15 anos ajudando empresas portuguesas
a escolherem o melhor software

Sistemas de Gestão de Conteúdo

Sistema de gestão de conteúdo (CMS): Os produtos dessa categoria são usados para gerenciar o conteúdo digital da empresa e em geral se referem ao gerenciamento de sites e à edição de conteúdo da Internet. Existem muitos tipos diferentes no mercado, inclusive soluções exclusivas e de código aberto. Muitos permitem a criação, modificação e remoção de conteúdo do site sem conhecimento aprofundado de HTML ou experiência de webmaster. O sistema de gestão de conteúdo está relacionado ao software de gestão de catálogo e ao sistema de portal.

Softwares em destaque

Softwares com mais avaliações

Explore os produtos com mais avaliações de usuários na categoria Sistemas de Gestão de Conteúdo

Portugal Mostrar produtos locais
Uma plataforma simples de comércio B2B de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) que ajuda as empresas a gerenciarem catálogos de produtos, clientes, pedidos, ofertas, designs, rastreamentos, entre outros. Saiba mais sobre o DJUST
O DJUST é uma solução de comércio business to business (B2B) de última geração. Toda a complexidade do B2B digital é simplificada com o DJUST. A plataforma impulsiona as marcas e empresas com uma API simples. Com uma interface modular e uma solução pronta para uso, as empresas podem crescer mais rapidamente ao facilitar uma experiência digital integrada. Monoprix, Eiffage, deSter, Groupe Socoda, Axione, Seafoodia, Yack e outros clientes confiam no DJUST para modernizar e realocar sua plataforma de comércio digital. Saiba mais sobre o DJUST

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Salve e classifique e-mails diretamente do Outlook 365 para o SharePoint e o Teams. Saiba mais sobre o Email Manager for Microsoft 365
Captura de e-mail e colaboração facilitadas. Repense a captura e o compartilhamento de registros e conhecimentos na nova era da mobilidade do Microsoft 365 (anteriormente Office 365). Salve e-mails e anexos do Outlook na versão Microsoft 365 do SharePoint e do Microsoft Teams em qualquer dispositivo. Compartilhe links para arquivos com colegas e arquive vários e-mails e anexos de uma só vez nessas plataformas de colaboração. Aproveite o poder dos recursos de governança de dados da Microsoft marcando seu conteúdo com etiquetas. Saiba mais sobre o Email Manager for Microsoft 365

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Crie e publique facilmente documentação dinâmica do produto. Saiba mais sobre o Docsie
Crie, atualize, traduza, publique e mantenha facilmente a documentação do produto em uma única página. Escreva seu documento no Docsie e crie novas versões e traduções no mesmo local. Incorpore-o ao seu site com uma sequência de JavaScript e pronto! É simples assim. Saiba mais sobre o Docsie

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Editor XML online desenvolvido para pessoas sem conhecimento de XML ou qualquer outra tecnologia que vem com criação de conteúdo estruturado. Saiba mais sobre o Fonto
Editor XML online desenvolvido para pessoas sem conhecimento de XML ou qualquer outra tecnologia que vem com criação de conteúdo estruturado. O futuro dos documentos. Com o Fonto, a criação de conteúdo estruturado é facilitada e os especialistas no assunto criam, editam e revisam documentos essenciais. Impecável, rápido e eficiente. Saiba mais sobre o Fonto

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Plataforma de compartilhamento de arquivos que permite aos usuários armazenar e compartilhar contatos, fotos, vídeos, apresentações, gravações e muito mais.
Plataforma de compartilhamento de arquivos que permite aos usuários armazenar e compartilhar contatos, fotos, vídeos, apresentações, gravações e muito mais. Saiba mais sobre o Google Drive

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O software mais popular do mundo para criar blogs e sites. É um software de código aberto gratuito para uso.
Software de código aberto gratuito para criar blogs e sites. Saiba mais sobre o WordPress

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Crie, gerencie e cresça a presença online do seu negócio, blog, loja e muito mais com a plataforma intuitiva de criação de sites do Wix.
Wix é a plataforma líder na indústria de criação de sites e gerenciamento de negócios, e possui tudo que você precisa para administrar e expandir a sua presença online. Crie uma experiência perfeita para o usuário com recursos de design intuitivos e desempenho rápido na web. Conte com uma infraestrutura confiável e segurança de nível empresarial para proteger os dados dos seus visitantes e manter seu site funcionando. Amplie seu alcance com campanhas de marketing e ferramentas de SEO, além de poder aproveitar as análises e tomar decisões informadas que contribuam para o sucesso do seu negócio. Saiba mais sobre o Wix

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O Box é uma moderna plataforma de gestão de conteúdo que transforma como as organizações trabalham e colaboram para alcançar resultados mais rapidamente.
O Box funciona em qualquer navegador e permite armazenar e gerenciar facilmente todo o conteúdo online. Também permite compartilhar arquivos instantaneamente e acessar documentos de qualquer lugar. Independentemente do dispositivo que você escolher, obtenha acesso rápido e fácil a documentos, planejamento de projetos, apresentações e vídeos. Tenha sempre a estratégia mais recente para os clientes, online ou offline. Com o Box é fácil para os administradores manter uma visão central de todos os conteúdos e usuários nas respectivas contas por meio de um poderoso console de administração. Saiba mais sobre o Box

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Compartilhamento e visualização de aplicativos e desktops, ferramentas de anotação, mensagens instantâneas, slides da Internet e quadros brancos.
Compartilhamento e visualização de aplicativos e desktops, ferramentas de anotação, mensagens instantâneas, slides da Internet e quadros brancos. Saiba mais sobre o Microsoft SharePoint

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Use o Confluence para compartilhar conteúdo digital com toda a organização, desde uma startup até uma grande empresa.
O Confluence é mais do que um software de base de conhecimento. O Confluence é uma ferramenta de software de gestão de conteúdo de equipe da empresa. Compartilhe conteúdo digital, atualizações da empresa, entre outros, com toda a empresa. Mantenha-se transparente com o planejamento e execute com confiança as iniciativas mais complexas. Saiba mais sobre o Confluence

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O Squarespace é uma plataforma tudo-em-um para criar um belo site, loja online ou portfólio.
O Squarespace é uma plataforma tudo-em-um para criar uma presença online atraente. Pareça um especialista desde o início com modelos premiados para seu site, loja online ou portfólio. Personalize o design para se adequar ao seu estilo pessoal e às suas necessidades profissionais. Seja encontrado na pesquisa por mais pessoas com poderosas ferramentas de SEO. Saiba de onde vem o tráfego do seu site, o que os visitantes estão procurando e como eles estão interagindo com seu conteúdo ou com seus produtos com ferramentas de análise detalhada. Saiba mais sobre o Squarespace

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O Wrike é um software de gestão de trabalho de marketing para equipes empresariais com provas, controle de horas, gráficos de Gantt, quadros Kanban, entre outros.
O Wrike é um software de gestão de trabalho de conteúdo para equipes empresariais. Oferece segurança e personalização para equipes de marketing. Equipes de design e de conteúdo podem se beneficiar com gráficos de Gantt, fluxos de trabalho personalizados, painéis compartilháveis, provas integradas, calendários compartilhados, formulários de solicitação, provas e aprovações automatizadas. Integra-se ao Adobe Creative Cloud para ciclos de avaliação mais curtos. NOVO: Obtenha informações de desempenho digital em tempo real sobre seu conteúdo com as ferramentas do Wrike para profissionais de marketing. Saiba mais sobre o Wrike

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Aplicativo que permite criar, editar e visualizar qualquer documento do Microsoft Word, planilha do Excel e arquivo do Powerpoint.
Aplicativo que permite criar, editar e visualizar qualquer documento do Microsoft Word, planilha do Excel e arquivo do Powerpoint. Saiba mais sobre o LibreOffice

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O Airtable é um banco de dados que qualquer um pode usar com uma bela interface de planilha.
O Airtable é um banco de dados relacional para todos. Com uma interface semelhante a uma planilha que qualquer pessoa pode usar, colaboração em tempo real e recursos avançados, como anexos de arquivos e geração de relatórios, o Airtable é o banco de dados moderno mais fácil de usar. Saiba mais sobre o Airtable

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Ideal para empresas de todos os tamanhos, é uma ferramenta de criação de formulários que ajuda os usuários a criar formulários de pesquisa e também avaliar envios.
Com a confiança de mais de 18 milhões de usuários, o construtor de formulários do Jotform é uma maneira fácil de criar e publicar formulários online em qualquer dispositivo. A empresa oferece mais de 10 mil modelos de formulários prontos, mais de 100 integrações a aplicativos de terceiros e recursos avançados de design, tornando-se o principal construtor de formulários online para organizações em todo o mundo. É usado para criar formulários de pagamento, de geração de leads, de cadastro, de contato, de solicitação, entre outros. Saiba mais sobre o Jotform

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O Weebly ajuda você a lançar e expandir a loja online com orientações passo a passo, otimização completa de SEO, ferramentas de marketing e muito mais.
O Weebly permite que qualquer pessoa comece e desenvolva a própria loja online com modelos selecionados, recursos avançados e marketing integrado. Mais de 50 milhões de empreendedores ao redor do mundo usam o Weebly para aumentar a base de clientes, atingir um público global e criar um site de qualidade que funcione bem em qualquer dispositivo. O Weebly oferece uma variedade de opções de preços e é consistentemente o aplicativo para dispositivos móveis que melhor classifica o site na App Store e no Google Play. Saiba mais sobre o Weebly

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Solução de gestão de trabalho de nível empresarial baseada na web para mais visibilidade, colaboração significativa e melhor produtividade.
O Workfront é a primeira plataforma moderna de gestão de trabalho a orquestrar todo o seu trabalho em um só lugar. Com o Workfront, líderes e equipes ganham o poder de simplificar solicitações, planejar e priorizar projetos, gerenciar processos, avaliar ativos digitalmente e relatar trabalhos. Elimine silos, aumente a produtividade, colete informações importantes com facilidade, colabore com as partes interessadas e trabalhe eficientemente combinando seus projetos em uma solução. O Workfront foi criado para pessoas, ajudando-as a fazer o melhor trabalho. Saiba mais sobre o Adobe Workfront

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Plataforma de marketing n.º 1 para pequenas e médias empresas.
O Marketing 360 possui uma plataforma de gestão de conteúdo totalmente integrada, a Natural Listing Ads. O programa Natural Listing Ads se concentra não apenas no aumento de classificação e visibilidade, mas também no aumento da clicabilidade das listagens e, em seguida, da conversibilidade do tráfego orgânico. Saiba mais sobre o Marketing 360

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Esta solução de gestão de documentos transforma seu escritório com ferramentas avançadas de automação e compartilhamento de arquivos.
O eFileCabinet pode literalmente transformar todos os seus documentos em arquivos. É uma solução de gestão de documentos que combina OCR avançado, compartilhamento seguro de arquivos e poderosas ferramentas de automação de fluxo de trabalho para transformar a maneira como sua empresa lida com a papelada. O sistema eFileCabinet usa modelos de OCR para reconhecer qualquer tipo de documento que você usa; portanto, quando você o digitaliza ou carrega, o sistema sabe como nomeá-lo e onde arquivá-lo. Recupere-o instantaneamente usando as palavras-chave contidas no documento. Nunca perca um documento. Saiba mais sobre o Revver

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O Bitrix24 é um CMS 100 % gratuito, com páginas ilimitadas, largura de banda e seu próprio nome de domínio.
O Bitrix24 é um sistema de gerenciamento de conteúdo 100 % gratuito, com páginas ilimitadas, largura de banda e seu próprio nome de domínio. Utilizado por mais de 12 milhões de empresas, ele vem com formulários de captura, CRM, marketing por e-mail e automação de vendas. Saiba mais sobre o Bitrix24

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Crie um site com o Webnode em poucos minutos. Junte-se a 40 milhões de usuários e construa um site.
Se você quer um site bonito em pouco tempo, o Webnode é uma opção. Lançado em 2008, o programa já ajudou mais de 40 milhões de usuários a criarem seus sites. Seja para um site profissional para sua empresa, um belo portfólio ou uma loja eletrônica fácil de usar, você tem a ferramenta certa para criar seu site da maneira que desejar. Qualquer pessoa pode criar um site com o Webnode. Não é preciso contratar programadores ou designers nem pagar pela hospedagem. Saiba mais sobre o Webnode

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
Centralize e compartilhe os ativos de marca das equipes usando o Canto DAM baseado na nuvem e comece a trabalhar com mais eficiência hoje.
Como um líder em gestão de ativos digitais, o Canto é o sistema de gestão de ativo digitais mais simples e mais poderoso do mercado. Equipes de marketing em todos os setores confiam no Canto para organizar, proteger e compartilhar ativos visuais de marca com facilidade. Com mais de 30 anos de experiência no setor de gestão de ativos digitais, milhares de marcas em todo o mundo confiam no Canto para centralizar a biblioteca de mídia avançada. Saiba mais sobre o Canto

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O ContentStudio é uma ferramenta de mídia social e de marketing de conteúdo orientada por dados que permite descobrir, compor e compartilhar conteúdo envolvente.
O ContentStudio é uma ferramenta multiuso de gestão de redes sociais e marketing de conteúdo que permite descobrir, compor e compartilhar o melhor conteúdo. Possui um conjunto de produtos para descoberta de conteúdo, publicação, planejamento, análise e automação para ajudar as equipes de marketing de redes sociais a trabalhar e colaborar de maneira eficiente. É a ferramenta perfeita para descobrir conteúdo de tendências, gerenciar várias redes de mídia social, reciclar postagens perenes, analisar o desempenho, colaborar com a equipe e muito mais. Saiba mais sobre o ContentStudio

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O CMS foi desenvolvido para ajudar usuários novatos e desenvolvedores especializados a criar sites e aplicativos.
O CMS foi desenvolvido para ajudar usuários novatos e desenvolvedores especializados a criar sites e aplicativos. Saiba mais sobre o Joomla

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro
O software de gestão de associados e banco de dados reúne todas as ferramentas necessárias para administrar uma organização com eficiência.
O Wild Apricot ajuda milhares de organizações a gastar menos tempo em tarefas administrativas (como processar pagamentos e atualizar arquivos do Excel) e mais tempo no aumento de associados. Ele foi desenvolvido para organizações voluntárias e pequenas equipes com um back-end fácil de usar, para que não seja preciso ser um gênio técnico para levar a empresa adiante. Além disso, ele permite acessar uma comunidade de colegas e especialistas que compartilham conhecimentos e melhores práticas. O Wild Apricot dá suporte! Saiba mais sobre o Wild Apricot

Recursos

  • Controle de versões
  • Edição de imagens
  • Gerenciamento de arquivos de áudio
  • Suporte por vídeo
  • Edição de texto
  • Controles/permissões de acesso
  • Gerenciamento de SEO
  • Modelos personalizáveis
  • Biblioteca de conteúdo
  • Pesquisa e filtro

Tudo sobre Sistemas de Gestão de Conteúdo

O que são sistemas de gestão de conteúdo?

Sistemas de gestão de conteúdo (CMS na sigla em inglês) ajudam empresas a gerenciar o conteúdo digital em sites sem a necessidade de muita experiência com HTML. Os sistemas ajudam a estabelecer um repositório de conteúdo categorizado e permitem a criação, modificação, armazenamento e exclusão de todas as formas de ativos digitais, incluindo documentos, imagens, vídeos, etc.

Os benefícios dos sistemas de gestão de conteúdo

  • Processos otimizados na gestão do fluxo de trabalho: gerentes de conteúdo precisam supervisionar vários processos, como geração de ideias, criação de conteúdo, aprovações, edição, publicação e promoção, cada um envolvendo um conjunto distinto de pessoas. Um software de gestão de conteúdo proporciona uma plataforma de colaboração em que os gerentes podem implementar processos de conteúdo e monitorar o status de todo o conteúdo em um painel. A plataforma também incentiva a colaboração, permitindo que usuários comentem documentos e encaminhem documentos facilmente.
  • Software de gestão de conteúdo de sites: tradicionalmente, alterar o conteúdo em uma página da Internet exige conhecimento de código HTML e design da web. Com os sistemas de gestão de conteúdo modernos, que geralmente têm uma interface gráfica, os usuários podem gerenciar o conteúdo do site a partir de um único painel, sem envolver nenhum código. Os usuários podem facilmente alterar o conteúdo da página da Internet, replicar alterações em todas as páginas, publicar conteúdo novo ou excluir conteúdo antigo.

Recursos típicos dos sistemas de gestão de conteúdo

  • Ferramentas de colaboração: compartilhe arquivos, comunique-se e trabalhe no conteúdo com membros da equipe.
  • Gestão de documentos: crie, carregue, armazene e compartilhe documentos em um local central para pesquisa.
  • Publicação de conteúdo na Internet: publique conteúdo para distribuição pública em vários canais, tais como sites na Internet e sites de redes sociais.
  • Pesquisa de texto completo: pesquise documentos e ativos de mídia em um repositório online.
  • Editor de texto: crie e edite conteúdo em um editor de texto online.
  • Permissões e controles de acesso: defina níveis de autorização para usuários em arquivos ou pastas específicos com privilégios de leitura, gravação ou edição.

O que levar em consideração ao comprar sistemas de gestão de conteúdo

  • Integrações e plugins de terceiros: integrações e plugins de terceiros ampliam a funcionalidade de um software de gestão de conteúdo além do que é oferecido em um software nativo. Usuários podem integrar o software de gestão de conteúdo a outras soluções empresariais para minimizar os esforços de importação/exportação de dados e melhorar a produtividade. Por exemplo, a integração do Google Analytics com um software de gestão de conteúdo permite que os usuários monitorem as principais métricas de desempenho no painel de plataformas de gestão de conteúdo. Isso permite que os profissionais de marketing de conteúdo respondam melhor às alterações de tráfego na Internet e atualizem as estratégias de otimização do mecanismo de pesquisa adequadamente. Compradores precisam avaliar as necessidades de colaboração entre aplicativos e então fazer uma lista dos produtos que são compatíveis com a integração com seus aplicativos de negócios.
  • Opções de implantação: há diferentes formas de implantar o software CMS: na nuvem, no local ou implantação híbrida. Softwares de gestão de conteúdo baseados na nuvem podem ser facilmente acessados online e geralmente têm um baixo custo de assinatura recorrente. Uma versão no local vem com um custo inicial mais alto e exige um grande investimento em TI por parte do usuário, mas oferece melhor controle do software pelo usuário. Usuários precisam analisar suas capacidades de investimentos e recursos de TI antes de escolher um software de gestão de conteúdo para sua empresa.

Tendências relevantes dos sistemas de gestão de conteúdo

  • Inteligência artificial (AI na sigla em inglês) impulsionará a automação no espaço dos sistemas de gestão de conteúdo: visto que a AI está cada vez mais sendo adotada pelas empresas, não é nenhuma surpresa que fornecedores de ferramentas de gestão de conteúdo tenham começado a explorar casos de uso de tecnologia de AI. Atualmente, a AI está ajudando empresas a personalizar conteúdo e otimizar o envolvimento do visitante ao realizar análise do comportamento do visitante. A AI também ajuda usuários a organizar conteúdo ao fornecer melhores tags de conteúdo usando algoritmos de "agrupamento de texto". Esperamos ver mais desses casos de uso de AI nos próximos três a cinco anos.
  • O reconhecimento de imagem alimentará a funcionalidade de pesquisa nos sistemas de gestão de conteúdo: a demanda por conteúdo visual e imagens está crescendo mais rapidamente do que nunca. Na verdade, conteúdo com imagens resulta em um índice de envolvimento 650% maior se comparado ao conteúdo sem imagens. O reconhecimento de imagens e metatags, aliados ao aprendizado de máquina e aprendizado profundo, tornam a pesquisa de imagens mais completa. Usando essa tecnologia, empresas podem pesquisar imagens em seus repositórios sem digitar a palavra-chave exata. Visto que a demanda de conteúdo visual continua crescendo, espera-se um aumento na adoção dessa tecnologia nos próximos três a cinco anos.