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Tudo sobre Software de Reparação de Automóveis
Índice
Um software de reparação de automóveis ajuda os proprietários de oficinas de reparação a lidar com um grande estoque, a cobrar por diferentes tipos de serviços e a manter um registro de milhares de peças para todos os tipos de automóveis. Ele otimiza fluxos de trabalho desorganizados e oferece uma visibilidade completa das operações da oficina, incluindo operações de serviço, estoque, mão-de-obra, agendamento de serviços e cobrança. Ele é usado por diversas oficinas automotivas, como de reparação de colisões, pintura e venda de automóveis.
O software oferece muitos recursos para agendar compromissos com os clientes, aumentar os tíquetes de serviço, atribuir ordens de serviço, cobrar clientes e acompanhar o histórico dos serviços. Ele também controla o inventário de peças para garantir que itens não serão usados sem serem cobrados.
Algumas soluções avançadas oferecem funcionalidade integrada de CRM para criar e gerenciar um banco de dados dos clientes, além de interagir com clientes recorrentes por meio de promoções e ofertas de serviço.
Os benefícios de um software de reparação de automóveis
- Melhore a experiência de seus clientes: melhore a experiência de seus clientes, acelerando o serviço, desde o momento que eles trazem o automóvel até a retirada. Informe-os sobre os custos aproximados e o tempo de espera com antecedência. O software também facilitará o atendimento a clientes recorrentes, já que ele armazenará as informações pessoais, informações do veículo, histórico de serviços e até detalhes de possíveis problemas. Isso ajuda os mecânicos a reparar os automóveis mais rapidamente e a reduzir o prazo para realização dos serviços.
- Acompanhe o desempenho da oficina: embora a gestão manual de uma pequena oficina possa ser relativamente mais fácil, tudo fica mais complicado quando se trata de uma grande oficina ou de várias franquias. Nesse caso, o software de reparação de automóveis ajudará você a acompanhar suas operações e fluxos de trabalho em todos os locais. Ele economiza tempo e custo, otimiza o fluxo de informações entre várias oficinas e ajuda os proprietários a gerenciar várias oficinas a partir de uma única tela.
Recursos típicos de um software de reparação de automóveis
- Cotações/Estimativas: acesse o banco de dados de mão de obra e peças para poder estimar o custo final de um serviço. Você também pode enviar e receber cotações de peças e serviços.
- Cobrança e faturamento: gere faturas e notas para os trabalhos e serviços de reparação que você fornece. Processe também os pagamentos que você recebe dos clientes.
- Gestão de ordens de serviço: crie e agende ordens de serviço, distribua ordens de serviço entre seus mecânicos, acompanhe sua equipe e cobre dos clientes ao concluir uma ordem de serviço.
- CRM: crie um banco de dados interno de clientes para que você construa relacionamentos cordiais com seus clientes recorrentes, novos e até potenciais.
- Acompanhamento do histórico de serviços: mantenha registros dos atendimentos aos clientes para poder consultar as informações de serviços já prestados em visitas futuras.
- Preços de mão de obra: defina preços variados para diferentes tipos de serviços e cobre os clientes pelo serviço escolhido.
O que levar em consideração ao comprar um software de reparação de automóveis
- Opções de implantação: a maioria das soluções de reparação de automóveis é oferecida como software tradicional no local, onde um arquivo de instalação bruto é instalado em computadores locais. O funcionamento do software depende totalmente da infraestrutura e dos equipamentos de TI do usuário final. No entanto, alguns novos fornecedores já começam a oferecer soluções baseadas na nuvem, que não necessitam de um grande investimento em TI. Elas só precisam de uma conexão ativa com a internet. Os compradores devem avaliar a configuração de TI atual para escolher um tipo de implantação e tomar a decisão de hospedagem dos dados no local ou na nuvem.
- Preço: um software de reparação de automóveis pode ser adquirido antecipadamente ou pago mensalmente pelo uso. Se você possui uma pequena oficina mecânica, opte por um modelo de cobrança mensal de acordo com o seu orçamento, evitando contratos de software de longo prazo. Verifique se há qualquer taxa oculta, como custos de rescisão ou taxas de suporte e serviço, antes de fazer uma compra. Você também pode verificar alguns dos softwares gratuitos do mercado que atenda as necessidades básicas da sua pequena oficina.
Tendências relevantes de software de reparação de automóveis
De acordo com uma pesquisa da V12, 75% dos trabalhos de reposição de peças para a reparação de automóveis são realizados por oficinas independentes, enquanto 25% dos negócios acontecem nas concessionárias. Isso levou a uma série de inovações nas oficinas de reparação de automóveis, como:
- Mobilidade nas oficinas de automóveis: os novos fornecedores de software de reparação de automóveis também estão oferecendo aplicativos móveis em suas soluções. Esses aplicativos podem ser baixados em smartphones e tablets, permitindo que você ande pela oficina enquanto gerencia tarefas-chave, como envolvimento com os clientes, aceitação de ordens de serviço, realização de pagamentos e atualização de registros de serviço.
- A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês) melhora a manutenção e as reparações dos veículos: os veículos integrados à IoT estão no mercado há algum tempo e a tendência é de crescimento. O Business Insider prevê que haverá mais de 94 milhões de veículos interconectados em todo o mundo até 2021. Um veículo habilitado para IoT facilita as reparações e os serviços, pois mostra todas as informações sobre peças com problema, comportamentos de direção, troca de óleo etc. Alguns fornecedores, como a Tantalum e a Openbay, estão trabalhando em soluções de reparação e manutenção de automóveis que notificarão automaticamente os motoristas sobre problemas críticos em seus veículos para serviços imediatos. Os softwares também direcionarão os motoristas para o posto de serviço mais próximo.