canais: os sistemas de atendimento ao cliente reúnem consultas de clientes de várias plataformas em um único fluxo. Seja uma ligação telefônica para a central de atendimento, um e-mail para a equipe de suporte ou um comentário na sua página de mídias sociais, a ferramenta gera um tíquete para cada consulta do cliente. Esses tíquetes são automaticamente adicionados ao fluxo centralizado, assegurando que nenhuma consulta deixe de ser abordada.
  • Reduzir o tempo que os agentes dedicam a cada consulta: o software oferece um banco de dados fácil de pesquisar para referência rápida. Agentes podem marcar membros de outras equipes ou encaminhar o tíquete à equipe certa, direcionando o cliente para o melhor recurso. As respostas padronizadas, os modelos fáceis de editar e a capacidade de responder simultaneamente a várias consultas reduz o tempo de resolução do tíquete.
  • Aumentar a satisfação do cliente com resolução mais rápida do problema: o software permite que os usuários abordem cada tíquete de acordo com a prioridade e reduzam o tempo de espera. Ele também organiza o fluxo de trabalho de resolução do tíquete e permite que os agentes colaborem nos tíquetes. Isso reduz o ciclo de resolução e melhora os níveis de satisfação do cliente.
  • Obter informações sobre o desempenho da equipe: os sistemas de atendimento ao cliente oferecem recursos analíticos, com relatórios e painéis personalizáveis, que fornecem informações sobre o desempenho da sua equipe de suporte. Descubra o tempo que a sua equipe leva para responder, o grau de ocupação dos agentes em determinados dias da semana e as consultas frequentes. Essas informações podem ajudar a gerenciar agentes, melhorar o tempo de resposta e aumentar a produtividade.

Quias são os recursos típicos dos sistemas de atendimento ao cliente?

  • Base de conhecimento: crie e gerencie um repositório de informações centralizado e que possa ser pesquisado sobre consultas frequentes e previamente feitas e as respostas.
  • Emissão de tíquetes de suporte: rastreie interações e gere tíquetes automaticamente para consultas de clientes e solicitações de serviço.
  • Comunicação multicanal: gerencie a comunicação de entrada e de saída com clientes em vários canais, incluindo e-mail, telefone, bate-papo ao vivo e redes sociais.
  • Gestão de filas: gerencie a fila de tíquetes para atender às necessidades da equipe e monitorar o tempo de espera para solicitações recebidas que não foram encaminhadas.
  • Chat em tempo real: converse com os clientes para solucionar suas dúvidas em tempo real.
  • Gestão de compromissos: agende e gerencie interações com clientes.

O que levar em consideração ao comprar sistemas de atendimento ao cliente?

  • A usabilidade da solução: uma experiência do usuário insatisfatória é ruim para os negócios. A ferramenta não deve atrasar os agentes e aumentar o tempo de resposta. Consequentemente, antes de comprar uma solução, experimente-a e verifique se a interface do usuário/experiência do usuário não são complicadas ou difíceis demais para os seus agentes. Afinal de contas, eles têm que usá-la todos os dias e precisam ficar satisfeitos com esse uso.
  • Integração com outros aplicativos existentes: ainda que a maioria dos sistemas integre-se a outros aplicativos, verifique se a solução de sua preferência e/ou plano de preço é compatível com outras soluções que você utiliza. Afinal de contas, pode ser ineficiente e frustrante descobrir depois da compra que o sistema não é compatível com os seus aplicativos.
  • Suporte ao cliente omnicanal: permite centralizar tudo e facilitar o gerenciamento de vários canais de comunicação. Mas nem todas as empresas precisam disso. Se os seus clientes provavelmente entram em contato via chat ou e-mail, escolha uma solução de atendimento ao cliente que ofereça a opção necessária, para que você não tenha que pagar por canais que não estão sendo utilizados da forma ideal.

IA no atendimento ao cliente: quais tendências influenciarão as estratégia do SAC em 2025?

Escrito por: Marcela Gava
Última atualização em: 06/03/2025

Devido ao seu tamanho, as pequenas e médias empresas (PMEs) têm uma enorme vantagem sobre os concorrentes maiores: o atendimento ao cliente.

Embora as empresas menores possam ter dificuldades para competir em termos de preço, escala e alcance, muitas vezes elas podem se concentrar em um tipo diferente de valor, proporcionando uma experiência mais pessoal. E, embora alguns aspectos do atendimento ao cliente sejam atemporais, estão surgindo novas tendências e tecnologias que podem reinventar o setor.

Neste artigo, analisamos três tendências do serviço de atendimento ao consumidor (SAC) em 2025 que geram impacto nas PMEs.

Ao entender como as empresas estão usando provedores externos e a inteligência artificial (IA) para melhorar o atendimento ao cliente, as PMEs poderão adaptar suas estratégias, sabendo exatamente quando e onde elas terão maior impacto.

Tendência nº 1: Os seres humanos ainda superam a IA no atendimento ao cliente na maioria das tarefas

A inteligência artificial não está deixando nenhum canto da economia intocado, e as empresas aproveitaram a chance de melhorar o atendimento ao cliente com a IA. A Pesquisa de Tecnologia de Atendimento ao Cliente 2024 do Capterra revelou que mais da metade das empresas do Brasil (51%) já usa software de atendimento ao cliente aprimorado por IA. E a maioria das empresas que o utilizam diz que a IA aumentou a produtividade (confirmada por 55%), os níveis de satisfação do cliente (55%) e o volume de chamadas (47%).

Mas a IA não se sobressai em relação aos agentes humanos. A mesma pesquisa também descobriu que os humanos superam os agentes de IA em uma série de habilidades.

Os entrevistados brasileiros acreditam que os agentes humanos são melhores do que a IA no atendimento ao cliente em áreas como:

  • Resolução de problemas (57%)
  • Facilitação de vendas (53%)
  • Interações personalizadas (50%).

No entanto, a IA sai na frente quando o assunto é análise de dados (47%) e comunicação em vários idiomas (47%). Com números um pouco abaixo da média global, os brasileiros parecem ser o mercado mais dividido quando se trata de melhor desempenho entre humanos e IA.

As implicações para as PMEs são claras: a IA tem seu lugar, mas saber onde ela complementa o atendimento humano é a chave. Ser seletivo sobre onde a IA e os humanos se destacam garantirá que sua marca ofereça experiências excepcionais aos clientes e seja mais produtiva.

Tendência nº 2: O uso de ferramentas de atendimento ao cliente habilitadas para IA está levando a uma maior satisfação

Os dados mostram que, de modo geral, as empresas que usam IA em seu atendimento ao cliente têm maior probabilidade de ter consumidores cada vez mais satisfeitos do que aquelas que não a utilizam.

A pesquisa constatou que mais de duas em cada três (68%) empresas em todo o mundo que usam software de atendimento ao cliente aprimorado por IA relatam que os índices de satisfação do cliente melhoraram nos últimos dois anos, em comparação com apenas 52% das que não usam esses tipos de ferramentas.

No entanto, isso não significa que o uso da IA resulta automaticamente em clientes mais satisfeitos. Tampouco significa que a IA seja um pré-requisito para a satisfação do cliente. Mas qualquer PME deve se perguntar qual é o “ingrediente secreto” da IA que pode ajudá-la a aumentar seus índices de satisfação.

Onde as PMEs devem concentrar seu investimento em IA para a tecnologia de atendimento ao cliente?

A pesquisa da Gartner sobre atendimento ao cliente –conteúdo em inglês disponível para assinantes– mostrou que a inclusão da IA generativa (GenAI) na tecnologia de atendimento ao cliente nem sempre resulta em bons resultados comerciais. A empresa entrevistou 180 líderes de atendimento e suporte ao cliente para entender suas perspectivas sobre a tecnologia que seu setor utiliza.

A pesquisa identificou duas áreas em que a IA está agregando alto valor e duas em que ela é menos produtiva entre os líderes de atendimento e suporte ao cliente que usam cada ferramenta.

Valor alto
  • Assistentes virtuais (chatbots)

Cerca de 73% das empresas pesquisadas pela Gartner que usam IA em seus chatbots disseram que a ferramenta tem um valor alto ou muito alto para sua organização, em comparação com 50% das empresas que usam chatbots tradicionais.

Enquanto as ferramentas mais antigas usam fluxos definidos e linguagem roteirizada, “a GenAI permite mais flexibilidade na identificação da intenção do cliente, na tomada de ações relevantes e na elaboração de respostas personalizadas em linguagem natural”.

  • Gerenciamento de casos

O gerenciamento de casos com IA promete maior automação das tarefas manuais que são comuns aos sistemas tradicionais. Por exemplo, a IA pode resumir e categorizar os problemas após uma chamada de atendimento ao cliente, liberando as pessoas para outras tarefas.

Valor baixo
  • Gestão do conhecimento

No mesmo relatório, a Gartner prevê uma grande mudança do atendimento ao cliente assistido para o autoatendimento até 2026. Para ficar à frente da curva, as marcas devem ter processos de gestão do conhecimento em vigor.

Embora os líderes empresariais possam entender o potencial da IA para gerar e reformatar conteúdo, eles “estão menos informados sobre o papel que a IA generativa desempenha na busca e recuperação de conhecimento”.

  • Assistentes de agentes virtuais

Essas ferramentas podem ajudar os agentes de suporte ao cliente em seus fluxos de trabalho, mas o Gartner acredita que o foco pode estar nas áreas erradas.

Em vez de usar assistentes virtuais para recuperar informações rapidamente, os líderes devem analisar outros pontos problemáticos que os representantes de suporte têm e ver como os assistentes podem ajudar. Isso pode auxiliar na adoção, que atualmente é baixa.

Há três recomendação resultantes dessa pesquisa para as PMEs:

  1. Explore como a funcionalidade alimentada por IA pode aprimorar seus atuais chatbots e processos de gerenciamento de casos.

  2. Identifique oportunidades para aproveitar melhor a IA no que se refere à gestão do conhecimento e aos assistentes virtuais.

  3. Não se desconecte dos desenvolvimentos no setor. A IA está avançando mais rapidamente do que a maioria das empresas consegue acompanhar. Em 12 meses, seus recursos poderão ter avançado significativamente.

Tendência nº 3: A contratação de uma agência externa é uma abordagem cada vez mais popular para gerenciar o SAC em 2025

A demanda por atendimento ao cliente está aumentando. Na pesquisa do Capterra, quase metade dos entrevistados globais envolvidos em orçamentos e iniciativas estratégicas de atendimento ao cliente (47%) disseram que aumentarão o número de funcionários no próximo ano e meio, enquanto apenas 9% preveem uma redução.

Além disso, muitas empresas em todo o mundo estão procurando ajuda externa para manter bons níveis de serviço e altos índices de satisfação do cliente. Segundo os entrevistados no Brasil que lidam com chamadas telefônicas de atendimento ao cliente internamente, 62% afirmam que sua empresa está considerando contratar uma agência externa ou já tem planos formais para fazê-lo, similar à média global (60%).

O uso de um provedor externo de atendimento ao cliente tem várias vantagens potenciais:

  • Especialização: os provedores de atendimento ao cliente têm funcionários treinados e tecnologia para lidar com as consultas dos consumidores de forma eficaz e em escala. Isso permite que as PMEs se concentrem em seu negócio principal, deixando que o provedor faça o que faz de melhor: o atendimento ao cliente.

  • Eficiência de custos: os provedores especializados desenvolveram operações enxutas para serem competitivos. Eles estão familiarizados com as ferramentas e os processos que oferecem um bom serviço e os aperfeiçoaram em escala para grandes clientes. As PMEs podem se beneficiar dessa experiência sem ter que aprender essas lições internamente.

  • Flexibilidade: à medida que suas necessidades de atendimento ao cliente mudam, os fornecedores externos podem reagir mais rapidamente para atendê-las. Eles podem aumentar ou reduzir o número de funcionários e adotar novos canais “sob demanda”. Isso evita que você passe por processos de recursos humanos (RH) demorados e adote tecnologias desconhecidas.

Como escolher um fornecedor de serviços ao cliente

1. Conduza a conversa sobre proteção de dados

Trabalhar com um parceiro externo de suporte ao cliente significa compartilhar os dados de seus clientes. Dependendo de onde você opera, isso pode estar sujeito a regulamentações, com consequências rigorosas em caso de violação. Os bons provedores estarão familiarizados com as implicações disso e poderão demonstrar a conformidade e as credenciais de segurança necessárias.

2. Busque depoimentos de empresas como a sua

Nem todo atendimento ao cliente é igual. Ele varia de acordo com o setor, o tamanho da empresa e a região geográfica. Muitos provedores afirmam ser capazes de atender às suas necessidades, mas você deve verificar as avaliações e pedir referências de clientes existentes com perfis semelhantes ao seu. Os bons provedores poderão agendar uma chamada.

3. Verifique se sua tecnologia já existente funcionará em conjunto com a do fornecedor

Os provedores provavelmente usarão sistemas diferentes dos que você usa, e você deve garantir que eles sejam compatíveis para que a transferência de dados seja a mais perfeita possível. Alguns softwares exigirão integração usando as ferramentas incorporadas do fornecedor, mas outros podem precisar de código personalizado para funcionar da maneira que você precisa. Antes de assinar, certifique-se de entender o impacto disso em seus custos e produtividade.

Próximos passos

O atendimento ao cliente está evoluindo rapidamente. Assim como a tecnologia está fazendo com que as expectativas dos clientes mudem, ela também oferece às marcas novas oportunidades para superá-las.

A IA certamente tem o poder de transformar o atendimento ao cliente, e é provável que isso ocorra em várias ondas à medida que se torna mais sofisticada e difundida.

A tendência de usar agências de atendimento ao cliente pode ser uma reação temporária ao aumento da demanda ou um impulso de longo prazo em direção a um modelo totalmente terceirizado como padrão. Os benefícios disso são claros, mas as PMEs devem entrar em qualquer acordo com a flexibilidade de se retirar se as circunstâncias mudarem.

Para saber mais sobre tendências, dicas e tecnologia de atendimento ao cliente, confira estes artigos:

Fonte
  1. Tendências de Tecnologia no suporte e atendimento ao cliente 2024, Gartner (artigo em inglês)
Metodologia da pesquisa

*A Pesquisa de Tecnologia de Atendimento ao Cliente 2024 do Capterra foi realizada online em maio de 2024 com 2.307 entrevistados nos EUA (n=199), Canadá (n=200), Brasil (n=188), México (n=184), Reino Unido (n=194), França (n=196), Itália (n=183), Alemanha (n=187), Espanha (n=191), Austrália (n=193), Índia (n=200) e Japão (n=192). O objetivo do estudo foi explorar como as tecnologias emergentes de call center estão permitindo que as marcas ofereçam experiências excepcionais aos clientes. Os entrevistados selecionados deveriam ser funcionários em tempo integral em organizações com 1 a 2.499 funcionários. Eles também devem estar envolvidos em operações de atendimento ao cliente, usar ou comprar software de atendimento ao cliente e lidar com chamadas telefônicas de atendimento ao cliente interna ou externamente.