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Software para Bancos
Os softwares para bancos permitem gerenciar, monitorar e controlar transações para instituições financeiras e bancos. Bancos privados e administradores de fundos mútuos, bem como outras empresas de gestão de patrimônio, utilizam softwares bancários para prestar serviços de recepção e administração, como acompanhamento de contas de clientes, aprovação de crédito, contabilidade financeira e integração de sistemas de informação. O software para instituições financeiras pode incluir recursos de monitoramento de transações, gestão de empréstimos, banco digital, rastreamento de conformidade, entre outros. O software bancário está relacionado ao sistema de gestão de risco financeiro, software de gestão de investimentos e ao software de criação de empréstimos. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Software para Bancos
Índice
Um software bancário auxilia no gerenciamento, monitoramento e registro de transações em bancos e outras instituições financeiras. O software ajuda a gerenciar serviços de front-office, como envolvimento com os clientes, gestão de portfólios e vendas de produtos bancários essenciais. Ele também oferece suporte a funções de back-office, como aprovações de crédito, auditoria, contabilidade financeira, verificação de antecedentes e integrações de sistemas.
Os benefícios de um software bancário
- Várias opções de transações: um software bancário moderno oferece suporte para modelos amplamente evoluídos de transações financeiras em uso atualmente, em agências físicas ou virtualmente, por meio de computadores ou smartphones. Essa acessibilidade simples aumenta a satisfação e a fidelidade dos clientes.
- Sistema sem papel: a digitalização do setor bancário permite a mudança de transações em papel para toques em telas. Ficar quase sem papel libera valiosos ativos imobiliários, reduzindo a necessidade de armários para arquivos volumosos, e fornece uma maneira mais segura de fazer backup dos dados. Ele também reduz os custos com papel.
- Automatização de fluxo de trabalho: o uso de um software bancário automatiza operações tediosas, como a entrada de dados e o envio de alertas aos clientes. Isso elimina o risco de erros que acompanham a entrada manual de dados e economiza o tempo dos funcionários, para que eles possam se concentrar novamente no atendimento aos clientes.
Recursos típicos de um software bancário
- Monitoramento de conformidade: garanta que os processos de negócios sejam executados de acordo com os regulamentos do setor e do governo.
- Banco de dados de contatos: crie e mantenha um repositório central com os dados dos clientes.
- Monitoramento de transações: analise as transações dos clientes, o histórico de atividades e os perfis das contas para detectar atividades suspeitas.
- Principais operações bancárias: crie novas contas, registre transações em tempo real, processe pagamentos e automatize o cálculo de juros de empréstimos.
- Operações bancárias online: permita que os clientes realizem transações em dispositivos móveis ou computadores.
O que levar em consideração ao comprar um software bancário
- Interface e flexibilidade: o cenário financeiro é rigorosamente regulamentado e qualquer mudança de política deve ser incorporada imediatamente. O software escolhido deve ser flexível para acomodar tais mudanças do mercado.
- Segurança de dados: à medida que o número de ocorrências de crimes cibernéticos aumenta, as pessoas ficam cada vez mais preocupadas com a segurança de seus dados ao fazer transações bancárias online. Os bancos são obrigados a manter a segurança das informações dos clientes e a limitar a exposição dos dados de terceiros. Um software bancário deve fornecer autenticação de dois fatores ou multifatores. Ele também deve criptografar os dados transferidos pela internet e filtrar o tráfego da rede para impedir o acesso malicioso ao banco de dados central.
Tendências relevantes de software bancário
- A inteligência artificial (IA na sigla em inglês) no setor de bancos, serviços financeiros e seguros (BFSI na sigla em inglês): os bancos com soluções acionadas por IA podem usar as informações dos clientes (como preferências e interesses) para fornecer experiências bancárias personalizadas. Os chatbots e os consultores robóticos baseados em IA estão rapidamente se tornando comuns nos bancos, como ferramentas para aumentar a eficiência e reduzir os custos.
- As soluções bancárias estão migrando para a nuvem: o setor bancário já está usando softwares de gestão de suprimentos e RH baseados na nuvem, mas agora está migrando sistemas inteiros para a nuvem. A mudança reduzirá os custos com infraestrutura e aumentará a agilidade dos negócios. Embora as principais operações bancárias baseadas na nuvem possam não ser a maior tendência do momento, os bancos e as cooperativas de crédito devem considerá-las como uma das tendências de tecnologia mais relevantes dos próximos anos.