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Sistemas de Reservas
Os sistemas de reservas gerenciam reservas de hotelaria, incluindo soluções na Internet e no local. Um software de reserva online pode incluir diversos recursos personalizáveis projetados para atender a uma ampla variedade de clientes de hotelaria, de hotéis, motéis, condomínios e albergues, e a agentes de viagens e operadores turísticos. As organizações usam os sistemas de reservas para acelerar o processamento de informações e aumentar o uso eficiente do espaço disponível. Um gerenciador de reservas também fornece ferramentas integradas para uma ampla variedade de recursos comerciais, de relatórios contábeis e de receitas até gerenciamento de manutenção e limpeza. O sistema de reservas está relacionado ao software de gestão de propriedades hoteleiras, software para aluguel, software para operadores turísticos e sistema para agência de viagens. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Sistemas de Reservas
Índice
O que são sistemas de reservas?
Sistemas de reservas oferecem ferramentas e funcionalidades que ajudam os negócios de hotelaria a otimizar seus processos de reserva e gerenciar as solicitações de reservas. Eles oferecem recursos como reserva (quartos, mesas, veículos, etc.), processamento de pagamento, verificação da disponibilidade e gestão de calendário. O software tem ampla aplicação nos setores de hotelaria, imóveis e aluguel.
Os sistemas de reservas estão relacionados ao agendamento de compromissos , gestão de propriedades hoteleiras e software de registro de eventos .
Os benefícios dos sistemas de reservas
Como proprietário/gerente de um negócio baseado em reservas, os sistemas de reservas permitem configurar uma ferramenta de reservas impecável e fácil de usar. Alguns dos principais benefícios da implementação de sistemas de reservas são:
- Disponibilidade sem interrupção para reservas: com uma ferramenta de reserva bem implementada, o seu negócio pode aceitar reservas 24 horas por dia, sete dias por semana. Os clientes podem acessar seu portal online ou usar plataformas de reservas de parceiros para fazer reservas em qualquer lugar, a qualquer momento.
- Prevenção de erros de reservas: uma das principais vantagens dos sistemas de reservas é evitar reservas incorretas ou duplas. Com uma ferramenta de reservas centralizada instalada, todos terão as informações mais recentes sobre disponibilidade de quartos ou aluguéis.
- Automatização de processos de reservas: os sistemas de reservas automatizam todo o ciclo de reservas, desde as solicitações de reservas até os pagamentos. Proprietários/gerentes de propriedades podem otimizar várias operações no processo de reservas, por exemplo, lidar com as consultas do cliente, aceitar pagamentos e gerenciar calendários. Um sistema baseado em regras permite que os usuários configurem fluxos de trabalho automatizados, que permitem coisas como os hóspedes receberem automaticamente a confirmação da reserva via texto ou e-mail assim que o pagamento for recebido.
Recursos típicos dos sistemas de reservas
- Agendamento on-line: aceite solicitações de reserva online e processe-as de acordo com a disponibilidade.
- Processamento de pagamentos: aceite e processe pagamentos e compartilhe recibos com clientes.
- Reservas de grupos: tome providências para grupos que solicitarem reservas ao mesmo tempo.
- Anotações sobre reservas: capture solicitações feitas por clientes durante o processo de reserva e compartilhe essas anotações com membros da equipe.
- Suporte ao cliente: forneça suporte aos clientes por telefone, bate-papo ao vivo ou e-mail.
O que levar em consideração ao comprar sistemas de reservas
- Necessidade individual: fornecedores de sistemas de reservas oferecem uma ampla variedade de recursos básicos e premium. Os seus requisitos de recursos serão exclusivos, com base no tipo e no tamanho da sua empresa. Recursos básicos como reserva em tempo real e suporte para pagamento são padrão, enquanto recursos premium como automação de marketing integrada, gateways de pagamento em várias moedas e integração com aplicativos existentes talvez não sejam necessários. Faça uma lista dos recursos "imprescindíveis" e "bons de ter" antes de elaborar a sua seleção de fornecedores.
- Integração com sistemas existentes: os sistemas de reservas talvez não sejam a primeira nem a única ferramenta que você usa, por isso é importante que eles se integrem às suas ferramentas de tecnologia existentes. Antes de efetuar uma compra, confirme se os sistemas de reservas que você escolher integram-se totalmente ao seu sistema PDV , sistema de gestão de base de dados e programa de conformidade , para citar apenas alguns.
- Aquisição de sistemas de reserva ou criação do seu próprio: a decisão de comprar um software de terceiros ou desenvolver um sistema interno depende das complexidades do seu processo de reservas e nível de personalização desejado. O software desenvolvido internamente pode ser alinhado à sua interface e requisitos de funcionalidade existentes, mas exige tempo e dinheiro consideráveis. Por outro lado, os sistemas de reservas de terceiros (especialmente aqueles implantados na nuvem) podem ser implementados em poucas horas, por um preço razoável, mas talvez ofereçam menor capacidade de personalização.
Tendências relevantes dos sistemas de reservas
- Chatbots ajudarão a melhorar o processo de reserva: chatbots (interfaces de conversação com respaldo de IA) estão transformando a forma na qual as consultas de reservas são recebidas e respondidas. Chatbots podem substituir ou reduzir consideravelmente a necessidade dos funcionários lidarem com consultas dos clientes e podem abordar consultas sem a intervenção humana. De acordo com a Humley, mais de dois terços dos americanos gostariam de usar chatbots para melhorar sua experiência de viagem online.
- Inteligência preditiva ajudará a melhorar a experiência dos hóspedes: os sistemas de reservas incluem ferramentas que capturam uma variedade de detalhes do cliente. De acordo com a Zebra Technologies, 49% dos proprietários de hotéis e resorts estão procurando formas de transformar os dados dos hóspedes em informações relevantes para o negócio que possam aprimorar a experiência durante a estadia e melhorar a fidelidade do cliente. A maioria dos fornecedores de sistemas de reservas começou (ou começará) a oferecer recursos de análise preditiva integrados às suas soluções.