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Sistemas CRM
Os softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM do inglês Customer Relationship Management) são ferramentas que permitem a interação, o suporte e comunicação com os clientes, de forma rápida e fácil. Esse tipo de produto também auxilia atividades de marketing, pós-venda, gerenciamento de pedidos e serviços numa mesma plataforma. Otimiza também a relação com o cliente por meio de recursos intuitivos, integração de dados e processos organizacionais, facilitando ainda a colaboração entre as equipes de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Leia mais Ver menos
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Tudo sobre Sistemas CRM
Índice
O que é um software CRM?
Um software CRM permite que as empresas gerenciem melhor as interações, o suporte e os relacionamentos com os clientes por meio de sistemas e processos confiáveis. Ele também integra processos organizacionais de marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Os benefícios de um software CRM
- Fácil acesso aos dados dos clientes: um sistema CRM inclui um banco de dados aberto para pesquisa que permite aos usuários acessar informações dos clientes e clientes potenciais durante reuniões. Algumas soluções também permitem que os usuários sincronizem as informações em vários dispositivos, oferecendo acesso às informações mais atualizadas dos clientes de qualquer lugar.
- Processos simplificados por meio da automação: um software CRM permite que os usuários padronizem diferentes fluxos de trabalho e processos associados a vendas, marketing e suporte ao cliente para aumentar a coordenação entre essas equipes.
- Insights úteis sobre o desempenho empresarial e o comportamento dos clientes: os fornecedores de algumas ferramentas CRM oferecem funcionalidade analíticas que permitem aos usuários criar painéis e relatórios personalizados com base nos dados dos clientes. Esses relatórios ajudam a segmentar clientes, acompanhar a receita e administrar campanhas personalizadas.
Recursos típicos de um software CRM
- Gestão de contatos: crie um banco de dados aberto para pesquisa de informações sobre os clientes e clientes potenciais.
- Acompanhamento de interações: documente as conversas com os clientes e clientes potenciais em diferentes canais, como telefone, e-mail, bate-papo ao vivo ou pessoalmente.
- Gestão de leads: acompanhe e gerencie leads por todo o ciclo de vida do cliente. Isso envolve captura, armazenamento, distribuição, criação, segmentação e gestão de pipeline dos leads.
- Calendário/sistema de lembretes: crie lembretes sobre reuniões por telefone ou presenciais e sincronize-os com o calendário do usuário. Um usuário também pode definir lembretes por meio de notificações da área de trabalho, notificações do calendário, e-mails ou mensagens de texto.
- Armazenamento de documentos: armazene, compartilhe e gerencie toda a documentação.
- Segmentação: divida a base de clientes em grupos com base em atributos como idade, gênero, local e preferências para criar campanhas de vendas e marketing direcionadas.
O que levar em consideração ao comprar um software CRM
- Tipos de ferramentas CRM: um sistema CRM enquadra-se em pelo menos uma das três categorias com base em sua funcionalidade: automação de vendas, automação de marketing e atendimento e suporte ao cliente. As soluções de automação de vendas ajudam os usuários a gerenciar estoque, processamento de pedidos e geração de relatórios de vendas. As soluções de automação de marketing ajudam os usuários a criar e gerenciar campanhas de marketing. O sistema de atendimento ao cliente ajuda a acompanhar e a gerenciar as consultas dos clientes. Os usuários devem avaliar suas necessidades para um sistema CRM e criar uma lista curta dos produtos que atendem às suas necessidades específicas.
- Custo total de propriedade: o mercado é repleto de soluções que oferecem diferentes modelos de preços, variando de acordo com a amplitude da funcionalidade e as opções de implantação, entre outros fatores. Mas essas opções também diferem no custo total de propriedade, dependendo de vários critérios, como o modo de implantação (baseado na nuvem comparado com no local), tempo e custo de treinamento, tempo de implementação e custo de suporte técnico.
- Recursos de armazenamento de dados: os dados dos clientes estão no centro de um sistema CRM. Mas o software também armazena outros dados, como interações com os clientes, calendários e métricas de desempenho de campanhas. Isso torna o armazenamento de dados adequado essencial durante a compra de uma solução. Os compradores devem avaliar suas necessidades atuais de dados e estimar as necessidades futuras.
Tendências relevantes de software CRM
- A adoção de um sistema CRM social está em ascensão: o uso das redes sociais está crescendo mais rápido do que nunca. De acordo com o Global Digital Report de 2019, atualmente existem cerca de 3,5 bilhões de usuários ativos de redes sociais, indicando um crescimento de 9% em relação ao ano de 2018. Para criar uma estratégia de mídia social, as pequenas empresas podem usar um software CRM social que as ajude a gerenciar seus canais de mídia social, executar campanhas de marketing e acompanhar o desempenho das campanhas em tempo real. O diretório do software CRM da Capterra permite procurar um software por recurso desejado, incluindo integração com redes sociais.
- A IA é o futuro das ferramentas CRM para pequenas empresas: as pequenas empresas estão percebendo o papel que a inteligência artificial (IA) pode desempenhar para melhorar o desempenho do software CRM. De acordo com uma pesquisa da Salesforce, as pequenas e médias empresas (PMEs) em rápido crescimento têm duas vezes mais chance de usar IA quando comparadas às PMEs de crescimento lento. Uma aplicação importante da IA em um sistema CRM está no uso dos chatbots: de acordo com um relatório sobre tendências de tecnologia da Capterra, 68% das pequenas e médias empresas estão usando ou planejam implementar chatbots.